Preços das Casas voltam a desacelerar em Maio
Os preços de venda das casas em Portugal (continental) apresentaram uma variação mensal de 0,6% em Maio, depois de em Abril terem registado um aumento em cadeia também residual, de 0,5%, revelam os dados da Confidencial Imobiliário

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Os dados são revelados pela Confidencial Imobiliário, no âmbito do Índice de Preços Residenciais, o qual monitoriza a evolução dos valores efectivos de transacção na habitação em Portugal, comprovam o abrandamento do preço de venda das casas nos 18 distritos de Portugal Continental.
Os dois últimos meses exibem, assim, uma tendência de estabilização dos preços que inverte a trajectória de reaceleração que se vinha observando desde Janeiro. Nestes meses iniciais do ano, as variações em cadeia intensificaram-se face ao padrão da segunda metade de 2022, atingindo em Março um registo de 2,1%.
Em reflexo deste comportamento mais recente dos preços, a valorização homóloga tem vindo a perder intensidade. Sem prejuízo de os preços estarem em Maio 14,1% acima do mesmo mês de 2022, este indicador já está cerca de três pontos percentuais abaixo dos registos homólogos de 17,0% observados nos meses de Janeiro a Março. Abril já tinha trazido uma travagem à taxa de variação homóloga, que nesse mês atingiu os 16,3%.