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    Desafios 5.0 organiza webinar sobre transportes inteligentes, ecológicos e integrados

    AEP e CEiiA promovem acção para jovens empreendedores e empresas criadas há menos de dois anos. O último deste ciclo será dedicado à mobilidade nas cidades de amanhã

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    A AEP – Associação Empresarial de Portugal, no âmbito do projecto Desafios 5.0, está a organizar um ciclo de webinars para despertar e consciencializar jovens empreendedores e empresas com menos de dois anos para a criação de ideias de negócio inovadoras.

    O último webinar deste ciclo é no dia 28 de Março e contará com a visão do director do CEiiA by CoLAB Smart & Sustainable Living (S2uL), Vladimiro Feliz, sobre a mobilidade nas cidades do amanhã.
    Ao criar, em Novembro de 2021, o projecto Desafios 5.0, o objectivo da AEP foi incentivar um novo perfil de empreendedor, com ideias inovadoras e criativas, que possam responder aos desafios do novo paradigma de evolução da sociedade.
    Este ciclo de webinars, que faz parte da actividade Meet and Learn, abordou temas tão diversos como saúde, biologia, mobilidade, energia, ambiente, sociedade e segurança.

    Para além dos webinars, a actividade Meet and Learn também inclui Meetups em empresas (visitas técnicas a empresas para proporcionar contacto entre empreendedores e empresários) e o Ecosystem Tour (visitas a Hub, incubadoras e aceleradoras).

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    Vanguard Properties lança novo posicionamento focado no detalhe e a dimensão emocional da marca.

    Sob o mote “a Vanguard está nos detalhes”, a promotora coloca a narrativa da marca no centro da estratégia, para dar maior ênfase ao cuidado que os projectos merecem e o impacto que estes têm na vida das pessoas

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    Sob o mote “a Vanguard está nos detalhes”, a promotora Vanguard Properties apresentou esta quinta-feira, dia 16, um novo posicionamento da sua marca, marcando uma mudança na forma como comunica com os seus stakeholders. A campanha, desenvolvida pela DJ, destaca a atenção ao detalhe e a dimensão emocional que definem a marca.

    Desra forma, a empresa coloca a narrativa da marca no centro da estratégia, deixando em segundo plano as características técnicas dos projectos imobiliários para dar maior ênfase ao cuidado que estes merecem e ao impacto que estes têm na vida das pessoas.

    Duarte Zoio, chief communications officer da Vanguard Properties, sublinha a importância deste reposicionamento: “Na Vanguard, nunca quisemos apenas desenvolver imóveis e grandes projectos. Queremos construir histórias, memórias e experiências. Este novo posicionamento reflecte o que sempre esteve no nosso ADN: atenção obsessiva aos detalhes, não apenas nos projectos, mas também na forma como comunicamos”.

    A DJ, agência responsável pela criatividade, apostou numa abordagem minimalista, mas emocionalmente impactante, alinhada com os valores de elegância e singularidade da Vanguard. “A obsessão com o detalhe é isso mesmo: abordar cada pormenor (mesmo aqueles que parecem insignificantes) com o nível máximo de atenção, cuidado e rigor”, referiu Diogo Anahory, director criativo da agência.

    Um dos pilares fundamentais da Vanguard Properties assenta na atenção ao detalhe, especialmente visível nas áreas comuns, equiparáveis a hotéis de luxo, assim como a integração de peças de artistas de referência que conferem a estes espaços uma dimensão cultural e estética. Neste momento, a promotora conta no seu portfolio com 22 projectos, urbanos e turísticos, em Lisboa, Oeiras, Algarve e Comporta, num investimento total superior a 1.5 mil milhões de euros.

