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    À boleia da sustentabilidade e da eficiência energética

    Nestes dois últimos anos, assistimos a um aumento significativo no uso da tecnologia e da transformação digital. O aperfeiçoamento da inteligência artificial, a internet das coisas, as Apps e a nuvem, entre outras, permitiram uma maior ligação e uma mudança significativa no modo como nos relacionamos, comunicamos, trabalhamos e como interagimos com o mundo. Falámos com um conjunto de empresas – Schneider Electric, JUNG, Morgado & Ca, OBO Bettermann e SIMON – que nos deu o seu testemunho sobre os desafios e oportunidades que esta nova era trouxe e sobre as tendências que irão marcar os próximos anos

    Manuela Sousa Guerreiro
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    À boleia da sustentabilidade e da eficiência energética

    Nestes dois últimos anos, assistimos a um aumento significativo no uso da tecnologia e da transformação digital. O aperfeiçoamento da inteligência artificial, a internet das coisas, as Apps e a nuvem, entre outras, permitiram uma maior ligação e uma mudança significativa no modo como nos relacionamos, comunicamos, trabalhamos e como interagimos com o mundo. Falámos com um conjunto de empresas – Schneider Electric, JUNG, Morgado & Ca, OBO Bettermann e SIMON – que nos deu o seu testemunho sobre os desafios e oportunidades que esta nova era trouxe e sobre as tendências que irão marcar os próximos anos

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    “Com a chegada da pandemia assistimos a uma tremenda aceleração da transformação digital e agora, com a situação geopolítica, deparamo-nos com a necessidade de reduzir o consumo e conseguir uma maior eficiência energética. Esta aceleração tecnológica trouxe maior conectividade a todas as áreas, o que impulsionou uma maior eficiência na gestão de energia e permitiu a criação de soluções mais inteligentes e sustentáveis, baseadas em IoT e no recurso à análise de dados”, resume Patrícia Pimenta, vice-president Home & Distribuition Iberia, da Schneider Electric. Neste sentido, nos próximos anos espera-se uma implementação massiva de tecnologias que possibilitem um maior controlo do consumo para conseguir maiores eficiência e flexibilidade energética.
    A sustentabilidade e a eficiência energética têm estado no centro do desenvolvimento de produtos do grupo há muitos anos, mas responsável identifica outra das principais tendências: a procura de soluções integrais. “Na Schneider Electric já não pensamos em vender um produto ou serviço, mas sim em oferecer aos consumidores soluções completas para uma gestão eficiente – seja de uma casa, de um edifício comercial ou de escritórios, entre outros”, sublinha Patrícia Pimenta. Por outro lado, a aceleração da digitalização está a impulsionar tecnologias, como as microgrids, que nos permitem progredir na descarbonização dos sectores da indústria e dos edifícios com uma abordagem de “energia como serviço”, um modelo que facilita não apenas a poupança de custos, como a digitalização e a flexibilidade.

    Patrícia Pimenta

    Portugal não foge à tendência. “Actualmente o mercado da construção em geral tem uma grande oportunidade para desenvolver negócios em torno da digitalização – de facto, estima-se que esta poderá reduzir o consumo de energia dos edifícios em até 60%. Por outro lado, é fundamental melhorar o conforto e a habitabilidade dos utilizadores, bem como integrar os veículos eléctricos e sistemas de geração de energia renovável, como as microgrids, nos edifícios”, refere.

    É esta transformação do sector dos edifícios “que nos vai permitir garantir a sua longevidade sustentável, e para nós não é concebível sem a digitalização, que vai obrigatoriamente ter de acelerar nos próximos anos, não só em Portugal como em toda a Europa, devido ao actual contexto energético e aos compromissos de sustentabilidade acordados pela UE.

    JUNG lança JUNG HOME
    António Andrade, director geral da JUNG confirma a tendência. “Praticamente todos os promotores imobiliários têm uma grande preocupação e sensibilidade pelo uso de materiais cada vez mais sustentáveis. Utilizar estes produtos representa uma importante contribuição para uma maior sustentabilidade na indústria da construção”, sustenta. “Por esta razão”, continua o responsável, “a JUNG submete os mecanismos e gamas de interruptores mais utilizados para a tecnologia de construção convencional e inteligente a uma certificação Cradle-to-Cradle, o padrão internacional para produtos sustentáveis”. Todas as gamas certificadas da JUNG são produzidas com energia renovável, podem ser separadas em tipos de materiais e, desta forma, podem ser adicionadas ao ciclo de reciclagem.
    A construção atravessa uma fase de uso de materiais e métodos de construção inovadores que sejam menos poluentes e biodegradáveis. “Pensámos que a tendência será a utilização de sistemas que permitam interligar os diversos sistemas tecnológicos de uma habitação, mas que utilizem a actual rede eléctrica. “Estamos em fase de lançamento do sistema JUNG HOME em que desenvolvemos um sistema simples e mais económico com base no sistema Bluetooth Mesh com o qual pode tornar a sua casa inteligente”, avança António Andrade. O sistema está baseado na instalação convencional de 230V, pode facilmente retirar um interruptor e substituir por um dispositivo JUNG HOME, que são transmissores e receptores ao mesmo tempo. Eles comunicam entre si com um alto nível de encriptação. Isso permite uma comunicação que vai significativamente para além do alcance directo sem fios. Bluetooth Mesh funciona completamente sem Internet ou servidor. O controlo de iluminação, sombreamento, climatização, visualização via APP e controlo por voz são os requisitos básicos desde sistema.

