Coimbra recebe III Fórum Regional de Arquitectura
Naquela que será a futura sede da SR-CTR, a Casa das Caldeiras debate, nos dia 3 e 4 de Junho, a “visão territorial, ambiental e cultural” da região Centro, assim como a aproximação dos arquitectos ao conhecimento produzido nas universidades

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
As particularidades territoriais da Região Centro dão tema ao III Fórum Regional de Arquitectura, organizado pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitectos (SR-CTR). Coimbra é a cidade escolhida para esta edição, a decorrer nos dias 3 e 4 de Junho. A abrir o primeiro dia do evento, a SR-CTR inaugura a sua sede na cidade, na Casa das Caldeiras.
Sob o tema “Território e Comunidades – A Região Centro”, o fórum pretende promover o debate sobre uma região que continua a seguir um caminho de desertificação, sofrendo com a ausência de planeamento e parca valorização patrimonial. “Além de factores sociais, esta é uma região fustigada pela alteração das condições climáticas, com o consequente agravamento da situação de seca e do número de incêndios, bem como pela ameaça à diversidade decorrente de sistemas florestais de monocultura”, refere a Ordem.
No âmbito do II Fórum Regional de Arquitectura, será, também, inaugurada a nova sede da SR-CTR, na Casa das Caldeiras, em Coimbra e lançada a revista ‘Arquitectura ao Centro’, a recém-criada publicação trienal da SR-CTR que nesta edição retrata 19 arquitectos e 24 projectos, cuja exposição estará patente na Casa das Caldeiras até Setembro.
No dia 3 de Junho, o debate sobre a Região Centro irá focar-se no que considera ser “uma visão territorial, ambiental e cultural”. A partir das 14h30, em dois painéis, a SR-CTR junta especialistas de áreas como o planeamento regional e urbano, ordenamento do território, paisagismo, turismo e ambiente. “Através de uma caracterização multidisciplinar, será possível identificar necessidades, vantagens e desvantagens associadas ao conceito daquilo que se idealiza quando se fala da região centro de Portugal”.
Já no dia 4 de Junho, “Desenhar, promover e governar uma região” é o tema em discussão. Numa tentativa de “aproximar os arquitectos do conhecimento produzido nas universidades”, os dois painéis da segunda manhã do fórum juntam investigadores de diversas áreas do conhecimento. O espaço público, o design urbano, o planeamento urbano e do território, a engenharia, a hidráulica e a economia são apenas algumas das dimensões que os especialistas trarão a debate, sempre em articulação com a arquitectura.