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    Segunda edição do ‘Prémio Design Adico’ já tem vencedores

    Esta 2ª edição dirigiu-se a alunos dos cursos das áreas de Design e Arquitectura, dos 1º e 2º ciclos do Ensino Superior e jovens profissionais até 30 anos concluídos em 2023, e teve como objecto a criação de uma poltrona para uso em espaços interiores

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    Segunda edição do ‘Prémio Design Adico’ já tem vencedores

    Esta 2ª edição dirigiu-se a alunos dos cursos das áreas de Design e Arquitectura, dos 1º e 2º ciclos do Ensino Superior e jovens profissionais até 30 anos concluídos em 2023, e teve como objecto a criação de uma poltrona para uso em espaços interiores

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    João Martins, Diogo Pimenta, João Queirós e Pedro Travassos são os vencedores da segunda edição do Prémio Design “Adico Desenha o Futuro”, um desafio de criatividade e exercício das suas competências na área do design e do ecodesign.

    Das 40 propostas a concurso e após uma avaliação rigorosa do júri, João Martins foi distinguido com o primeiro prémio e Diogo Pimenta com o segundo, na categoria Jovens Profissionais. João Queirós, aluno da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha e Pedro Travassos, da Universidade de Aveiro ficaram em primeiro lugar ex aequo, na categoria Estudante.

    A segunda edição do Prémio Design Adico dirigiu-se a alunos dos cursos das áreas de Design e Arquitectura, dos 1º e 2º ciclos do Ensino Superior e jovens profissionais até 30 anos concluídos em 2023, e teve como objecto a criação de uma poltrona para uso em espaços interiores, que respeitasse o ADN Adico.

    A selecção das propostas vencedoras passou por “rigorosos critérios”, tais como, qualidade, originalidade, inovação, exequibilidade, aplicabilidade, potencial de mercado e sustentabilidade da ideia submetida. “O objectivo é premiar o melhor trabalho, incentivar a criação de novas e interessantes propostas que tenham o design como base e, ao mesmo tempo, promover uma aproximação cada vez maior da indústria à academia e aos jovens profissionais”, destaca Miguel Carvalho, administrador da Adico.

    O júri que avaliou as propostas era constituído por Adelina Dias Costa, administradora Adico, André Pinto, head designer Adico, Luís Laranjeira, autor de vários produtos da Adico, Diogo Aguiar, arquitecto, professor universitário e autor da instalação “Círculo Azul”, promovida pela Câmara Municipal de Estarreja em homenagem à Cadeira Portuguesa e Virgínio Moutinho, arquitecto e autor de várias peças, que combinam o desenho de mobiliário, a escultura e o brinquedo.

    A Adico é uma empresa familiar de capitais exclusivamente portugueses. A 2 de Dezembro de 2020 assinalou o seu 100º aniversário. Fundada por Adelino Dias Costa, em Avanca, Estarreja, a Adico é hoje a empresa mais antiga em Portugal no sector do mobiliário metálico e uma das mais antigas na Europa, estando presente em mais de 30 países, tais como, Espanha, França, Suécia, Suíça, Malta, Bélgica, Itália, Coreia do Sul e EUA. A icónica Cadeira Portuguesa é o” símbolo maior” da Adico.

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    Retrato da dupla Branco del Rio © Frederico Martinho

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    Ciclo de Tertúlias Conversas et al. arranca amanhã na Trienal de Lisboa

    Ateliers emergentes de Coimbra, Lisboa, Porto e São Miguel compõem quatro conversas sobre novas abordagens em arquitectura, em diálogo com o público, com data marcada para os dias 19 de Setembro e a 3, 17 e 31 de Outubro

    Ateliers emergentes de Coimbra, Lisboa, Porto e São Miguel compõem quatro conversas sobre novas abordagens em arquitectura, em diálogo com o público, num formato intimista sem apresentações ou moderação. Na primeira pessoa, fala-se com abertura e humor do que distingue estas práticas e partilham-se alternativas pragmáticas ao panorama actual de reduzidas encomendas e elevadas expectativas. As tertúlias têm lugar no Palácio Sinel de Cordes, em Lisboa, sempre às 18h30.