    António Andrade

    “Nos próximos anos vamos assistir a uma revolução na componente eléctrica utilizada nos edifícios e consequentemente a uma democratização da domótica. Não faz sentido estarmos todos preocupados com factores de sustentabilidade e continuarmos a ter habitações com o mesmo tipo de instalação usada nos anos 70 e 80, com uma instalação de simples interruptores, com zero tecnologia!”, reforça o responsável da JUNG. “Alguém actualmente compraria um automóvel sem vidros eléctricos? Não! Como é possível não existir este tipo de preocupações pela maior parte dos consumidores finais?”, questiona.
    A empresa tem estado envolvida em alguns dos mais recentes empreendimentos no mercado como a A Tower, Palacete Maria Pia, Villa Unika, Bom Sucesso Residence, e ainda o W Hotel e ampliação do Six Senses Douro Valley. “Estamos a terminar um dos mais emblemáticos condomínios de luxo em Portugal que já é um dos ícones da arquitectura em Portugal e onde vão ser instalados cerca de 4.000 componente de KNX em 195 apartamentos. É obra!”.
    Como última novidade a JUG apresenta o LS TOUCH – o controlador de zona KNX inteligente. Um dispositivo para numerosas funções em que desenvolvemos ainda mais o acesso a funções de KNX. Concebido como controlador de zona inteligente, permite o comando de todas as funções dentro de uma divisão, reduzindo simultaneamente o número de unidades de comando necessárias.

    Morgado Ca: Há espaço para a Domótica crescer em Portugal
    O crescimento da construção e o segmento imobiliário é uma das faces mais visíveis das mudanças significativas que o mercado português têm vivido nos últimos anos, especialmente no que diz respeito à digitalização e à inovação tecnológica. “O mercado tem-se mostrado favorável ao surgimento de novas soluções tecnologias, o que tem impulsionado o desenvolvimento de diversos sectores, incluindo a domótica” refere Filipe Morgado, CEO da Morgado & Ca. Mas, no que respeita à domótica em Portugal, “ainda há muito espaço para crescimento”. “Um dos principais factores que tem impulsionado a adopção da domótica em Portugal é a necessidade de soluções mais eficientes e sustentáveis para o controlo e gestão energética, além da busca por maior conforto e segurança nos espaços residenciais e comerciais. Além disso, a crescente disponibilidade de dispositivos conectados e a evolução das redes de comunicação têm facilitado a implementação de soluções de domótica mais acessíveis e de fácil utilização”, explica o responsável.

    Filipe Morgado

    No que respeita à evolução do mercado português na domótica, a tendência é um crescimento da oferta de soluções, que acompanha o desenvolvimento da tecnologia e a evolução das necessidades e expectativas dos consumidores. “Acredita-se que as soluções de automação residencial irão se tornar cada vez mais personalizadas e integradas, oferecendo um alto nível de conforto, segurança e eficiência energética, o que implica uma ampliação do seu público. Estima-se também que a adopção de soluções de domótica se expanda para além do mercado residencial, atingindo também o mercado empresarial e industrial”, refere Filipe Morgado.
    Atenta, à evolução do mercado, a empresa iniciou “uma série de investimentos” por forma a aproveitar as oportunidades que o futuro próximo nos reserva. Entre as áreas que merecem a atenção estão o desenvolvimento de soluções de automação residencial; Investimentos em tecnologias de comunicação e conectividade e em energia renovável e eficiência energética;
    Desenvolvimento de soluções de segurança das pessoas e dados. “A segurança é uma preocupação crescente para todos e a automação residencial oferece soluções mais avançadas para monitorizar e controlar os acessos. “A Morgado & Ca, em parceria com os seus players, há já algum tempo, iniciou um trabalho continuo na procura de soluções de segurança avançadas, com uma maior diversidade de tipologias de dispositivos, tais como câmaras de segurança, sistemas de reconhecimento facial, sensores de movimento e Cloud Security, ou seja, segurança de dados, que ajudam a criar soluções mais eficazes e seguras”, atalha Filipe Morgado.