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    Martin Erlandsson integra Grupo BIMobject

    O especialista em Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), com vasta experiência em declarações ambientais de produtos (EPD) e soluções de ACV para edificações integrará a partir de Março o grupo

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    O Grupo BIMobject anuncia que Martin Erlandsson, professor adjunto no KTH, integrará a empresa a partir de Março de 2025. Martin é um especialista internacionalmente reconhecido em Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), com vasta experiência em declarações ambientais de produtos (EPD) e soluções de ACV para edificações. Além disso, Martin trabalha na digitalização de produtos de construção no contexto do Passaporte Digital de Produtos (DPP). Ele junta-se à empresa vindo do Instituto Sueco de Pesquisa Ambiental IVL, onde ocupava o cargo de director de Desenvolvimento de Negócios.

    “Ter especialistas como Martin Erlandsson na nossa equipe é um passo importante na missão de nos tornarmos o principal fornecedor mundial de informações sobre produtos de construção, preferido por arquitectos, engenheiros, empreiteiros e proprietários de imóveis”, afirma Martin Lindh, CEO do Grupo BIMobject. “À medida que continuamos a crescer e inovar na digitalização de informações sobre produtos, a experiência de Martin Erlandsson será uma adição importante nos nossos esforços de desenvolvimento de produtos e mercados, tanto para o bim.com quanto para o EandoX”

    “Estou animado por me juntar ao Grupo BIMobject em um momento tão empolgante de sua trajectória”, afirma Martin Erlandsson. “Partilho o compromisso  assumido da empresa em construir de forma mais rápida, inteligente e sustentável e estou ansioso para contribuir para seu sucesso contínuo”.

    O BIMobject conecta e digitaliza a indústria da construção, para que possa construir de forma mais inteligente, rápida e sustentável. O bimobject.com é o mercado global para produtos de construção, ajuda milhões de arquitectos e engenheiros todos os anos a encontrar os produtos e informações certos para seus projectos.

     

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    Dstgroup distinguido pelo terceiro ano como “Top Employer 2025”

    O grupo de Braga conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, o certificado de “Top Employer 2025”, atribuído pelo TOP Employers Institute, entidade internacional que avalia e audita as melhores práticas de RH nas organizações de todo o mundo, tendo por base a HR Best practices survey

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    O programa de certificação do Instituto holandês é desenvolvido a partir de uma metodologia global, que contempla seis dimensões de RH, divididas em 20 subtópicos. O Top Employers Institute avaliou o Dstgroup em categorias como Estratégia de Pessoas, Ambiente de Trabalho, Aquisição de Talentos, Aprendizagem, Bem-estar e Diversidade e Inclusão, entre outros.

    “Ser certificado como Top Employer é uma prova da nossa dedicação e comprometimento em implementar excelentes políticas de RH e práticas de gestão de pessoas com o intuito de melhorar o mundo do trabalho”, afirma José Machado, director de Recursos Humanos do Dstgroup.

    O programa certificou e deu visibilidade a mais de 2.300 empresas de 121 países dos cinco continentes. Em Portugal, apenas 40 empresas cumprem os requisitos mínimos, sendo o Dstgroup o único na sua área de negócio que conta com esta certificação.

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    Sanjotec e Cleanwatts criam CER

    As duas entidades portuguesas juntam-se para criar a primeira Comunidade de Energia Renovável com estas características específicas num parque de ciência e tecnologia em Portugal, o que vai gerar poupanças superiores a 700 mil euros, evitar mais de 80 toneladas de emissões de CO2 por ano e beneficiar mais de 40 famílias e negócios em São João da Madeira

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    A SANJOTEC vai criar e acolher uma Comunidade de Energia Renovável (CER) pioneira num parque de ciência e tecnologia em Portugal, com o apoio da Cleanwatts, empresa climate tech portuguesa.

    As entidades começam o ano a assinar contrato para um projecto inovador, consequente de um concurso público promovido pela SANJOTEC. A Cleanwatts vai implementar a CER, com uma potência instalada de 260 kWp, nas instalações da SANJOTEC, incubadora e Parque de Ciência e Tecnologia localizado em São João da Madeira, no distrito de Aveiro.

