Prevemos um crescimento entre os 1,5% e os 4,5%” no segmento profissional
Disponibilidade, rapidez e preço justo são as principais necessidades dos clientes profissionais, cujo volume de vendas na Leroy Merlin já ultrapassou os 140 M€. Para este segmento, a empresa prepara, ainda este ano, o lançamento de linhas de crédito dedicadas, reforço de gamas e de stocks, assim como uma equipa com formação específica
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O segmento profissional tem vindo a crescer acima da inflação e conta com “uma forte ambição” para 2023, com “um conjunto de soluções personalizadas, desenhadas a pensar no cliente profissional”, confirma ao Construir, Pedro Cabral, director de Negócio PRO na Leroy Merlin Portugal. Apesar da incerteza económica, “a procura ainda se situa num bom patamar”
Qual foi o volume de negócios referente à área Leroy Merlin PRO?
Considerando todos os canais, desde as 50 lojas físicas que temos espalhadas pelo país ao online, hoje já temos mais de 40 mil clientes e um volume de vendas acima dos 140 milhões para o cliente PRO.
Sendo esta uma área em crescimento qual o investimento previsto para responder a esta estratégia?
Esta é considerada uma área estratégica para a empresa e o investimento está de acordo com a sua relevância, tanto a nível online como offline. A nossa ambição para o futuro próximo é duplicar os meios dedicados a este target e conseguir ter uma equipa com cobertura nacional, que será ainda mais reforçada com a formação específica que estamos a preparar nos domínios de produto, noções comportamentais e ofício.
Quais as necessidades específicas que identificam no cliente profissional?
Com uma postura e comportamento de compra claramente diferente, o cliente profissional tem como principais necessidades a disponibilidade, a rapidez e o preço justo. A Leroy Merlin tem como objectivo, mais do que ser um mero fornecedor de produto, acima de tudo ser um parceiro de confiança que vá de encontro às diversas necessidades desta tipologia de cliente, tais como uma visita ao negócio com muito mais frequência, promoção de um DATA mais regular, a procura de uma visita mais ágil, encomendas mais complexas, o negociar do preço, um digital adaptado, um conhecimento especialista que procura marcas, produtos ou serviços, uma logística taylor made e um sistema de conta corrente.
Tendo já uma actuação pensada para os profissionais, que outras iniciativas estão previstas a curto prazo para este segmento?
Em 2023, vamos implementar uma série de soluções personalizadas, desenhadas a pensar no cliente profissional que nos procura e que mantém a confiança na Leroy Merlin enquanto parceiro preferencial para as suas necessidades de produto. Além de preços especiais e de campanhas exclusivas, iremos ter linhas de crédito dedicadas, que nos permitirá oferecer condições de pagamento extra para clientes profissionais. Adicionalmente, aumentaremos a gama em variedade e disponibilidade, integrando mais soluções, marcas reconhecidas do mercado e vamos reforçar o stock em mais de 1500 referências.
Estas iniciativas vêm juntar-se a outras já existentes desde 2021, como a criação do Assessor Profissional, um colaborador Leroy Merlin que tem como principal responsabilidade a gestão de uma carteira de Clientes PRO, acolhendo, escutando, aconselhando e acompanhando de forma omnicanal e personalizada, assegurando uma relação de confiança e continuada no tempo com o cliente. Desta forma, acreditamos que estamos no bom caminho para conseguirmos responder a todas as necessidades específicas que identificamos nesta categoria de cliente.
Perante a incerteza da economia e do aumento generalizado dos preços das matérias-primas, sentem de alguma forma algum abrandamento nesta área de actividade?
De momento, não é essa a nossa visão. Crescemos acima da inflação e temos uma ambição forte para 2023. Acreditamos que a procura ainda se situa num bom patamar apesar da incerteza económica e da inflação. Ainda existe procura tanto para construção nova, como para reabilitação ou para manutenção. Nesse sentido, prevemos um crescimento entre os 1,5% e os 4,5%, já contando com as licenças de construção aprovadas, mas cuja obra não avançou.
Segundo os dados mais recentes do INE, referentes a Novembro de 2022, os custos de construção de habitação nova subiram 11,7% comparativamente a 2021. Assim, e perante este contexto, é agora mais importante do que nunca para os clientes profissionais contarem com parceiros como a Leroy Merlin que dispõem do bom conhecimento para alcançar o resultado desejado e evitar custos dispendiosos.
As nossas equipas estão sensíveis a estes fenómenos, com propostas claras e concretas de adaptação no sentido de mitigar impactos.
Numa perspectiva de crescimento da marca, ponderam a aquisição de activos que possam contribuir para esse objectivo?
A Leroy Merlin é uma empresa responsável com o impacto positivo e comprometida com os clientes. Neste sentido está constantemente a testar novos modelos e soluções para melhor servir todas as comunidades, sejam elas o reforço de activos existentes ou alargamento do parque físico (lojas e entrepostos) ou online. Este ano, teremos investimentos fortes com uma nova plataforma online, bem como com a construção de um entreposto de grandes dimensões. Mas não é só no meio físico que nos reforçamos, pois como já referi anteriormente ampliamos as equipas em quantidade e qualidade, através do upskilling e do reskilling, trazendo mais conhecimento e confiança, bem como garantindo uma visão clara das novas tendências de mercado, seja em produto, técnicas e aplicações.