    OBO Bettermann: a aposta nas energias renováveis
    O aumento do custo e a necessidade de mudança de fontes e políticas energéticas fazem com que a eficiência energética esteja no topo de todas as agendas. E está, seguramente, no topo das preocupações, e dos investimentos em I&D da OBO Bettermann. “O principal foco tem sido as soluções para instalações ligadas às energias renováveis, vamos ter importantes novidades nos próximos meses. Nos últimos anos, um dos principais drivers tem sido a sustentabilidade, sendo os materiais incorporados uma preocupação constante”, afirma Pedro Faria, director geral da OBO Bettermann em Portugal. “Na OBO estamos continuamente a trabalhar na transição digital, especialmente no apoio aos nossos parceiros, e a desenvolver ferramentas para facilitar e acelerar a utilização digital em todas as etapas de um projecto, como por exemplo com o OBO Construct (software de planeamento) e o BIM@OBO (Building Information Modeling Software)”, acrescenta o responsável.

    Pedro Faria

    Na opinião do gestor o mercado português está de “saúde, activo e dinâmico, e com maturidade suficiente para se ir adaptando a novas realidades”, sustenta. “Até 2022 registámos os anos de mais baixo investimento público, este ano e seguintes, com uma aparente quebra na confiança do investimento privado, por todo o panorama tanto geopolítico como de inflação, vai ser o investimento público a animar o mercado, via o tão propagado PRR. Estamos convencidos que a principal saída para a crise do mercado da habitação terá de ser o aumento significativo da construção, será certamente mais um forte “motor” nos próximos anos”, afirma Pedro Faria.
    Convicto que uma melhor gestão e controlo por parte dos utilizadores só é possível com uma melhoria das conectividades e uma forte democratização da domótica, para Pedro Faria “o mercado não pode perder esta oportunidade soberana de fazer da domótica uma necessidade básica de todos nós”, defende. “O contexto actual “lança-nos novos desafios e aumenta a complexidade, e por isso estamos a investir tanto em recursos humanos como em infraestruturas para dar continuidade e melhorar todo o apoio da OBO ao mercado português, criando ainda mais proximidade e confiança com os nossos parceiros”, refere Pedro Faria.

    SIMON: “O mercado português é super tecnológico”
    “A domótica só faz sentido se estiver associada à melhoria da qualidade de vida das pessoas, a um preço acessível a todos e em linha com as exigências planetárias actuais, que levam inevitavelmente a uma maior eficiência energética” afirma Cristina Loureiro directora comercial da SIMON em Portugal. Foi também neste caminho que a Simon lançou no ano passado uma série que traz consigo um conceito de ‘Para melhorar, simplifica’ com a S270iO, que lhe valeu-lhe o Certificado Cradle to Cradle e o prémio IF Product Design na categoria Building Technology, precisamente por trazer a democratização da tecnologia sem descurar o meio ambiente, reduzindo o seu impacto ao essencial.

    Para a multinacional, as tendências do mercado seguem “inevitavelmente” por soluções de conectividade que se “alinhem por completo com as ambiciosas metas ambientais europeias mas também que se ajustem à forte contracção da economia global”. Para Cristina Loureiro, “o mercado português é super tecnológico e muito à frente em matéria de soluções inovadoras, se acrescentarmos um clima de centenas de dias de sol por ano, a evolução passará por tornar a casa conectada de forma autónoma e mais eficiente energeticamente. A solução terá que passar por aproveitar ao máximo a energia produzida em cada habitação e geri-la de forma eficiente, e aqui falamos não só dos consumos diários convencionais de uma casa, como a iluminação, persianas, climatização, mas também o carregamento das viaturas eléctricas”.
    Por isso a responsável antecipa “que teremos a muito curto prazo, uma gestão autónoma das nossas habitações através das aplicações conectivas, que permitirão reduzir a nossa dependência energética pois passarão a ser o nosso garante da eficiência ao mais alto nível sem necessidade da nossa intervenção permanente”.

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    Bosch lança novas pregadoras e agrafadores de 18V

    A Bosch ampliou o sistema profissional 18V com o lançamento da nova gama de pregadoras e agrafadores sem fios para fixação em madeira. As pregadoras GNH 18V estão disponíveis em três versões com pregos entre 16 e 64 mm e três tipos de inclinação (0, 20 e 34º)

    A Bosch complementa as suas novidades para o sector da madeira com o agrafador GTH 18V-38 M profissional, também a bateria de 18V, para agrafos entre 10 e 38 mm, coroa de 5,8 mm, calibre 1,2 mm e ângulo de carga de 0°.

