
CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Mais moderno e com mais comodidade para os seus hóspedes, a unidade hoteleira Catalonia Mirador des Port, localizada na ilha de Menorca, reabriu após obras de renovação e ampliação que contou com a selecção da solução Portaro do grupo Vicaima para as portas interiores das suas diversas zonas comuns e 119 quartos.
Composto por porta, aro e acessórios, numa peça única, o sistema versátil, está disponível numa ampla gama de designs e revestimentos, representando uma das soluções mais requisitadas da Vicaima. Vários níveis de performance corta-fogo e isolamento acústico de produtos certificados por entidades internacionais acreditadas são agora uma garantia reforçada do projecto após a aplicação do Portaro EI60 e Portaro EI30 AC41dB (duas folhas), nas zonas comuns, e do Portaro EI30 AC44dB e Block EI30 AC40dB, nas entradas dos quartos. Soluções que combinam a protecção corta-fogo e o conforto acústico para proporcionar uma estadia segura e tranquila a todos os hóspedes.
Harmoniosamente integradas no empreendimento, as portas evocam o ambiente típico da zona do porto de Maó, localização histórica da parte oriental da cidade na qual está situado o Catalonia Mirador des Port. Ao nível dos revestimentos, a aplicação do Dekordor HD Branco, enriquecido em alguma das aplicações com pantografados, conjuga-se na perfeição com o estilo balnear, incutindo uma sensação de relaxamento e serenidade. Distinguindo-se como um laminado de elevada resistência, esta solução responde eficazmente às necessidades decorrentes de uma utilização intensiva das portas na unidade hoteleira.
Além de melhorar e ampliar as instalações, a unidade empreendeu esforços para uma abordagem focada na sustentabilidade dos edifícios, em especial dado o facto de estarem situados numa ilha designada como Reserva Mundial da Biosfera, uma distinção atribuída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) à região em 1993 dado o elevado nível de compatibilidade entre o desenvolvimento das actividades económicas e a conservação do património e das paisagens, nas quais se podem encontrar ravinas, cavernas, sistemas de dunas e outros recursos onde habitam um grande número de espécies.
É precisamente com base na visão de que a actividade turística pode gerar efeitos económicos positivos no seu meio envolvente com o mínimo impacto possível no ambiente que a cadeia Catalonia abraça mais uma obra hoteleira notável colaborando com a Vicaima. Como parceiras de longa data em múltiplos projectos, ambas as organizações partilham a visão sustentável de cada modelo de negócio desde a sua génese.
Sendo a primeira empresa do sector a receber a certificação Forest Stewardship Council, FSC, a Vicaima continua a basear no compromisso ESG um dos seus vectores principais, como um dos maiores players europeus no design e produção de soluções de vanguarda para portas de interior, portas técnicas, aros, roupeiros, painéis e peças para mobiliário.