    Já esta quinta-feira, dia 19 de Setembro, pelas 18h30, temos a dupla Merooficina e a artista Susana Gaudêncio, com o tema ‘Motivos Indeterminados’. Este atelier encontra as razões de ser dos seus projectos no ensino, na investigação e na experimentação com diferentes conhecimentos que cada obra traz.

    A arquitectura é o ponto de partida para visitar outros saberes, da física das construções às ciências sociais, e encontrar tranquilidade nas decisões tomadas. Alguns sensores, uma caneta e um pedaço de mármore são os artefactos que introduzem o debate sobre as muitas formas de aprendizagem, pretexto indeterminado das formas que se desenha.

    Depois, a 3 de Outubro, também às 18h30, os Mezzo Atelier e o curador Jesse James, trazem-nos ‘Bagagem Cultural’. Uma mala de viagem em madeira de criptoméria, criada para uma caminhada performativa em São Miguel, dá o mote à conversa. Este objecto simbólico introduz os vários projectos que o atelier tem vindo a desenvolver há mais de uma década com a organização do festival de arte açoriano Walk&Talk, para reflectir sobre a relação entre arquitectura e espaço público, as comunidades, a arte e a programação cultural.

    Branco del Rio e Nuno Pereira trazem-nos, a 17 de Outubro à conversa ‘A Ficção como Plataforma’. Não tendo forma física, a plataforma digital Idealista é um objecto de software, de negócio, de estudo e jurídico. Agregador de enormes quantidades de informação em constante actualização, afirmou-se como território comum a quem participa no mercado imobiliário. Quer se invista, seja especialista, dê aconselhamento técnico, compre, ou simplesmente tenha curiosidade, quem usa esta ferramenta cria a sua própria visão do mundo. A distância à realidade material distorce a percepção do que se vê e faz emergir outras possibilidades.

    A última tertúlia acontece a 31 de Outubro e reúne os KWY.studio e o designer Manuel Amaral Netto. ‘Princípio, Meio e Fim’ mostra a relação entre a arquitectura, arte e design, com o KWY.studio a revelar os diferentes papéis que desempenha. Um exemplo análogo é o do seu convidado, um designer que reinventa a função das suas peças com composições inusitadas.

    Nesta conversa abordam-se diferentes modos de colaboração, o que são decisões intuitivas ou racionais, quais os desafios de levar um projecto do início ao fim e de como processo e método estão em constante adaptação.

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    Conferência Passivhaus Portugal regressa a Aveiro com formato inovador

    De 22 e 23 de Outubro, a conferência Passivhaus Portugal volta ao Centro de Congressos de Aveiro, e, este ano, com os workshops e as sessões do Grande Auditório a acontecerem em ambos os dias do evento

    O evento em Portugal dedicado exclusivamente à Passive House está de volta a 22 e 23 de Outubro, no Centro de Congressos de Aveiro, e este ano num formato inovador. A 12ª Conferência Passivhaus Portugal 2024 é gratuita, mas com inscrição obrigatória. 

    “Temos transformado o evento todos os anos e a cada ano temos mais expositores e mais visitantes. E ouvimos sempre os feedbacks para corresponder e surpreender sempre pela positiva. Este ano, os workshops e as sessões do Grande Auditório, ao contrário das edições anteriores onde aconteciam em dias distintos, vão acontecer em ambos os dias do evento”, destaca João Marcelino, presidente da Passivhaus Portugal.

    Nos dois dias do evento os participantes vão encontrar cinco salas com workshops a funcionar em simultâneo, nomeadamente uma sala exclusiva para o Blower Door Test (ensaio de estanquidade ao ar). A diversidade de workshops é precisamente um dos pontos mais destacados nas edições anteriores e este ano traz também uma novidade: todas as sessões contarão com a apresentação de um projecto Passive House, pela voz do Passive House Designer responsável.

    Os workshops estão a cargo dos parceiros, que abordarão as soluções para cada desafio da construção Passive House. E para quem quiser saber mais, todos eles estarão na exposição, este ano já um número record, com mais de 50 expositores.

    As sessões do Grande Auditório vão trazer o mundo real e o debate ao universo Passive House, com a sessão presencial de Lloyd Alter a fechar a Conferência em grande destaque. “4 passos para completar a revolução Passive House: versão 2.0” promete trazer ideias chave de um dos maiores estudiosos mundiais sobre eficiência na construção. Vamos ainda conversar sobre um dos temas que vai moldar o futuro: a autonomia energética na Passive House com o Hidrogénio – como fazer? E ainda conhecer em detalhe os projectos que marcam uma viragem para o sector da arquitetura, engenharia e construção.