    Graças ao mecanismo de disparo especialmente concebido com volante de inércia, estas ferramentas têm um recuo significativamente menor do que as pneumáticas, o que protege tanto os pulsos dos utilizadores como a própria ferramenta de possíveis danos.

    A nova gama de pregadoras e agrafadores abrange uma grande variedade de tarefas, como fixação de caixilhos de janelas ou ombreiras de portas, instalação de painéis de encaixe em tectos e pisos, fixação de painéis traseiros de móveis, construção de móveis, fixação de rodapés, estofamento, montagem de vedações de arame ou ripas finas, montagem de treliças ou fixação de material de isolamento acústico.

    Todas as ferramentas que fazem parte da gama contam com um interruptor de liga/desliga que se acciona com o polegar, o que facilita o uso tanto para utilizadores destros como canhotos. Este manuseio com uma só mão é um grande diferencial que permite aos profissionais trabalhar de forma contínua e sem interrupções. Outra vantagem sobre as ferramentas pneumáticas é que a profundidade de introdução do prego ou agrafo pode ser ajustada de forma rápida e precisa através de uma roda selectora situada na lateral da ferramenta que, além disso, pode ser verificada confortavelmente numa janela de visualização. Adicionalmente, a estreita ponta de contacto permite uma melhor visibilidade da peça de trabalho e um posicionamento preciso dos pregos e agrafos.

    Pouco antes do carregador de pregos se esvaziar, o bloqueio de disparo a seco garante que a peça de trabalho não sofre danos ao disparar em vazio. As ferramentas também contam com duas luzes LED para garantir que o campo de trabalho esteja sempre bem iluminado. Os utilizadores podem alternar entre os modos de disparo único e de disparo por contacto no ecrã HMI integrado, o que facilita as aplicações em série. Da mesma forma, o indicador de serviço permite aos utilizadores saber quando a ferramenta necessita de manutenção.

    Todas as ferramentas funcionam com um motor sem escovas (brushless) de longa duração, que proporciona uma alta potência para cravar completamente os pregos e os agrafos, mesmo nos materiais mais duros.

    A nova gama para madeira é compatível com baterias e carregadores do sistema Bosch Professional 18V.

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    24 empresas nacionais participam no Hotel & Hospitality Expo Saudi Arabia

    Para a feira Hotel & Hospitality Expo Saudi Arabia 2024, que se realiza de 17 a 19 de Setembro, a AIMMP leva à Arábia Saudita uma selecção de 24 empresas nacionais. Para a associação esta é é uma oportunidade estratégica para fortalecer a internacionalização das indústrias de madeira e mobiliário de Portugal

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    A Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, AIMMP, prepara-se para mais uma participação no Hotel & Hospitality Expo Saudi Arabia, que se realiza de 17 a 19 de Setembro, na Arábia Saudita, no Riyadh Front Exhibition & Conference Center. Este ano, além da presença de 24 empresas portuguesas, em três stands localizados no Hall 6, incluindo uma área de meeting point, a AIMMP promove uma agenda de eventos que reforçam a internacionalização do sector na Arábia Saudita.

    Para Vítor Poças, Presidente da AIMMP, “a participação portuguesa no Hotel & Hospitality Expo Saudi Arabia é mais do que uma simples presença numa feira internacional, é uma oportunidade estratégica para fortalecer a internacionalização das indústrias de madeira e mobiliário de Portugal. Através da nossa presença e dos eventos exclusivos que organizamos, estamos empenhados em destacar a excelência e o talento do design português.” Destacando que “esta iniciativa não só promove a inovação e a sustentabilidade no uso da madeira, mas também abre portas para novas parcerias e oportunidades no mercado internacional, reforçando a posição de Portugal como líder em criatividade e qualidade no sector”, defende.

    O Hotel & Hospitality Expo Saudi Arabia serve de “montra” para o lançamento de produtos inovadores e soluções para os compradores mais influentes do sector, já que estes procuram manter-se informados sobre os desenvolvimentos do sector. Entre as actividades paralelas que terão lugar destaque para o encontro B2B “Wood Talent – Tradition and Contemporaneity in Portugal”, no dia 15 onde empresários portugueses e sauditas, designers e outras entidades locais se reunirão num ambiente de networking. Esta iniciativa visa estreitar relações e fomentar parcerias estratégicas, destacando a hospitalidade e a excelência do design português.

