CONSTRUIR
Politécnico de Viana vai investir 14M€ em residência para estudantes
Quinta do Lago adquire Conrad Algarve
Residência Universitária de Braga entregue à Casais
Celeste Campinho reeleita presidente da AIPOR
Cosentino lança o desafio ‘The Bathelier’
Reabilitação urbana interrompe tendência de crescimento em Outubro
Primeiro Vila Galé Collection inaugura no Brasil
Barbot inaugura nova loja em Loulé com conceito inovador
Carolina Herrera chega à baixa do Porto
Nomad Capital lança Nomad Eden
No mercado das energias renováveis há 15 anos, a Smartwatt anuncia a cisão da área de negócio dedicada à Inteligência Artificial. A empresa portuguesa fica agora centrada na produção renovável e na eficiência energética da indústria e edifícios, oferecendo processos de descarbonização e transição energética.
Desta forma, a spin-off, Enlitia, apresenta-se ao mercado com o background de cinco anos de experiência, clientes em 12 países e receitas de um milhão de euros em 2022. Com um produto único baseado num ecossistema de algoritmos que promete revolucionar as energias solar e eólica, o foco da tecnológica é expandir-se internacionalmente e duplicar o volume de negócios de 2022.
Para a Smartwatt, a estratégia passa também por crescer em “serviços e produtos relacionados com a digitalização, mantendo o propósito de garantir aos mais de 200 clientes (indústria, edifícios de serviços, espaços comerciais, hospitais, hotelaria, entre outros) uma redução eficiente e rentável do uso de energia”. O volume de negócios da Smartwatt ficou próximo de 6,7 milhões de euros em 2022 e nos últimos dois anos cresceu uma média de 75% ao ano.
O rápido crescimento da Smartwatt Intelligence, focada no desenvolvimento de soluções de Inteligência Artificial para o sector da energia, levou a que a estratégia para o seu desenvolvimento tivesse um foco específico e diferenciado dos restantes negócios da empresa. Por um lado, os clientes alvo deste negócio são empresas detentoras ou gestoras de portfólios de activos renováveis, designadamente solares e eólicos. Por outro, a nova empresa está focada sobretudo no mercado internacional e no desenvolvimento de novos produtos.
Todos os clientes da Smartwatt Intelligence transitaram para a Enlitia, contando agora com mais recursos para continuar a inovar e a fornecer os melhores serviços do mercado. Já este ano a empresa, que tem 23 colaboradores, espera duplicar o volume de negócios relativamente aos resultados da Smartwatt Intelligence, que em 2022 foram de um milhão de euros. Tendo já conquistado o mercado nacional, pretende agora expandir para outros países, tais como Espanha, Alemanha, Reino Unido e Itália, com um reflexo de mais 30% no volume de negócios já este ano.