Enrique Ramirez, director-geral da Pladur
Pladur recebe primeira certificação NS da AENOR para o sector do gesso
“Este reconhecimento não só valida o nosso compromisso com a sustentabilidade, como também destaca a excelência e o trabalho meticuloso que realizamos em cada etapa do processo de produção”, destaca Enrique Ramirez, director-geral ds Pladur
CONSTRUIR
Município de Albergaria investe perto de 2 M€ em novas habitações
Remax Collection comercializa empreendimento Vision Areeiro
Holiday Inn Porto Gaia entra no ano novo inspirado na Era Disco dos anos 70 e 80
Crescimento em França eleva facturação da IW Enterprise Portugal
Ceetrus vende 50% da participação do Alegro Sintra por 180 M€
Grupo Arliz: Imobiliário, construção e hotelaria geram crescimento em 2024
Arquitectos catalães assinam construção efémera com carbono negativo
Ricardo Roquette assume liderança de Empreendimentos Residenciais da JLL
Exponor lança inPROJECTA em Fevereiro
Sesimbra Oceanfront Hotel convida a celebrar a passagem de ano com vista deslumbrante sobre o mar
A marca de placas de gesso laminado Pladur tornou-se a primeira empresa do sector a receber a Certificação NS da AENOR, que avalia o compromisso ambiental, social e de governação das empresas. Para o efeito, os produtos da Pladur foram submetidos a um exame completo com o objectivo de garantir as características de desempenho dos materiais de construção.
Para Enrique Ramirez, director-geral da Pladur, a obtenção da certificação NS da AENOR é um “marco importante” para a empresa e para todo o sector do gesso. “Este reconhecimento não só valida o nosso compromisso com a sustentabilidade, como também destaca a excelência e o trabalho meticuloso que realizamos em cada etapa do processo de produção. É um testemunho da nossa dedicação à sustentabilidade em todas as suas dimensões”
Esta certificação de sustentabilidade é fundamental no processo de adaptação dos fabricantes às directrizes das estratégias europeias em matéria de sustentabilidade e está alinhada com os requisitos de acesso aos fundos europeus Next Generation.
A abordagem global da Pladur à sustentabilidade reflecte-se não só na certificação obtida, mas também em acções concretas destinadas a reduzir o impacto ambiental das suas fábricas e a promover a eficiência energética nas suas operações.
Por este motivo, a empresa está na vanguarda da implementação de práticas sustentáveis no sector do gesso. Iniciativas como os parques solares de Madrid e Saragoça, que geram 25% do seu consumo interno, ou a instalação de painéis solares na fábrica de Valdemoro, reflectem o claro compromisso da empresa com a utilização responsável dos recursos e a redução das emissões de CO2.
Além disso, o seu processo de fabrico foi transformado para incorporar a circularidade e minimizar os resíduos gerados. Desde 2008, a empresa tem a sua própria unidade de reciclagem na fábrica de Valdemoro, onde os materiais rejeitados são reintroduzidos na cadeia de produção, reduzindo assim o impacto no ambiente.
Destaca-se também a optimização do consumo de água e a redução da utilização de gás para melhorar a pegada ecológica. Assim, merecem destaque os colectores de águas pluviais e a implementação de processos que permitem a utilização de menos gás na produção.