    No dia 19 de Setembro a King Saud University acolherá o Seminário “The Use of wood. A Challenge to sustainnability and creativity”. Este evento contará com intervenções do presidente da AIMMP, Vítor Poças, que apresentará o sector de madeira e mobiliário de Portugal, de Henrique Pereira, director do Grupo CASAIS para o Middle East, que discutirá a construção sustentável, e do arquitecto Artur Soares, que abordará o design de interiores e a criatividade, evidenciando as inovações portuguesas no sector. Este seminário vai explorar todo o potencial inovador da madeira na construção moderna, no contexto do New European Bahaus e mudanças na indústria da construção devido ao impacto das alterações climáticas e preocupações com a sustentabilidade desta indústria, que tem criado um novo paradigma na construção, utilizando a madeira como material essencial em conjunto com os desafios e oportunidades para a criatividade devido a esta mudança.

    Além disso, os designers portugueses Artur Soares, da Designer’s Mint, e Carlos Mello, da MainGuilty, irão participar na Design Talk “Design in the real world: confronting and conquering industry challenges”, promovida pela AIMMP, no contexto da feira. Nesta acção terão a oportunidade de partilhar as mais recentes tendências e inovações em design de interiores, reforçando a posição de Portugal como líder em criatividade e qualidade no cenário internacional.

    Desta forma, através da participação da comitiva portuguesa nos eventos paralelos ao Hotel & Hospitality Expo Saudi Arabia pretende-se discutir como a madeira pode ser utilizada para criar edifícios e design de interiores esteticamente agradáveis, estruturalmente sólidos e ecológicos, promovendo a inovação associada à sustentabilidade.

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    AIP cria CER’s em Lisboa e em Loulé

    No total, em Lisboa, na sede da Junqueira, e em Loulé, no NERA, mais de 600 painéis solares fotovoltaicos vão produzir energia limpa para autoconsumo individual mas também colectivo, contando já com várias entidades que aderiram a ambas as Comunidades de Energia

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    A Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI) está a dar passos concretos no importante processo de transição energética através da criação de duas Comunidades de Energia Renovável. No total, em Lisboa, na sede da Junqueira, e em Loulé, no NERA, mais de 600 painéis solares fotovoltaicos vão produzir energia limpa para autoconsumo individual mas também colectivo, contando já com várias entidades que aderiram a ambas as Comunidades de Energia.

    Os primeiros passos foram dados ainda em 2023 com a instalação de uma Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC) na cobertura de dois dos quatro edifícios de que a associação é proprietária na Junqueira, em Alcântara. Numa parceria celebrada entre a AIP e a empresa Renewing do Grupo Mota-Engil, instalaram-se 182 painéis fotovoltaicos, estando agora a ser reforçados com mais 52 painéis, alcançando-se uma capacidade instalada de 126 KWp que permite produzir 180,13 MWh/ano.

    A energia limpa gerada permitirá à AIP reduzir o seu consumo da rede, sendo o próximo passo a expansão da capacidade instalada para criar uma Comunidade de Energia Renovável na Junqueira que contará com 488 painéis, instalados em 1.200 m2 de cobertura de edifícios, com uma produção estimada de 482 MWh/ano que evitará a emissão de 77 toneladas de CO2/ano.

    Da energia produzida, 40% será para ser consumida por outros membros da Comunidade de Energia Renovável da Junqueira para a qual já aderiu um conjunto significativo de entidades, entre hospitais, hotéis, restaurantes e empresas de serviços.

    Além desta Comunidade de Energia Renovável, também está a ser criada uma outra no Algarve, no edifício do NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, no Parque Industrial de Loulé, copropriedade da AIP. Neste caso, a Comunidade de Energia Renovável, que além do NERA teve a adesão de outras empresas, é alimentada por 168 painéis solares fotovoltaicos com uma capacidade 91 KWp que permite alcançar uma produção anual de 154 MWh.

    “Estamos, com estas duas Comunidades de Energia Renovável, a dar passos rumo a um futuro mais sustentável da AIP, mas também a mostrar aos nossos associados que a transição energética está a acontecer. E é importante que todas as empresas avancem neste sentido pois só assim poderão almejar a um crescimento sustentado e sustentável dos seus negócios e, consequentemente, da economia portuguesa”, refere José Eduardo Carvalho.

    A AIP, a mais antiga e representativa associação empresarial de Portugal, que tem como missão a defesa dos interesses das empresas portuguesas, bem como a dinamização do tecido empresarial português, “tem desenvolvido um conjunto diversificado de ações e projectos nesta área dando apoio às empresas associadas na instalação de UPAC, de Unidades de Produção de Biometano, além de roadshows por todo o País para sensibilização da utilização de hidrogénio, e apoiado na formação de técnicos de hidrogénio em parceria com o Instituto Politécnico de Portalegre e a Academia de Hidrogénio”, recorda o Presidente da AIP.