    A criação desta nova CER surge para produzir poupanças significativas e promover a sustentabilidade e eficiência energética local. A Cleanwatts estima que a SANJOTEC consiga uma poupança superior a 700 mil euros durante a vida útil da instalação. Além disso, estima-se que em 20 anos todos os membros desta comunidade, que poderão ser mais de 40 famílias e negócios locais, possam acumular uma poupança estimada em cerca de 20 mil euros. Do ponto de vista ambiental, será possível evitar mais de 80 toneladas de emissões equivalentes de CO2 por ano.

    Maria João Benquerença, directora de Comunidades de Energia Renovável da Cleanwatts, sublinha que “este contrato com a SANJOTEC prova que as Comunidades de Energia Renovável podem ser implementadas em diversos contextos, estimulando a inovação e a sustentabilidade, pelo que estamos entusiasmados por estabelecer uma comunidade pioneira num parque tecnológico em Portugal, promovendo um impacto ambiental positivo em São João da Madeira e em consonância com os desafios da transição energética.”

    Jorge Sequeira, presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira e da SANJOTEC, reforça que esta Comunidade de Energia Renovável “posiciona São João da Madeira na vanguarda da transição energética e demonstra como o sector público e privado podem trabalhar juntos para beneficiar tanto o ambiente como a nossa região. Além disso, é um exemplo de como no nosso Parque temos em consideração o compromisso tecnológico aliado à sustentabilidade e aos desafios do futuro. “

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    Nova flagship store da Azulaico alia arte e arquitectura

    Localizado no Porto, o espaço apresenta um conceito inovador, oferecendo aos visitantes uma fusão harmoniosa entre design, arte e cultura, com obras exclusivas criadas para a loja

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    A Azulaico, empresa especialista em soluções premium para arquitectura e design de interiores, abriu recentemente a sua flagship store na cidade do Porto. O espaço apresenta um conceito inovador, oferecendo aos visitantes uma fusão harmoniosa entre design, arte e cultura, com obras exclusivas criadas para a loja.

    Mais do que apenas uma loja concebida para a exposição de artigos de banho e cerâmicas de revestimento de um universo de marcas de alta gama, nacionais e internacionais, a nova Azulaico (o quinto espaço da marca em Portugal) é um laboratório criativo especialmente desenhado para arquitectos e designers.

    Desenhado pelos arquitectos Fernando Coelho e Miguel Diogo, o espaço é uma montra de obras-primas exclusivas criadas por designers internacionalmente famosos. “Imaginámos este espaço como um destino onde os nossos clientes podem explorar e descobrir peças que não apenas elevam os seus projectos, mas também contam histórias apaixonantes e originais sobre inovação, modernidade e design”, afirma Óscar Magalhães, director geral da Azulaico.

    Entre as peças em exposição destaca-se a “Vita”, da Gessi, uma torneira sustentável que permite reduzir o uso de plástico, água e energia, fornecendo água lisa e gaseificada, com vários níveis de personalização. Também única em exposição no país, a banheira “Cava”, com design do Studio Monica Graffeo, é uma peça intemporal e exclusiva, que surge da combinação do conceito de ânfora, um objecto de memória projectado para conter água, com um material antigo e precioso como o mármore. Ou ainda as colunas de chuveiro “Axor”, desenvolvidas em colaboração com Philippe Starck, que apresentam os requisitos de um produto estético, durável, minimalista no design, mas preciso na operação, e celebram o luxo da água e o prazer de tomar banho ao ar livre.