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    ChargeGuru chega aos 1.500 projectos de carregamento eléctrico em Portugal

    A empresa francesa continua a afirmar-se como um key player no mercado nacional de carregamentos eléctricos, para empresas e individuais. Em 2023, Portugal teve uma quota de novos veículos eléctricos + PHEV registados maior que países como Alemanha, França, Espanha e Reino Unido

    A ChargeGuru, especialista europeia em carregamento de veículos eléctricos, conta actualmente com mais de 15 mil pontos de carregamento AC e DC na Europa. Desde a sua chegada a Portugal, em 2020, já foram realizados mais de 1.500 projectos de carregamento eléctrico para particulares e empresas, o que evidencia a crescente procura dos portugueses por soluções alternativas de mobilidade colectiva. Com os olhos postos no futuro, a ChargeGuru quer continuar a afirmar-se como um key player no mercado nacional de carregamentos eléctricos.

    No início de 2023, a ChargeGuru lançou um serviço de carregamento colectivo, sem qualquer custo para os condomínios. O investimento de 240 milhões de euros permitirá à marca instalar o serviço em mais de 2 mil edifícios nacionais nos próximos três anos, após aprovação em assembleia de condomínio, sendo o principal objectivo deste projecto contribuir positivamente para a descarbonização da mobilidade em Portugal. A nível europeu, o serviço já foi implementado em outros 5 países: França, Espanha, Inglaterra, Alemanha e Itália, em mais de 15.000 edifícios.

    Segundo Marcus Torres, Country Manager da ChargeGuru em Portugal, “estamos muito felizes e realizados com os resultados da solução de carregamento eléctrico que demonstram a crescente evolução da mobilidade eléctrica em Portugal. Os portugueses estão cada vez mais conscientes da importância e conforto dos veículos eléctricos e da necessidade de preparar os edifícios para um futuro sustentável e verde. A nossa solução de carregamento eléctrico financiada para condomínios tem sido adoptada um pouco por todo o país, com foco nas grandes áreas urbanas”, afirma o responsável.

    Os dados avançados pela ChargeGuru são indicativos da aposta dos portugueses em formas alternativas de mobilidade, viradas para a sustentabilidade e transição energética. A mobilidade eléctrica em Portugal tem avançado a um ritmo acelerado, acompanhando a forte tendência europeia, dinamizada por países como a França e Alemanha. Segundo dados de 2023 publicados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), Portugal teve uma quota de novos veículos eléctricos + PHEV registados maior que países como Alemanha, França, Espanha e Reino Unido. No entanto, o desafio de preparar os condomínios para esta nova realidade é um ponto-chave que deve ser tido em consideração.

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    Guilherme Antunes Ferreira assume área de Value and Risk Advisory da JLL

    Guilherme Antunes Ferreira, que transita da  Whitestar está encarregue de liderar e implementar a estratégia para a área de Value and Risk Advisory da JLL em Portugal

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    A JLL anuncia uma nova contratação para reforçar o crescimento do seu negócio em Portugal. Guilherme Antunes Ferreira acaba de integrar a consultora para assumir um cargo de director do Departamento de Avaliações, uma área de negócio que alcançou um volume de negócios recorde em 2023 e prestou serviços a alguns dos mais emblemáticos activos imobiliários do país.

    Guilherme Antunes Ferreira será responsável por liderar e implementar a estratégia da área de Value and Risk Advisory em Portugal, a qual abrange os serviços de avaliações, due dilligence comercial e risk advisory, um novo serviço, focado em credores e investidores, com o objectivo de ajudar os clientes da consultora a medir e monitorar riscos por meio de tecnologia de ponta e dados de proprietários. Esta linha de negócio da JLL presta serviços quer a portfólios quer a imóveis únicos, bem como a projectos de promoção imobiliária, incluindo activos consolidados e de desenvolvimento nos mais diversos sectores de imobiliário. O novo director de Avaliações vai gerir uma equipa multidisciplinar que integra 10 profissionais.

