CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Saxun acrescenta ao seu portefólio o novo toldo vertical ZIP Wind Screen Solar, uma solução que permite o accionamento do toldo vertical com sistema ZIP através da energia renovável do sol. O toldo Wind Screen é já uma das soluções mais avançadas da Saxun para gerir a entrada de luz e reduzir a carga solar do exterior. Estas duas características permitem manter uma temperatura interior óptima e reduzir o consumo energético, nos edifícios. Este novo modelo torna-se ainda mais sustentável com a alimentação do sistema de accionamento com energia solar.
O painel solar pode ser incorporado nos modelos Wind Screen 85, 105, 125 e 150 que podem ser equipados com baterias e accionados de forma inteligente, em qualquer tipo de instalação. O comando permite um manuseamento fácil e prático dos toldos, que também podem ser operados remotamente através da instalação de uma App em dispositivos móveis.
Por ser alimentado pela energia renovável do sol, este novo modelo da Saxun é a opção ideal para instalação em projectos de reabilitação. É também um compromisso com a construção consciente, sustentável e passiva, para criar edifícios que requerem um consumo de energia nulo, ou quase nulo.
Tendo em conta que, na Europa, o sector dos edifícios é dos maiores responsáveis pelas emissões de carbono, a Saxun continua a investir no desenvolvimento de soluções inovadoras para ajudar arquitectos, projectistas, designers e construtores a alcançarem o tão ambicionado conceito PassivHous, que define um padrão construtivo de elevado desempenho, em termos de eficiência energética, conforto, acessibilidade económica e sustentabilidade. Contudo, ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar esse objectivo, e para o atingir todos os pequenos passos contam. Por isso, este é mais um contributo da Saxun, em linha com o desafio lançado pela organização da COP28 – “transformar as promessas em progressos” – em prol da sustentabilidade no sector da construção.
O sistema Wind Screen da Saxun é uma solução de protecção solar têxtil, que optimiza os custos de funcionamento do sistema de ar condicionado, adaptando o espaço aos critérios de sustentabilidade e eficiência energética do actual Código Técnico da Edificação.
O sistema de orientação ZIP impede a entrada de luz através das aberturas laterais do sistema, garantindo sombra em todo o espaço exterior. É um produto muito versátil, com uma vasta gama de tamanhos, que se adapta a qualquer espaço exterior, mesmo em grandes janelas, e à arquitectura de qualquer habitação, independentemente do tipo de fachada, o que lhe confere uma grande flexibilidade de instalação.