Aquila Clean Energy inicia construção de nova central fotovoltaica em Coimbra
Esta central solar, que se prevê que entre em funcionamento em 2024, vai aumentar a capacidade de geração de energia verde no concelho de Coimbra e vai evitar a emissão de um total de 57 mil toneladas de CO2 todos os anos
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Aquila Clean Energy, a plataforma de energias renováveis da Aquila Capital na Europa, que desenvolve e opera projectos de energias renováveis com foco na energia solar e eólica, iniciou a construção da sua primeira central fotovoltaica na região centro de Portugal, em Coimbra. A Central Solar Fotovoltaica de Barcos está localizada na freguesia de Cernache, em Coimbra, e tem uma capacidade instalada de 48 MW.
Esta central solar, que se prevê que entre em funcionamento em 2024, vai aumentar a capacidade de geração de energia verde no concelho de Coimbra e vai evitar a emissão de um total de 57 mil toneladas de CO2 todos os anos, graças a uma produção de 71 GWh de energia renovável por ano. Essa produção será suficiente para garantir o abastecimento de energia eléctrica a 21 mil casas.
Este projecto terá, ainda, uma componente de preservação do património local, através da conservação de abrigos de pastores existentes na área de implantação da central, e será garantida uma monitorização intensiva da biodiversidade existente, procurando dessa forma diminuir o impacto desta estrutura.
“A nossa ambição é desempenhar um papel fundamental na transição energética de Portugal e acelerar a descarbonização da economia de uma forma sustentável. Por isso, este projecto é um novo passo na criação deste impacto ambiental e social positivo que queremos ter nas regiões onde operamos. Na central de Barcos, a nossa missão é ainda composta pela preservação da biodiversidade e do património local, características que distinguem a nossa operação, e naturalmente pela criação de empregos verdes que esta nova central solar vai impulsionar” afirma Manuel Fonseca e Silva, responsável de Desenvolvimento e Construção na Aquila Clean Energy em Portugal.
Actualmente, a Aquila Clean Energy gere uma carteira de cerca de 900MW em Portugal, em projectos de energia solar fotovoltaica tanto em fase de desenvolvimento, como já em operação. Em 2023, prevê-se iniciar a construção de mais 5 centrais solares em Portugal, com uma potência combinada de 330 MW.