    “A área de Value and Risk Advisory é estrutural para a nossa actividade. Contar com um profissional como o Guilherme, que tem 20 anos de experiência nesta actividade, e nos traz uma visão e know-how na perspectiva de cliente, é um trunfo muito importante para a empresa. Vai ajudar-nos a fazer crescer o negócio, a fortalecer na nossa relação com os clientes, quer a nível nacional quer internacional, e a continuar a entregar níveis de serviço de excelência”, refere Carlos Cardoso, CEO da JLL,

    Licenciado em Engenharia do Território pelo Instituto Superior Técnico e Pós-Graduado em Gestão e Avaliação Imobiliária pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, o novo director de Value and Risk Advisory acumula cerca de duas décadas de experiência no sector imobiliário, com especialização nas áreas de avaliação, gestão e planeamento estratégico. No âmbito do seu percurso profissional, desempenhou um papel essencial em diversas transacções, colaborando com fundos, banca e seguradoras. Possui também uma vasta experiência em termos de gestão e avaliação de portfólios. Guilherme Antunes Ferreira iniciou a sua carreira em 2000, trabalhando desde 2006 em empresas ligadas ao sector imobiliário. Transita da Whitestar, onde desempenhava funções de director de Portfolio Management, Valuation and Asset Strategy.

    “Estou empenhado em manter o percurso de crescimento desta área de negócio e voltar a quebrar recordes este ano. Temos uma equipa altamente qualificada e preparada para uma resposta multissectorial, apoiada numa excelente plataforma de informação e tecnologia de ponta. Vamos expandir a actividade e devolver um serviço de excelência a quem confia em nós”, afirma Guilherme Antunes Ferreira, Head of Value and Risk Advisory da JLL

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    Holiday Inn Express Porto

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    Mercan Properties inaugura novo Holiday Inn Express Porto-Boavista

    Este é o segundo hotel inaugurado este ano sob a insígnia InterContinental Hotels Group (IHG), que se junta assim ao Holiday Inn Beja, inaugurado em Agosto, e ao Holiday Inn Express Évora, cuja abertura está prevista ainda para este ano

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    O Grupo Mercan Properties inaugura esta terça-feira, dia 17 de Setembro, o novo Holiday Inn Express Porto-Boavista, o seu mais recente empreendimento, sob a insígnia InterContinental Hotels Group (IHG), que representa um investimento de 21 milhões de euros e vai permitir gerar 32 postos de trabalho directos.

    Localizado no coração da zona de negócios e entretenimento da Invicta, o Holiday Inn Express Porto-Boavista afirma-se como um novo complemento para a cidade. Próximo da rede de transportes que liga toda a cidade do Porto, assim como a região Norte, o novo hotel do Grupo Mercan Properties foi idealizado para servir os viajantes que venham em trabalho, ao mesmo tempo que se afigura como a escolha ideal para quem escolhe o Porto como destino turístico, dada a proximidade a vários pontos culturais da cidade como a Casa da Música e o Mercado do Bom Sucesso.

    Com 91 quartos, um restaurante e zona de bar, o hotel contará com a gestão hoteleira da AHM – Ace Hospitality Management, empresa do grupo especializada na gestão de empreendimentos hoteleiros.

    Este hotel é parte do projeto de reabilitação urbana que o Grupo Mercan Properties tem desenvolvido na região do Porto, onde já tem em funcionamento oito hotéis e mais três em construção.

    “O Porto foi a nossa casa, quando em 2015 chegámos a Portugal. Foi aqui que começámos a desenvolver os nossos primeiros projectos e é aqui onde temos encontrado mais oportunidades de reabilitação urbana. O Holiday Inn Express Porto-Boavista pretende oferecer um novo serviço à cidade, estando localizado numa área maioritariamente empresarial, mas também com uma grande oferta cultural e turística. Estamos, por isso, muito contentes com esta inauguração e com este contributo que nos é possível continuar a dar à cidade do Porto.”, disse Jordi Vilanova, presidente do Grupo Mercan Properties em Portugal.

    O novo Holiday Inn Express Porto-Boavista é o segundo hotel inaugurado este ano sob a insígnia InterContinental Hotels Group (IHG), que se junta assim ao Holiday Inn Beja, inaugurado em Agosto, e ao Holiday Inn Express Évora, cuja abertura está prevista ainda para este ano.

