Oeiras Parque reforça compromisso com sustentabilidade
A instalação de painéis fotovoltaicos, 1.472 até Outubro, dinamização de várias acções de sensibilização ambiental, inclusão de novas medidas aos seus processos internos e reciclagem de milhares de toneladas de resíduos são algumas das medidas
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
No seguimento do “forte” investimento por parte do Oeiras Parque a aposta na sustentabilidade foi reforçada com a instalação de painéis fotovoltaicos, dinamização de várias acções de sensibilização ambiental, inclusão de novas medidas aos seus processos internos e reciclagem de milhares de toneladas de resíduos.
Em Outubro foram instalados 1.472 painéis fotovoltaicos, que vão permitir a redução de 529 toneladas de emissões de CO2 por ano. Este investimento traz múltiplas e significativas vantagens ambientais, nomeadamente o ganho de autonomia energética e o facto de não ter impacto negativo no ambiente, como a emissão de gases com efeito de estufa, contaminação do solo, água ou ar.
Com a integração de processos estruturais de separação de resíduos, o Oeiras Parque conseguiu reciclar até Outubro, 774 toneladas de resíduos (RSU – 495 toneladas; vidro – 7 toneladas; plástico – 23 toneladas; papel/ cartão – 157 toneladas; metal –1 tonelada; resíduos orgânicos – 79kg; resíduos electrónicos – 9 toneladas).
Em prol da sustentabilidade e da protecção do ambiente, a reciclagem é uma das medidas já implementadas no ‘Shopping da Linha’, assim como a iluminação LED, os postos de carregamento para veículos eléctricos, o sistema de descarga de água controlada nas torneiras e ainda um ponto electrão à disponibilidade dos clientes.
A estas iniciativas junta-se o facto de o Oeiras Parque dispor de robots de limpeza que permitem a poupança de litros de água e de produtos de limpeza. Além de terem métricas de m2 de lavagem indicam também os locais que são intervencionados. Adicionalmente, são usados sacos reutilizáveis que permitem uma poupança mensal de 20kg de sacos de utilização única, sendo o intuito a curto prazo criar mais tamanhos de sacos para outras aplicações e tentar reduzir ao máximo utilização de sacos descartáveis.
A organização de eventos de cariz ecológico no Oeiras Parque, muitas vezes com recurso à arte, é também outra das iniciativas para sensibilizar os visitantes para a importância de um futuro melhor e mais sustentável. Exemplo disso foi a exposição “Mar Vivo”, numa parceria com a Marinha Portuguesa, através do Aquário Vasco da Gama, e a Câmara Municipal de Oeiras, ou a “Art From The Sea”, uma exposição de arte com vertente ecológica que já percorreu o mundo da autoria dos artistas do colectivo artístico Skeleton Sea.