Blufab integra programa “Governo + Próximo”
A Blufab foi o primeiro ponto na agenda do “Governo + Próximo” que se realiza nos dias 3 e 4 de Maio no distrito de Braga. Com mais de 90 iniciativas agendadas, o Governo percorrerá um distrito com uma forte dinâmica empresarial, realizando visitas e acções no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Primeiro-Ministro, António Costa, visitou a unidade de construção off-site sustentável do Grupo Casais, em Braga. A Blufab é uma unidade de construção off-site que apresenta soluções de construção mais eficientes, mais sustentáveis e com menos consumo de recursos. Segundo a construtora portuguesa a solução construtiva “é capaz de reduzir a pegada de carbono em mais de 60%, pelo uso de madeira, utilizando apenas 1/3 do betão de um edifício tradicional. Permite ainda mitigar a escassez das matérias-primas e da mão de obra do setor, ao mesmo tempo que contribui para a redução do prazo de licenciamento dos projectos e da construção”.
António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais, destaca que têm “feito um grande esforço para desenvolver e incorporar soluções industriais nas habitações de custos controlados e nas residências de estudantes. A industrialização off-site é vantajosa, permitindo estandardização e repetição nos processos. O Grupo Casais adopta o Building Information Modeling (BIM) na base dos seus processos digitais, tendo desenvolvido modelos de projecto técnico facilmente adaptáveis e utilizáveis por outras empresas de construção, engenheiros e arquitectos que desta forma os podem adaptar e utilizar noutros projectos similares em vários municípios”.
O modelo de construção off-site proposto pelo Grupo Casais reduz a exposição à inflação e ao impacto das taxas de juros. Por um lado, a redução dos prazos de execução em cerca de 50% do tempo, reduz os custos financeiros, e por outro lado os materiais adquiridos no início do projecto garantem estabilidade e previsibilidade nos preços.
“O futuro da construção passa pela criação de valor sustentado onde os edifícios são capital económico, ambiental e até social”, acrescenta António Carlos Rodrigues.
Um exemplo deste tipo de construção mais sustentável é o The First que integra um Hotel B&B, em Guimarães, construído pelo Grupo Casais, e é o primeiro edifício de construção híbrida na Península Ibérica, “um exemplo de equilíbrio entre produtividade, pessoas e planeta e o primeiro a usar um biomaterial que armazena carbono numa filosofia de economia circular”, sustenta o grupo.