Aquila Clean Energy inicia construção de nova central fotovoltaica em Coimbra
Esta central solar, que se prevê que entre em funcionamento em 2024, vai aumentar a capacidade de geração de energia verde no concelho de Coimbra e vai evitar a emissão de um total de 57 mil toneladas de CO2 todos os anos

CONSTRUIR
Sector privado pode salvar o estado? Mais de metade dos empresários acreditam que sim
Corticeira Amorim e Rockwell Group promovem a cortiça em Milão
ERA fecha trimestre nos 28M€ de facturação e crescimento de 32%
Emirados Árabes Unidos recebem empresas portuguesas no Dubai Wood Show 2025
AEP de regresso à Alemanha com sector da construção
Demolição do edifício Cascaisvilla agendada para esta semana
I Jornada nacional de manutenção preventiva e correctiva
TipyFamilyGroup com nova dinâmica de recrutamento
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
A Aquila Clean Energy, a plataforma de energias renováveis da Aquila Capital na Europa, que desenvolve e opera projectos de energias renováveis com foco na energia solar e eólica, iniciou a construção da sua primeira central fotovoltaica na região centro de Portugal, em Coimbra. A Central Solar Fotovoltaica de Barcos está localizada na freguesia de Cernache, em Coimbra, e tem uma capacidade instalada de 48 MW.
Esta central solar, que se prevê que entre em funcionamento em 2024, vai aumentar a capacidade de geração de energia verde no concelho de Coimbra e vai evitar a emissão de um total de 57 mil toneladas de CO2 todos os anos, graças a uma produção de 71 GWh de energia renovável por ano. Essa produção será suficiente para garantir o abastecimento de energia eléctrica a 21 mil casas.
Este projecto terá, ainda, uma componente de preservação do património local, através da conservação de abrigos de pastores existentes na área de implantação da central, e será garantida uma monitorização intensiva da biodiversidade existente, procurando dessa forma diminuir o impacto desta estrutura.
“A nossa ambição é desempenhar um papel fundamental na transição energética de Portugal e acelerar a descarbonização da economia de uma forma sustentável. Por isso, este projecto é um novo passo na criação deste impacto ambiental e social positivo que queremos ter nas regiões onde operamos. Na central de Barcos, a nossa missão é ainda composta pela preservação da biodiversidade e do património local, características que distinguem a nossa operação, e naturalmente pela criação de empregos verdes que esta nova central solar vai impulsionar” afirma Manuel Fonseca e Silva, responsável de Desenvolvimento e Construção na Aquila Clean Energy em Portugal.
Actualmente, a Aquila Clean Energy gere uma carteira de cerca de 900MW em Portugal, em projectos de energia solar fotovoltaica tanto em fase de desenvolvimento, como já em operação. Em 2023, prevê-se iniciar a construção de mais 5 centrais solares em Portugal, com uma potência combinada de 330 MW.