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    Site da RE/MAX Portugal regista mais 3 milhões de visitas em Agosto

    Site da RE/Max regista mais de 3 milhões de visitas em Agosto, com crescimento do peso de franceses e norte americanos na procura de imóveis portugueses neste período

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    Em Agosto, o website da RE/MAX Portugal, atingiu um recorde de visitas, com mais de 3 milhões de visitas (3.049.296). Nos contactos via site recebidos neste período, 77,6% foram relativos a compra/venda de imóveis e 22,4% referentes a arrendamento. Em evidência, o crescimento no número de visitas estrangeiras, quando comparado com igual período transacto, com destaque para um reforço do peso dos franceses e norte americanos na procura de imóveis nacionais. A análise mostra ainda que foram as mulheres que mais acederam ao longo do mês, representando 62,1%, face a 37,9% de visitantes homens.

    Do total de visitas internacionais ao website no mês de Agosto, cerca de 500 mil (487.071), tiveram como origem, essencialmente, países como Suíça, Reino Unido, Brasil, Alemanha, França e Estados Unidos da América, estas últimas duas nacionalidades com um incremento na procura por imóveis portugueses.
    O aumento do interesse estrangeiro destaca a atractividade do mercado imobiliário português. De acordo com a rede imobiliária, o nosso país mantém-se como um destino de escolha para aqueles que procuram oportunidades imobiliárias em território nacional.

    “Portugal continua a ser um destino de eleição para comprar ou arrendar casa. Para os estrangeiros, factores como um custo de vida mais baixo face ao seu nível de rendimentos, assim como os preços de habitação, que, não obstante terem aumentado bastante nos últimos anos, continuarem a ser, por vezes, inferiores aos valores praticados nos países de origem, ajudam a explicar esta realidade.”, refere Beatriz Rubio, CEO da RE/MAX Portugal.

     

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    Greenvolt fecha acordo para venda de portfólio em Itália por 18,7 M€

    O acordo prevê a alienação, por fases, de um total de 19 projectos em Ready to Build (RtB) que, no global, terão capacidade de gerar 153 MWp de energia limpa a partir da irradiação solar

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    O Grupo Greenvolt chegou a acordo com a Glennmont Partners para a venda de um portfolio de projetos solares fotovoltaicos distribuídos pelas várias regiões de Itália por um valor de cerca de 18,7 milhões de euros. Serão alienados, por fases, um total de 19 projectos em Ready to Build (RtB) que, no global, terão capacidade de gerar 153 MWp de energia limpa a partir da irradiação solar.

    A alienação destes activos insere-se na estratégia adoptada pelo Grupo Greenvolt de desenvolver projectos solares que são, posteriormente, vendidos. Do pipeline, que alcançava os 8,6 GW no final do primeiro trimestre, prevê-se que entre 70% e 80% dos projectos seja alienada. O objectivo para este ano é o de alienar mais de 500 MW.

    “No Grupo Greenvolt, somos especialistas na promoção de projectos até ao início da sua construção, onde a nossa vantagem comparativamente a outros players no mercado das energias renováveis é maior”, refere João Manso Neto. “Essa vantagem comprova-se com o interesse que sentimos por estes activos em desenvolvimento em Itália e que nos levaram a fechar este acordo com a Glennmont Partners”, acrescenta o CEO do Grupo Greenvolt.

    Francesco Cacciabue, global head of Cleen Energy na Nuveen Infrastructure, afirma que “os investidores do Verdian IPP beneficiarão da aquisição de activos com prazos de construção curtos em Itália, fortalecendo o portfólio do IPP. Numa visão mais abrangente, a compra destes projectos reforça nosso portfólio de energia renovável, que actualmente excede 7,6 GW distribuídos pela Europa, EUA e Ásia”.

    Além do desenvolvimento de projectos de Utility Scale, tanto eólicos como solares e de soluções de baterias, em 16 países, o Grupo Greenvolt  actua no segmento da Geração Distribuída, onde prossegue o crescimento da sua plataforma pan-europeia de autoconsumo, estando já em 11 geografias, mas também gera energia limpa através de Biomassa residual em Portugal e no Reino Unido, onde detém a Tilbury Green Power e a Central de Kent.

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    Geberit anuncia novos webinars de formação até ao final do ano

    Estes novos cursos online são dirigidos tanto aos profissionais que desenham e realizam reformas integrais de casas de banho como àqueles que projectam e levam a cabo as instalações. Sempre às 18 horas, os webinars estão marcados para os dias 26 de Setembro, 24 de Outubro e 21 de Novembro

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    A Geberit, especialista em louça sanitária e tecnologia para a casa de banho, irá realizar novos webinars gratuitos este Outono, com a ideia de disponibilizar a sua expertise de 150 anos e contribuir, assim, para melhorar o espaço de banho.