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    ERA Portugal regista crescimento de 22% em 2024

    Era supera os 100 milhões de euros de facturação naquele que é o melhor ano de sempre. A facturação anual subiu +22% face a 2023, com especial destaque para a performance do 2º semestre (+33% em relação ao período homólogo)

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    A ERA Portugal acaba de divulgar os resultados globais da operação referentes a 2024. Os principais indicadores reflectem um crescimento exponencial do negócio ao longo do ano, resultando no melhor ano de sempre da empresa.
    A facturação anual da rede ERA rondou os 102 milhões de euros, o que significa um crescimento +22% face a 2023. Para este resultado muito contribuiu a performance da operação no 2º semestre, no qual se registou um aumento de +33% em relação ao mesmo período de 2023. O crescimento apenas do 4º trimestre do ano foi de +49% e Dezembro foi o melhor mês de sempre com uma facturação superior a 11 milhões de euros.

    “Apesar de 2023 não ter sido o melhor dos anos para todo o sector e, consequentemente, também para nós, a verdade é que em 2024 nos conseguimos superar a todos os níveis. O forte investimento em expansão e tecnologia potenciaram estes resultados. Por um lado, a expansão da rede, abriram-se 19 novas agências em 2024 (+25% face a 2023). Por outro lado, a aposta na tecnologia trouxe-nos um crescimento mais sustentável, garantindo maior produtividade às nossas equipas através de, entre outras, algumas ferramentas de marketing digital, que vieram agilizar e optimizar o negócio”, justifica Rui Torgal, CEO da ERA Portugal.

    Em 2024, o valor dos negócios transaccionados pela ERA rondou os 2 mil milhões de euros. Se o foco forem apenas o número de transacções efetuadas ao longo do ano, a subida é de +12% face ao período homólogo. Já o ticket médio em 2024 das vendas no segmento residencial foi de 200.566€, o que representa uma subida de +2% em relação a 2023 no mesmo segmento.

    “Outro dos factores decisivos para os recordes atingidos em 2024 passou por um reforço da aposta na formação interna que, por sua vez, redundou num melhor serviço prestado e numa maior profissionalização do sector, que tem sido uma das nossas bandeiras. Em 2024 realizámos 75 acções de formação, num total de 880 horas, que contaram com 1333 participantes. Tivemos ainda a uma grande preocupação de descentralizar a par da expansão da nossa rede, desenvolvendo formações em Lisboa, Porto, Viseu, Algarve, Funchal e Ponta Delgada”, explica Rui Torgal.

    Dezembro a surpreender a nível de angariações

    A ERA teve aproximadamente 37.000 novos imóveis para venda em 2024, o que significa uma certa estabilidade ao nível deste indicador (+0,5% apenas no 2º semestre do ano face ao período homólogo).
    Os números indicam que não existem grandes alterações do lado da oferta no mercado, tal como acontece de há muitos anos a esta parte, mas Dezembro registou valores atípicos ao apresentar uma subida de +15% face ao mesmo período de 2023.

    2024 voltou a ser um ano no qual a ERA registou um crescimento dos clientes compradores (+11% face a 2023), o que demonstra a crescente pressão do lado da procura no mercado. Esta pressão acentuou-se no 2º semestre do ano, no qual o crescimento foi de +11% face ao 1º semestre e +24% em relação ao período homólogo.
    Já no que respeita aos clientes vendedores, apesar de uma quebra no 1º trimestre face ao período homólogo, em todos os restantes trimestres se registaram subidas no neste indicador: +3% no 2º trimestre, +4% no 3º trimestre e +6% no último trimestre do ano.

    Estes números evidenciam um maior dinamismo no mercado, que foi crescendo ao longo do ano, considera a empresa.

    Os portugueses continuam a ser a nacionalidade que mais compra na rede ERA, representando 78,4% dos clientes em 2024 (+4,2 pontos percentuais face a 2023). Nas restantes nacionalidades, não se registaram grandes alterações face a 2023. Apenas dois destaques: a Ucrânia trocou de lugar com a Espanha e a Rússia entra para o TOP10, que é liderado pelo Brasil, seguido do Reino Unido e França.

