Iberdrola e BP pulse lançam rede de carregamento rápido e ultra rápido ibérica
A Iberdrola e a bp pulse anunciam o lançamento da sua joint venture, que recebeu recentemente as respectivas autorizações regulamentares. A nova empresa investirá mil milhões de euros na criação da mais extensa rede de carregamento público rápido e ultra rápido da Península Ibérica, com o objectivo de criar 11.700 pontos de carregamento, até 2030
CONSTRUIR
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
Formada pela Iberdrola e pela bp pulse, a empresa investirá mil milhões de euros na criação de 5.000 pontos de carregamento até 2025 e 11.700 até 2030, alimentados por energia 100% renovável, através da utilização de certificados de garantia de origem. Esta joint venture já conta com mais de 300 pontos de carregamento rápido (>50kW) e ultra-rápido (>150kW) em funcionamento.
Com sedes independentes em Madrid e no Porto, será dirigida por Pablo Pirles, da Iberdrola, nomeado director-geral, e Elena Melia, da bp, nomeada CFO.
A Iberdrola oferece serviços integrais de mobilidade para cobrir todas as necessidades dos utilizadores de veículos eléctricos, com uma ampla infraestrutura de carregamento: residencial, empresarial e público, incluindo soluções para o transporte urbano e pesado.
A bp dispõe de uma extensa rede de 1300 estações de serviço, a maioria das quais pode ser utilizada como centro de carregamento, em Portugal e Espanha. Isto permitirá que os condutores de veículos eléctricos carreguem em estações seguras, com acesso a serviços de conveniência adicionais.
Mediante uma forte colaboração, a nova empresa reúne as forças e recursos da Iberdrola e da bp para oferecer experiências de carregamento público de excelência aos condutores de veículos eléctricos em Portugal e Espanha, ajudando a acelerar a transição para um meio de transporte mais sustentável.
O CEO da nova empresa, Pablo Pirles, garante que “através desta aliança, faremos do carregamento público ultra rápido uma realidade acessível a todos os cidadãos, uma vez que a elevada velocidade da nossa rede nos permite obter uma autonomia de até 200 quilómetros em apenas alguns minutos de carregamento. O nosso objectivo é promover o arranque definitivo da utilização de veículos eléctricos e, além disso, fazemo-lo com energia 100% renovável, através da utilização de certificados de garantia ou de origem, contribuindo para acelerar a transição energética”.
“Queremos viabilizar soluções de carregamento que permitam que a mobilidade eléctrica seja uma realidade para todos, em Portugal e Espanha, impulsionando a transição energética”, adiciona, Ricardo Pacheco, Country Manager da empresa em Portugal.
Esta operação junta-se a outras recentemente realizadas pela Iberdrola, como os acordos assinados com a Mapfre, Norges Bank Investment Management, Masdar, GIC e Energy Infrastructure Partners.
O carregamento de veículos eléctricos é um dos principais motores de crescimento que conduzem a transformação da bp numa empresa de energia integrada. Para além desta aliança, a bp está a trabalhar com parceiros como a Uber, a Hertz, a Marks & Spencer, a REWE, a DiDi e a Tesla.