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A rede de franchising MELOM e QMACO (Querido Mudei a Casa Obras), finalizou o ano de 2022 com uma facturação global na ordem dos 42 milhões euros, um crescimento de 5,1% face ao período homólogo.
Em 2022 o grupo registou um volume de adjudicações “elevado”, principalmente ao nível das remodelações gerais e pequenas intervenções. Tendo alcançado um crescimento de 122% no número de adjudicações que rondós os 35 150, número que contrasta com as 15835 registadas em 2021.
O Sul do país liderou neste indicador, registando um crescimento de 170,2%, bem como ao nível da facturação, que aumentou 25%, e nos pedidos de obra que subiram 29,9%, em comparação com o período homólogo.
As remodelações gerais e os trabalhos de pintura mantêm-se no topo do tipo de obras mais solicitados pelos portugueses, com os pedidos para a renovação total a registar um aumento de 89,1% e de 10,6% no caso das pinturas. As restantes intervenções que fecham o top 5 das mais requeridas estão relacionadas com a canalização, bricolage, instalações e pavimentos.
Quanto ao valor médio de obra a MELOM manteve a mesma tendência face a 2021, fixando-se nos 28.895 euros, enquanto a QMCO atingiu os 13.017 euros.
A subida quer nos pedidos quer nas adjudicações foi impulsionada, em larga medida, pela “parceria com a Leroy Merlin”, sublinha João Carvalho, co-fundador da MELOM. “Já em 2023 iremos trabalhar exclusivamente com clientes das nossas insígnias MELOM e QUERIDO e por esta razão perspectivamos um forte aumento dos valores médios de adjudicação e obra, em contraponto com uma redução do número de pedidos, focando as nossas operações em obras gerais de remodelação, em detrimento das pequenas obras ou instalações”, antecipa o mesmo responsável.
Outro dado a salientar no desempenho das insígnias foi a abertura, em 2022, de 44 novas unidades em território nacional, sendo 12 da MELOM e 32 da QMACO.