    “Apesar do cepticismo provocado no sector por um ano de 2023 bastante desafiante, sempre estive confiante de que 2024 poderia ser um ano ímpar para nós em termos de negócio. As medidas lançadas pelo actual Executivo de incentivo à compra de casa por parte das gerações mais jovens veio trazer uma dinâmica muito importante ao mercado, sobretudo no 2º semestre, sustentada também por um contexto macroeconómico mais favorável devido, principalmente, à redução das taxas de juro. No entanto, os números apontam para um crescimento da ERA acima dos valores de mercado, o que indica que ganhámos quota de mercado. Agora, com a barreira simbólica dos 100 milhões ultrapassada, o objectivo é duplicar este registo nos próximos cinco anos, como havíamos projectado aquando da mudança do modelo de negócio em 2023”, conclui Rui Torgal.

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    A nova caixa de pavimento estanque Simon K|45

    A empresa de material eléctrico e design de iluminação e sistemas de controlo e de conectividade, lançou a sua nova gama de caixas de pavimento estanques Simon K|45

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    Em ambientes como centros comerciais, hospitais, centros desportivos, aeroportos ou terraços exteriores, a segurança e a conectividade são essenciais. A Simon lançou a sua nova gama de caixas de pavimento estanques Simon K|45, uma solução avançada concebida para garantir uma protecção total em quaisquer condições, sem renunciar à estética ou à funcionalidade.

    Foi concebida para satisfazer as mais elevadas exigências em instalações interiores e exteriores, oferecendo um desempenho fiável em espaços com muita afluência. O seu design robusto garante uma excelente resistência às intempéries, aos impactos e ao pó. Com a tampa fechada, oferecendo uma resistência IK08 para suportar até 2000 kg de carga e protecção IP66, estas caixas garantem uma estanquidade total. Além disso, as opções para piso técnico e pavimento garantem uma ligação segura e duradoura, adaptando-se às necessidades específicas de cada espaço.

    O design da cubeta foi especialmente concebido para garantir uma passagem adequada dos cabos em instalações de voz e dados, a fim de promover a conectividade de alta velocidade, que é crucial nos ambientes tecnológicos actuais. A nova gama permite também uma melhor integração estética no ambiente, com uma redução de até 30% do tamanho do produto, o que facilita a sua instalação em pisos técnicos e pavimentos, sem sacrificar o espaço ou o desempenho.

    Além disso, a caixa de pavimento estanque Simon K|45 inclui inovações concebidas para facilitar tanto a instalação como a manutenção. A tampa articulada permite um acesso fácil para ligação de cabos e uma nivelação perfeita da tampa quando não existem cabos salientes. O sistema de drenagem incorporado na cubeta garante a evacuação eficiente de qualquer líquido que penetre no interior por meio de um tubo de silicone ligado a um ralo, evitando a acumulação de água ou humidade que possa danificar os componentes eléctricos. Este design também inclui cones estanques que mantêm a protecção IP no acesso aos cabos e uma tampa de protecção para evitar a entrada de agregados durante a colocação do pavimento.

    A instalação da caixa de pavimento estanque é muito simples, sendo realizada com apenas três componentes básicos: a cubeta, a unidade porta-mecanismos e as funções necessárias, o que reduz o tempo de montagem. Além disso, os acessórios incluídos permitem o nivelamento da cubeta em pisos irregulares e asseguram uma protecção adicional com a utilização de tubos para obter a classificação IP54.

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    Exportações portuguesas de madeira e mobiliário ganham destaque no Reino Unido

    De 19 a 22 de Janeiro, cinco marcas de mobiliário nacional estarão em território britânico para participar na January Furniture Show 2025. A presença portuguesa é organizada pela AIMMP

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    “A Indústria de Madeira e Mobiliário em Portugal tem sabido resistir e adaptar-se aos desafios impostos pelo Brexit, mantendo um crescimento consistente no mercado britânico. Em 2023, as exportações para o Reino Unido registaram um aumento de 18%, em comparação com 2020, demonstrando a capacidade de reinvenção e resiliência do sector”, refere a Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, AIMMP.