    A iniciativa da Geberit de apoiar a profissão através de formações online começou em 2020 e, desde então, conseguiu um grande sucesso tanto de participação como de feedback por parte dos participantes.

    Estes novos cursos online são dirigidos tanto aos profissionais que desenham e realizam reformas integrais de casas de banho como àqueles que projectam e levam a cabo as instalações.

    Estruturados em sessões independentes de aproximadamente uma hora, sempre às 18 horas, os webinars serão realizados por vários especialistas da equipa de profissionais da Geberit. Assim, a 26 de Setembro, haverá a formação “Uma casa de banho diferente com a Geberit: dicas chave e instalação”, a 24 de Outubro o tema será “Como vender uma sanita bidé Geberit Aquaclean” e a última sessão do ano, a 21 de Novembro, irá abordar a “Tecnologia e Inovação na casa de banho: Geberit wc system”.

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    Manuel Alvarez (Remax),Miguel Bermejillo (CEO Melom Obras y Reformas de Espanha) e João Carvalho (Melom Obras)

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    Melom consolida internacionalização com expansão em Espanha

    “O mercado gigantesco, aliado ao facto das empresas que operam neste sector terem carências nas áreas de tecnologia, marketing e desenvolvimento dos seus negócios criaram a oportunidade perfeita para o crescimento da Melom que depois de testar o conceito amplia assim a sua operação para toda a Espanha”, destaca João Carvalho, co-fundador da Melom Obras

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    tagsMelom

    A Melom acaba de assinar um acordo de extensão da marca para toda a Espanha. Depois de três anos a operar exclusivamente em Madrid, a Melom inicia agora o seu plano de expansão para a cobertura integral no país vizinho, com o objectivo de criar a maior rede espanhola de profissionais do sector de obras domésticas, à semelhança do trabalho feito em Portugal. 

    “Quase quatro anos depois de iniciarmos o negócio em Madrid estamos agora confortáveis na extensão da marca para toda a Espanha. Existem inúmeras oportunidades no mercado vizinho, um mercado estimado de mais de 60 mil milhões de euros, onde à semelhança de Portugal não existe qualquer referência, em Espanha mais de 70% das habitações tem 30 ou mais anos e quatro em cada cinco edifícios não são eficientes. O mercado gigantesco, aliado ao facto das empresas que operam neste sector terem carências nas áreas de tecnologia, marketing e desenvolvimento dos seus negócios criaram a oportunidade perfeita para o crescimento da Melom que depois de testar o conceito amplia assim a sua operação para toda a Espanha”, destaca João Carvalho, co-fundador da Melom Obras.

    A aposta da marca na internacionalização do conceito começou em 2021 no Sul da Europa, nomeadamente em Espanha e Itália, dadas as semelhanças no que diz respeito ao mercado de obras e remodelações de imóveis.

    “Este plano de expansão representa um investimento de um milhão de euros e criará 10 postos de trabalho directos na estrutura central, a que se somarão os postos indirectos na rede de franquias. O projecto de expansão que agora iniciamos visa a liderança ibérica de uma marca com 13 anos que tem como objectivo ajudar os empresários do sector a crescer através do melhor serviço aos seus clientes. Profissionalizando os empresários que operam neste mercado estamos a contribuir para a criação de uma marca de referência, mas também a contribuir para a melhoria da imagem do próprio sector. Os objectivos estabelecidos para Espanha para os próximos três anos são atingir uma rede com 240 franchisados e alcançar uma facturação de 50 milhões de euros”, reforça João Carvalho.

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    LG estabelece novo consórcio na China e completa rede global de I&D em bombas de calor

    No âmbito desta parceria serão realizados testes nas soluções AVAC, incluindo equipamentos de ar condicionado para residências, num prédio da universidade no campus do Harbin Institute of Technology e um local residencial em Mohe, localidades onde as temperaturas podem descer até aos -50 graus Celsius

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    A LG Electronics está a completar o seu triângulo global de I&D com a criação do Chinese Consortium for Advanced Heat Pump Research (CCAHR) em Harbin, na China. O consórcio, que se junta a iniciativas existentes lideradas pela LG na América do Norte e na Europa, desenvolverá tecnologias core de última geração para soluções de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC) capazes de fornecer uma performance forte e de confiança em condições de frio extremo. 

