Ar Telecom nasce em Alfragide
A Quadrante é responsável pelo projecto de arquitectura e engenharia do Data Center da AR Telecom e do Grupo Aire, ao qual a primeira pertence. O desafio deste projecto está sobretudo na adaptação de um edifício existente a uma tipologia futura muito exigente do ponto de vista técnico

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O conceito de arquitectura desenvolvido pela empresa de projecto portuguesa procurou ir ao encontro “das necessidades e complexidade deste tipo de empreendimento, através de soluções inovadoras com grande foco na sustentabilidade”.
“O desafio deste projecto está sobretudo na adaptação de um edifício existente a uma tipologia futura muito exigente do ponto de vista técnico. Para além das áreas de Data Centre, o edifício conta com espaços de escritório, cuidadosamente desenhados de modo a dar respostas às necessidades actuais dos seus utilizadores. Um dos princípios conceptuais passa por privilegiar a luz e a ventilação natural, associados a conceitos de Biophilic Design.”, explica João Pinto, Quadrante lead architect.
“Este é um projecto concebido e implementado com vista a um futuro tecnológico e sustentável, que visa responder às necessidades de um mundo em constante evolução. A solução integrada da arquitectura e engenharia, Total Design, permitiu à Quadrante o desenvolvimento de um Data Center tecnicamente avançado, ao mesmo tempo que priorizou o bem-estar das pessoas e a preservação do meio ambiente. Para atingir estas metas foram considerados aspectos essenciais como a ergonomia dos espaços de trabalho, a qualidade do ar interior e a eficiência energética global, para criar um ambiente sustentável e saudável”.
O novo Data Center será projectado de acordo com os standards do Uptime Insitute, com um nível de classificação Tier III. Todas as máquinas de computação e equipamentos que os sistemas de tecnologias de informação exigem, como servidores, unidades de armazenamento de dados e equipamentos de rede, estarão integrados neste espaço. Numa primeira fase, o espaço terá uma área de 1.400 m² e irá contar com 150 racks de servidores, oferecendo assim uma elevada capacidade de armazenamento e processamento de dados.
Adicionalmente, foi preparada a possibilidade de expansão até um máximo de 4.200 m², com 450 racks, o que representa uma enorme margem de crescimento e adaptação às necessidades futuras. O investimento da Ar Telecom, e do Grupo Aire ao qual pertence, nesta infraestrutura dá continuidade à estratégia de expansão dos serviços cloud e de Data Centres de proximidade, interligados com redes de alta capacidade e visa colmatar um défice de oferta de centros de dados neutros em Portugal.