A REHAU integra a metodologia BIM numa vasta gama de produtos
A REHAU coloca à disposição dos seus utilizadores as famílias BIM de uma grande variedade de produtos no seu catálogo, em resposta à crescente digitalização da construção. Deste modo, tanto os engenheiros, instaladores, como os responsáveis pela manutenção saberão sempre de que tipo de peça necessitam e com que características técnicas
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A construção está a tornar-se cada vez mais exigente para alcançar projectos mais eficientes. Isto levou à implementação da metodologia BIM (Building Information Modelling) para optimizar os recursos e assim alcançar um maior desempenho tanto no projecto como em obra. A REHAU coloca à disposição dos seus utilizadores as famílias BIM de uma grande variedade de produtos no seu catálogo.
A utilização da metodologia BIM ajuda a optimizar os recursos, conseguindo um melhor desempenho tanto no projecto como em obra. Para a sua execução, são necessárias as ferramentas de software apropriadas e, sobretudo, os dados dos produtos dos fabricantes. Toda a informação do edifício é combinada e ligada em rede através de um programa informático, de modo que um modelo virtual do edifício esteja finalmente disponível, para todas as partes envolvidas no projecto trabalharem com ele. Desta forma, os potenciais conflitos e problemas podem ser evitados antes de causarem atrasos e reagendamentos na obra. Os riscos de concepção são reduzidos, a qualidade do projecto é aumentada e o cumprimento de prazos e custos é optimizado, graças a uma maior transparência e controlo ao longo de todo o processo de construção.
A REHAU, consciente da importância do papel do fabricante nesta metodologia de trabalho, desenvolveu famílias BIM com o projecto em mente, ágeis, com a informação correcta e necessária sem entrar em detalhes desnecessários. Deste modo, tanto os engenheiros, instaladores, como os responsáveis pela manutenção saberão sempre de que tipo de peça necessitam e com que características técnicas. Do mesmo modo, são uma família muito simples para que cada empresa possa adaptá-los aos seus parâmetros internos e incluí-los nos seus projectos sem qualquer problema.
Pode afirmar-se, que com a metodologia BIM todos os agentes envolvidos no projecto obtêm vantagens. O proprietário terá conhecimento do edifício antes de este ser construído. A gestão do projecto pode controlar que não haja interferências antes da execução da obra. Em termos de arquitectura e engenharia, podem trabalhar de uma forma coordenada. O instalador obtém automaticamente a lista de materiais e sabe a todo o momento para onde vai cada elemento. Finalmente, a empresa de manutenção, para além de conhecer o edifício antes de ser construído, saberá onde localizar cada peça quando houver qualquer incidente, bem como conhecer os fornecedores, preços, características, etc.