    O Harbin Institute of Technology (HIT), a Shanghai Jiao Tong University (SJTU) e a Xi’an Jiao Tong University (XJTU) são alguns dos mais proeminentes membros do consórcio e vão trabalhar  na investigação de tecnologias e sistemas AVAC projectados para climas frios. O consórcio vai operar novas instalações de investigação em Harbin e na cidade de Mohe para desenvolver soluções AVAC fortes e fiáveis, ajudando a LG a fornecer produtos personalizados de acordo com as necessidades locais e a reforçar a sua presença no mercado chinês.

    Harbin, conhecida pelas suas duras condições de inverno, e Mohe, onde as temperaturas podem descer até aos -50 graus Celsius, proporcionam o cenário ideal para o avanço da investigação da LG em tecnologias de bombas de calor, que tenham a capacidade de manter uma elevada eficiência em climas extremamente frios.

    Neste sentido, o CCHAR vai realizar testes nas soluções AVAC da empresa, incluindo equipamentos de ar condicionado para residências, em duas instalações: um prédio da universidade no campus do Harbin Institute of Technology e um local residencial em Mohe. O consórcio vai reunir dados operacionais abrangentes para melhorar a performance ao nível do aquecimento, eficiência energética e confiança dos produtos AVAC da LG. 

    O CCAHR é uma adição significativa ao crescente programa internacional de colaboração de I&D de bombas de calor da LG, complementando os consórcios liderados pela LG estabelecidos na Coreia do Sul nos EUA em Novembro passado, e na Europa em Junho.

    O triângulo de I&D desempenhará um papel importante na solidificação adicional da liderança global da empresa em tecnologia AVAC.

     Além disso, durante um recente fórum de investidores liderado por CEOs, a LG delineou quatro estratégias principais para inovação do portefólio de negócios, incluindo a aceleração da suas capacidades B2B, particularmente na área de AVAC.

    Ao alavancar as suas tecnologias avançadas de inversores, bombas de calor e chillers, a LG pretende liderar o mercado em soluções AVAC de alta eficiência, visando activamente a crescente procura de sistemas de refrigeração, especialmente em data centers de IA.

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    Bricomarché assinala 26 anos em Portugal

    A campanha de aniversário decorre de 7 de Setembro a 6 de Outubro de 2024, nas 59 lojas da insígnia e celebra mais de duas décadas de actividade no país 

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    O Bricomarché, insígnia do Grupo os Mosqueteiros e que actua no mercado de bricolage, construção, casa e jardim, assinala o seu 26º aniversário em Portugal com o lançamento da campanha “É festa para toda a obra”. A campanha de aniversário, estende-se de 7 de Setembro a 6 de Outubro.

    Para assinalar os 26 anos em Portugal, a marca preparou uma acção exclusiva para o primeiro dia da campanha, 7 de Setembro, na qual os clientes poderão beneficiar de 20% de desconto em cartão em toda a loja. Esta promoção é válida em todos os 59 pontos de venda da insígnia, proporcionando aos clientes uma excelente oportunidade para renovar e equipar as suas casas e jardins com vantagens adicionais.

    O Bricomarché  tem uma rede de 59 lojas no total.

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    Entrada no mercado suíço é “passo importante” no crescimento europeu da Ford Trucks

    A Suíça, que tem um forte potencial para veículos eléctricos, será um dos países pioneiros onde será introduzido no mercado o primeiro camião eléctrico concebido pela Ford Trucks, que será produzido em série até 2025

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    A Ford Trucks continua a sua expansão europeia ao entrar na Suíça, um mercado chave para o seu plano de crescimento na Europa Ocidental. Com esta novidade, a Ford Trucks completa o seu posicionamento na região DACH (Alemanha, Áustria e Suíça).

    A Ford Trucks fornecerá as soluções tecnológicas eficientes exigidas pela extensa rede de clientes de veículos comerciais do importador, especialmente o tractor F-MAX, bem como a nova série F-LINE, que se destaca pela sua tecnologia de conectividade e características avançadas de segurança.

    A Ford Trucks, muito procurada na Europa devido ao seu vasto portefólio de produtos e tecnologias inovadoras, terá como parceiro a BF Import AG, subsidiária do Grupo Auto AG, com mais de 100 anos de experiência no mercado suíço. Feito o lançamento, as operações terão início em cinco pontos estratégicos em 2024, sendo que a rede de concessionários será reforçada em mais de oito pontos até ao final de 2025

    A colaboração é também significativa para os investimentos da Ford Trucks em transportes com emissões zero. A Suíça, que tem um forte potencial para veículos eléctricos, será um dos países pioneiros onde será introduzido no mercado o primeiro camião eléctrico concebido pela Ford Trucks, que será produzido em série até 2025.

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