Economia circular e redes sociais no sector da construção e dos materiais em análise pela AICEP
A AICEP acaba de publicar um relatório sobre o impacto da economia circular e outro dedicado ao social media no sector dos materiais de construção, duas tendências que, segundo a agência, o sector não pode ignorar

CONSTRUIR
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
O sector dos materiais de construção é um dos que mais exige a adopção de práticas sustentáveis como a limitação de resíduos ou a reutilização de materiais, no quadro de uma abordagem baseada na economia circular. As redes sociais são também uma ferramenta importante para o desenvolvimento de negócios neste sector. Argumentos que levaram a AICEP a debruçar-se sobre os temas. As análises, Economia Circular nos Materiais de Construção e Optimização dos Social Media nos Materiais de Construção, estão agora disponíveis na plataforma online da AICEP.
Ambos os trabalhos integram o projecto Tendências em Gestão e Marketing Internacional cujo objectivo é identificar as principais tendências internacionais que podem tornar as empresas exportadoras mais competitivas.
É abordado o conceito da economia circular e a forma como tem sido aplicado no sector da construção na Europa. A reutilização, reparação ou reciclagem permitem aumentar o ciclo de vida dos materiais de construção e, para além disso, os cidadãos e as empresas estão hoje dispostos a pagar mais pela aquisição de bens duráveis.
A aposta na economia circular é simultaneamente uma necessidade e uma oportunidade para as empresas de construção, atendendo a que o sector é responsável por cerca de um terço dos resíduos produzidos na União Europeia. A transição para uma estratégia de economia circular não é rápida nem fácil e tem impacto nas várias fases da construção, do design dos edifícios à reciclagem dos materiais em fim de vida, passando pela construção eficiente e a extensão de vida útil do edifício.
Quanto à optimização do recurso aos social media pelas empresas de materiais de construção, é abordada a forma como as redes sociais podem promover o negócio B2B, a importância de escolher cuidadosamente aquelas em que se está presente e de definir uma estratégia específica em cada caso.