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    Centro de Atletismo de Famalicão avança até final do ano

    O projeto de execução prevê a construção de uma pista de atletismo, com oito corredores e relvado interior, bancadas e vários edifícios de apoio, balneários, assim como a construção de todos os arranjos exteriores fora do perímetro da pista, que incluem um percurso de aquecimento em saibro e respetiva iluminação, bancada descoberta, parque de estacionamento e arruamentos

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    A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão aprovou a adjudicação da construção do futuro Centro de Atletismo, um investimento superior a 6,2 milhões de euros que vai dotar o concelho de um equipamento desportivo de vanguarda, apto para a prática de 23 disciplinas da modalidade. A autarquia quer agora colocar a obra no terreno até ao final do ano. O processo aguarda apenas o visto prévio do Tribunal de Contas.

    “É um grande projecto, muito ambicionado por nós, pelos famalicenses e pelos atletas” assinalou o Presidente de Câmara, Mário Passos, no final da Reunião de Câmara.

    “Ainda recentemente, a propósito dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, ouvimos os atletas reivindicarem mais e melhores condições para que possamos alcançar mais sucessos desportivos e este equipamento pretende dar precisamente esse contributo, pelas excelentes condições que vai oferecer para a melhoria da prática desportiva e para que possamos alcançar os êxitos que tanto ambicionamos”, acrescentou o autarca.

    O equipamento vai nascer num terreno com cerca de 30 mil metros quadrados localizado em Talvai, na zona norte da cidade.

    O projecto de execução prevê a construção de uma pista de atletismo, com oito corredores e relvado interior, bancadas e vários edifícios de apoio, balneários, assim como a construção de todos os arranjos exteriores fora do perímetro da pista, que incluem um percurso de aquecimento em saibro e respectiva iluminação, bancada descoberta, parque de estacionamento e arruamentos.

    Recorde-se que Famalicão é o concelho com mais atletas federados no distrito.

    “O projecto teve vários constrangimentos, mas nunca baixamos os braços e soubemos ultrapassar barreiras”, disse ainda Mário Passos, convicto de que o equipamento “vem qualificar o território e colocar Famalicão na vanguarda desportiva, criando condições de eleição para a modalidade”.

    A obra tem um prazo de execução de 645 dias.

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    Especialistas reúnem-se em Faro para discutir novos usos das açoteias e dos telhados

    Nos dias 3 e 4 de Outubro, o Congresso European Creative Rooftop Network, recebe arquitectos, designers, investigadores, economistas, consultores de planeamento urbano, decisores municipais e artistas para debaterem o potencial dos telhados em nome da sustentabilidade urbana e criar pólos de biodiversidade

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    São nove os parceiros europeus oriundos de Portugal, Alemanha, Bélgica, Chipre, Espanha, França, Holanda, Irlanda e Suécia, que depois de quatro anos a colaborar no projecto Europa Criativa, se reúnem agora num congresso que tem a sustentabilidade urbana da Europa como tema principal.

    Explorar o potencial das açoteias ou telhados, espaços amplos e inexplorados na maioria das cidades, é o objectivo do Congresso ECRN, no qual arquitectos, designers, investigadores, economistas, consultores de planeamento urbano, decisores municipais e artistas vão partilhar ideias com o público, nos dias 3 e 4 de Outubro. O evento, inteiramente em inglês, realiza-se na Fábrica da Cerveja, em Faro, e a entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia e limitada aos lugares disponíveis.

    Os desafios climáticos e sociais que se avizinham nas próximas décadas podem ser minimizados com pequenos gestos e soluções criativas que passam pelo aproveitamento dos telhados, seja na criação de hortas e jardins, seja na divulgação cultural ou na aposta em espaços de trabalho e multifuncionais. Alguns exemplos de práticas levadas a cabo e o seu impacto na comunidade local serão apresentados. E, com os olhos no futuro, vão discutir-se ideias criativas para transformar os roofscapes europeus em pólos de biodiversidade.