    Reconhecendo a importância estratégica deste destino, a AIMMP tem apostado em acções de promoção internacional neste mercado, levando um conjunto de empresas portuguesas de design de interiores e mobiliário a participarem em diversas iniciativas de promoção.

    Uma estratégia que tem dado frutos e que terá continuidade em 2025. Nesse sentido, a associação está a organizar a participação portuguesa no certame “January Furniture Show 2025” que decorre já na próxima semana, em Birmingham, de 19 a 22 de Janeiro, e na qual participarão as empresas A. Freitas Barbosa, Muranti, Ronfe, Temahome e X8 Solutions Group.

    A January Furniture Show, que acontece há mais de 34 anos, é considerada a “home” no Reino Unido para o design de interiores premium e irá decorrer no National Exhibition Centre (NEC), em Birmingham.

    Os desafios do Brexit

    O cenário pós-Brexit trouxe novos constrangimentos ao sector, desde questões logísticas a barreiras tarifárias e burocráticas, mas também abriu portas para explorar abordagens mais inovadoras e relações comerciais mais próximas.

    “O Reino Unido continua a ser um mercado estratégico para o sector de madeira e mobiliário, não só pelo volume de negócios que representa, mas porque desafia as nossas empresas a serem ainda mais competitivas e criativas. A nossa presença na January Furniture Show 2025 é uma oportunidade para reafirmarmos a força do design português e conquistarmos novas posições de destaque”, afirma Vítor Poças, presidente da AIMMP.

    Além de promover o design e a inovação, a participação portuguesa na feira alinha-se com os esforços do sector para diversificar mercados e aumentar a internacionalização. A AIMMP desempenha um papel crucial neste processo, proporcionando às empresas o suporte necessário para superar barreiras e alcançar novos patamares de notoriedade.

    Nos últimos 10 anos, a indústria de madeira e mobiliário duplicou as suas exportações, representando hoje mais de 3 mil milhões de euros por ano e contribuindo com mais de 4% para o PIB nacional. Esta trajectória de crescimento é o reflexo da aposta na inovação, tecnologia, sustentabilidade e na capacidade de adaptação dos empresários portugueses a contextos desafiantes.

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    Ricardo Valente, director geral da Savills Porto

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    Ricardo Valente nomeado novo director-geral da Savills Porto

    O anterior vereador da Câmara Municipal do Porto, irá liderar uma equipa de 32 profissionais, trazendo consigo uma “vasta experiência” e uma visão “única” para reforçar a presença e o crescimento da empresa na região

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    A Savills Portugal anuncia a nomeação de Ricardo Valente como director-geral da Savills Porto, colocando-o à frente das operações da consultora no Norte do país. O anterior vereador da Câmara Municipal do Porto, irá liderar uma equipa de 32 profissionais, trazendo consigo uma “vasta experiência” e uma visão “única” para reforçar a presença e o crescimento da empresa na região.

    “Além da excelente pessoa que é, o Ricardo tem um percurso ímpar com uma experiência resultante de um percurso que combinou o mundo corporativo, a academia e, nos últimos anos, a esfera pública, que lhe proporciona uma visão global, abrangente e moderna. A sua liderança será sem dúvida uma mais-valia para a Savills Portugal e para o desejado impulso que pretendemos conferir à nossa presença no Norte do País. Mantendo-nos fiéis aos nossos padrões de qualidade e inovação nos serviços que prestamos, estamos certos que os nossos clientes rapidamente irão sentir o impacto da presença na Savills de alguém que, no âmbito das Equipas em que participou, prestou um serviço tão elevado para a Cidade do Porto, para o Norte do País e consequentemente para Portugal”, destaca Paulo Silva, head od Country da Savills Portugal.

