OA lança 2ª edição dos Prémios Sustentabilidade e Investigação 2023
Ordem dos Arquitectos renova Protocolo com o Fundo Ambiental e será a entidade responsável pela atribuição da edição deste ano dos Prémios “Obra” e “Investigação”. Prémio “Obra” terá o valor de 20 mil euros e o Prémio “Investigação” de 10 mil euros. Candidaturas abertas até ao dia 5 de Junho

CONSTRUIR
Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
A Ordem dos Arquitectos renovou, para 2023, a assinatura do Protocolo estabelecido com o Fundo Ambiental e, tal como na edição do Protocolo de 2021, irá atribuir os Prémios Sustentabilidade e Investigação (PSI), nas duas categorias: Obra e Investigação. Na edição deste ano, estão reservados, para além da distinção dos galardões, 20 mil euros para o vencedor do Prémio Obra e 10 mil euros para a candidatura vencedora do Prémio Investigação.
Os Prémios Sustentabilidade e Investigação são atribuídos através de um concurso nacional com periodicidade anual, e são organizados pelo Fundo Ambiental e a Ordem dos Arquitectos (OA) em duas categorias simultâneas – Obra e Investigação – que pretendem distinguir arquitectos autores de obras e dissertações, teses e artigos que contribuam significativamente para a reflexão, sensibilização e incentivo dos modelos de sustentabilidade e ecoeficiência na Arquitectura.
A OA e o Governo renovaram o protocolo do Fundo Ambiental para lançar várias iniciativas no sentido de impulsionar a criação de conhecimento, inovação e investigação científica ou a criação de soluções arquitectónicas mais sustentáveis e ecológicas.
É neste quadro, e no âmbito do Protocolo assinado entre o Fundo Ambiental e a OA, que se pretendem atribuir os Prémios Sustentabilidade e Investigação 2023, uma iniciativa que tem como objectivo reconhecer publicamente arquitectos autores de obras que o respectivo júri avalie como exemplares, inovadoras e significativas no domínio da sustentabilidade e ecoeficiência, tendo em conta duas vertentes: Obra construída, e Investigação teórica ligada às áreas sociais e culturais ou científicas, tecnológicas e de inovação, que concorram para o avanço do conhecimento nesta área.