    Participam, entre outros, o especialista em sustentabilidade urbana, Eytan Levi (França), que vai apresentar “O plano para transformar telhados de zinco de Paris em jardins”; Léon Van Geest, o director do Rotterdamse Dakendagen, o Festival de Rooftops de Roterdão que, em 2019, recebeu cerca de 22 mil visitantes em 65 telhados; a representante do projecto PAKT, na Antuérpia, Adje van Oekelen, que transformou um telhado industrial num espaço dedicado à agricultura biológica que envolve a comunidade local e em espaços de coworking e áreas sociais; o artista Larsen Bervoets, que pintou mais de 6 mil metros quadrados de telhados em seis cidades – Faro, Roterdão, Nicósia, Amesterdão, Antuérpia e Gotemburgo –, em 2023, envolvendo ativamente os moradores e as comunidades locais.

    De Portugal, Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, vai debater o papel do poder local na criação de novos paradigmas ambientais e económicos, enquanto a coreógrafa e intérprete de dança contemporânea Carolina Cantinho fala da residência artística em que participou na Antuérpia, no âmbito do ECRN.

    Durante os dois dias do evento, vão decorrer mesas redondas, palestras, apresentações de projectos e oportunidades de networking.

    No âmbito do evento, estão previstas visitas guiadas que, com o tema “Descobrir o Potencial dos Rooftops em Faro”, irão dar a conhecer o património histórico e a arquitectura de um ponto de vista diferente, e, ao cair da noite, algumas açoteias da capital do Algarve vão ser o palco de momentos culturais. Há, aind,a três exposições para visitar sobre os projectos da ECRN, as cidades aderentes e os parceiros e a Nomad Academy ECRN, que desafiou nove estudantes ou jovens profissionais a desenvolver projectos originais para a utilização dos telhados em paisagens urbanas europeias, que são agora revelados ao público.

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    Sonepar anuncia nova marca com soluções completas de iluminação

    Fundada em Estocolmo, a LIT by Cardi é especializada em soluções profissionais de iluminação para aplicações comerciais e industriais, que agora está disponível nas lojas e no online da Sonepar

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    A Sonepar Portugal anuncia o lançamento da sua marca global exclusiva LIT by Cardi, especializada em soluções profissionais de iluminação para aplicações comerciais e industriais, que passa a ficar disponível em qualquer uma das 13 lojas Sonepar físicas e online.

    Fundada em Estocolmo, LIT by Cardi é profundamente influenciada pela sua herança escandinava, adoptando uma abordagem minimalista à iluminação, reflecte 40 anos de experiência e conhecimento no sector. Esta marca foi criada com o objectivo de oferecer simplicidade e eficiência, apresentando uma gama concisa de luminárias testadas e aprovadas, prontas para serem instaladas directamente da caixa.

    Desenhada para profissionais, LIT by Cardi proporciona soluções completas para as necessidades de iluminação de designers e instaladores, garantindo qualidade e facilidade de uso em todos os seus projectos.

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    “Schneider Charge” traz carregamentos inteligentes para o mercado doméstico

    Schneider Electric lança em Portugal a estação de carregamento doméstico inteligente para veículos eléctricos (VE) para casas unifamiliares

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    A Schneider Electric anuncia o lançamento do Schneider Charge, uma estação de carregamento doméstico inteligente para veículos eléctricos (VE) para casas unifamiliares. O Schneider Charge permite uma instalação mais rápida e fácil para os electricistas, e que os utilizadores façam uma melhor gestão da energia da sua casa, melhorando a eficiência, a utilização e a segurança em geral.

    O Schneider Charge oferece aos proprietários controlo total sobre o carregamento dos seus veículos eléctricos. Baseando-se em tecnologia aberta, pode gerir-se através da aplicação Wiser da Schneider Electric ou de qualquer outra aplicação, integrando-se totalmente com todos os sistemas de gestão de energia doméstica (HEMS, na sua sigla em inglês). Isto impulsiona a eficiência e a poupança de custos e permite aos utilizadores tomarem decisões inteligentes sobre a utilização da energia doméstica, quer estejam em casa ou de forma remota.

    Ao operar e optimizar o sistema de carregamento através de uma única aplicação, os utilizadores conseguem mais controlo e personalização. A solução é capaz de medir o consumo de energia dos electrodomésticos, directamente com um interruptor inteligente ou um dispositivo de cablagem inteligente, proporcionando aos clientes monitorização em tempo real e informações sobre o seu consumo de energia. Isto vai ajudá-los a compreender o que causa os seus custos energéticos, para que possam alterar os seus comportamentos e reduzir as facturas. Ao mudar automaticamente as cargas para fora dos períodos de pico e desligar os dispositivos durante as horas de ponta, o carregamento é intuitivo quando as tarifas de eletricidade são mais baixas e a partir da fonte de energia mais sustentável.