    Já para Ricardo Valente, esta foi uma proposta “irrecusável”. “É um desafio deveras aliciante num momento de enormes desafios, mas também de oportunidades para o país. O Porto e o Norte de Portugal podem esperar um reforço na criação de valor para os territórios e seus agentes económicos por parte das equipas da Savills”, acrescenta o novo director-geral da Savills Porto.

    Com mais de 30 anos de experiência nas áreas de economia, empreendedorismo, finanças e gestão autárquica, Ricardo Valente tem desempenhado, desde 2016, papéis de destaque na Câmara Municipal do Porto, incluindo o de vereador da Economia, Turismo e Comércio, bem como vereador das Finanças, Actividades Económicas e Fiscalização e vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo. Adicionalmente, foi administrador Não Executivo da Porto Vivo, SRU, e presidente do Conselho de Administração da GO Porto – Gestão e Obras.

    Ricardo Valente é também professor há 30 anos na Faculdade de Economia da Universidade do Porto nas áreas de finanças empresariais e gestão do risco, exercendo ainda funções na Porto Business School.

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    Efacec assina contrato com 3ª maior empresa de energia alemã

    Efacec conquista contrato na Alemanha para fornecimento de mais de 2.600 transformadores de distribuição, ao longo dos próximos cinco anos

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    A Efacec assinou um acordo-quadro com a alemã EnBW para o fornecimento de milhares de transformadores de distribuição. Desde o início de 2024 até ao final de 2028, é previsto o fornecimento de mais de 2,600 transformadores de distribuição ao longo dos 5 anos de contrato, com um valor potencial de dezenas de milhões de euros.

    O acordo enquadra-se na estratégia de longo prazo da Efacec de construir parcerias com as principais utilities europeias, assegurando encomendas regulares de transformadores de distribuição durante um longo período. Uma conquista que reflecte ainda a capacidade da empresa portuguesa em cumprir com sucesso processos de qualificação técnica altamente exigentes com os seus transformadores de distribuição.

    “Este acordo vem reforçar a nossa posição no mercado dos transformadores e no panorama europeu da transição energética. Estamos confiantes que esta nova parceria com a EnBW revela um potencial muito significativo para desenvolvimentos noutras áreas de negócio, estendendo-se a outros produtos como os transformadores de potência, ou até mesmo a outras empresas do grupo Efacec”, afirma Michael Silva, Chief Commercial Officer da Efacec.

    A EnBW Energie Baden-Württemberg AG, ou simplesmente EnBW, é uma empresa de energia cotada em bolsa, com sede em Karlsruhe, Alemanha. A EnBW está sediada no estado alemão de Baden-Württemberg, na Alemanha, e serve mais de 5 milhões de clientes B2B e B2C. Desde o final de 2010, a empresa é detida maioritariamente e em partes iguais pelo Estado e pelos distritos reunidos na OEW (Zweckverbund Oberschwäbische Elektrizitätswerke). Com mais de 28,000 trabalhadores, apresentou um volume de negócios de mais de 44,4 mil milhões de euros em 2023, sendo a terceira maior empresa de energia da Alemanha.

    “A nossa colaboração com a Efacec é um passo fundamental para o reforço da nossa infraestrutura de distribuição. Com este acordo, estamos a associar-nos a uma empresa que se caracteriza por um desempenho técnico estável e de elevada qualidade, bem como pela sua fiabilidade. A entrega de mais de 2.600 transformadores de distribuição irá ajudar-nos a modernizar as nossas redes, bem como a atingir os nossos objetivos de sustentabilidade. Estamos confiantes de que esta parceria não só aumentará a nossa eficiência, como contribuirá significativamente para a transição energética na Alemanha, à medida que trabalhamos em conjunto para um futuro com impacto neutro no clima.”, refere Lilia Bernau, da EnBW.

    Com este novo contrato, a Efacec empresa portuguesa atesta o seu compromisso em ajudar no rápido e urgente processo em curso de reforço das redes de electrificação europeias, contribuindo assim para a descarbonização da indústria.

     

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