Pestana Hotel Group recebe distinção internacional pela sustentabilidade dos seus hotéis e pousadas
Prémios Green Key, enquadrados nos objectivos de sustentabilidade da ONU e atribuídos em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, distinguiram as unidades do grupo no continente e ilhas, pela estratégia de protecção ambiental adoptada sob a bandeira Pestana Planet Guest
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Os hotéis e pousadas do Pestana Hotel Group foram galardoados na edição de 2023 do programa internacional de sustentabilidade no turismo Green Key. Recolhendo os frutos do Pestana Planet Guest, programa que preconiza que somos apenas hóspedes do planeta, o Pestana Hotel Group recebeu 58 dos 268 prémios atribuídos em Portugal a hotéis e pousadas, restaurantes, centros de congressos, pousadas da juventude, alojamento local, turismo em espaço rural, entre outros.
“A certificação pelo Green Key dos resultados da nossa estratégia de sustentabilidade deixa-nos muito orgulhosos”, afirma Luís Castanheira Lopes, administrador do Grupo Pestana. “A preservação da natureza, o bom uso dos recursos existentes, bem como o respeito pelo meio envolvente e o apoio às comunidades locais, são pilares chave do nosso programa ‘Pestana Planet Guest’, e que estão desde o início na base da política de Sustentabilidade do PHG. Estes Prémios representam o reconhecimento das práticas que temos vindo cada vez mais a implementar em todas as nossas unidades”, salienta Luís Castanheira Lopes.
Portugal é um dos 60 países que desenvolvem o Programa Green Key, sob o qual se promove o turismo sustentável. No país, a coordenação é efectuada pela Associação Bandeira Azul da Europa, que distingue os estabelecimentos turísticos cujas práticas respeitam critérios ambientais e sociais e valorizam a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), programa implementado desde 1992 pela UNESCO.
Galardão internacional alinhado com a estratégia da ONU para combate às alterações climáticas, o Green Key surge a partir da Foundation for Environmental Education (FEE), entidade criada na Conferência do Clima da ONU em 1981, assentando em critérios reconhecidos pelo Global Sustainable Tourism Council. A elevada relevância da sustentabilidade no turismo tem sido assumida nas instâncias mundiais,
designadamente através da Declaração de Glasgow sobre a acção climática no Turismo, de que a FEE é uma das signatárias. Alinhado com o compromisso da Declaração de Glasgow de reduzir as emissões da indústria do turismo em pelo menos 50% no espaço de uma década, o maior grupo hoteleiro português tem em curso, ao abrigo do Pestana Planet Guest, um conjunto de acções, em que se incluem, entre outros, o aproveitamento de águas residuais, substituição de equipamentos sob o princípio da poupança de energia, redução dos consumos e emissões nos hotéis e pousadas do grupo e a instalação de equipamentos de energia renovável.