    “O Schneider Charge permite controlar e reduzir a quantidade de energia necessária para carregar veículos eléctricos em casa. Esta solução é flexível, robusta, económica e com uma instalação simples, proporcionando facilidade sem precedentes aos instaladores, e comodidade aos proprietários de casas,” afirmou Nadège Petit, chief innovation officer da Schneider Electric. “Os veículos elétricos são um passo fundamental no caminho para a descarbonização, mas precisamos da infraestrutura necessária para apoiar uma adopção mais ampla, e precisamos de o fazer de uma forma que alivie as pressões existentes na rede e maximize a eficiência energética. O Schneider Charge faz ambas as coisas, dando aos proprietários o controlo total sobre o carregamento de veículos eléctricos como parte de uma solução integrada de gestão de energia doméstica e capacitando-os para tomarem decisões mais rentáveis e sustentáveis relativamente à utilização de energia em casa.”

    Instalação e experiência simplificadas
    Segundo a empresa, o Schneider Charge pode ser instalado em menos de cinco minutos, o que é 24 vezes mais rápido do que o habitual tempo de instalação de duas horas dos carregadores de veículos eléctricos. Os electricistas e instaladores poupam tempo e simplificam tanto a instalação e o comissionamento, com um sistema concebido para a interoperabilidade. O sistema pode ser montado em qualquer superfície de parede, independentemente do espaço e do tipo de cabo. As três configurações diferentes que apresenta significam que a instalação é fácil, independentemente da origem do cabo, seja por cima, por trás ou por baixo.

    A configuração flexível através das aplicações Wiser ou eSetup da Schneider Electric oferece uma interface simples e orientações na aplicação para electricistas. A plataforma assegura acesso fácil ao suporte local ao longo de todo o ciclo de vida, desde a avaliação à manutenção.

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    IDEA Spaces entre os melhores espaços de cowork segundo a The Tallys

    O IDEA Spaces a ser distinguido pelo terceiro ano consecutivo no ranking The Tallys. A empresa é a única portuguesa no ranking, ocupando o 67º lugar e subindo 21 posições face ao ano passado

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    O IDEA Spaces foi distinguido pelo terceiro ano consecutivo como um dos 100 melhores espaços de cowork a nível mundial. A empresa é a única portuguesa no ranking, ocupando o 67º lugar e subindo 21 posições face ao ano passado.

    “É com muito orgulho e felicidade que vemos o IDEA Spaces a ser distinguido pelo terceiro ano consecutivo no ranking The Tallys. Esta é uma conquista de toda a comunidade IDEA que, com as suas pessoas, dinâmicas e valores partilhados, alcança feitos como este e consegue superar-se e inovar diariamente” afirma Diogo Fabiana, chief innovation officer & sócio do IDEA Spaces.

    O Tally Workspace é uma plataforma de trabalho flexível que permite às pessoas e equipas encontrarem e reservarem instantaneamente espaços de trabalho em várias localizações. O júri do ranking refere que o IDEA Spaces conta com “um espaço de trabalho sofisticado e central em Lisboa, que oferece fácil acesso a transportes e uma gama de equipamentos modernos”.

    Fundado em 2014, o IDEA Spaces conta com quatro localizações em Lisboa, totalizando 15.000 m2 com uma taxa de ocupação que ronda os 85%. A comunidade é composta por mais de 3500 membros e 380 empresas, um aumento de 63% face ao ano anterior. O sucesso deste ecossistema de cowork está nas conquistas dos seus membros, entre os quais se destacam a FlixBus, Betclic, Reuters, Too Good to Go, entre outros.

    As empresas podem encontrar um ambiente com várias dinâmicas internas que apostam no bem-estar dos colaboradores, formação e oportunidades de network, contando ainda com uma rede de benefícios e programas que pretendem alcançar um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Até 2025, a empresa vai investir cerca de 2 milhões de euros em infraestruturas, decoração e tecnologia.

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