Filipe Morgado
“Agora, mais do que nunca, o cliente é o nosso principal foco de atenção”
Cliente, competitividade e inovação são os principais eixos que unem a Morgado & Ca e que lhe permitem fazer face às oscilações do mercado. Os desafios que as empresas estão a enfrentar têm sido colmatados com a crescente preocupação pela eficiência, conforto e respeito das exigências legais
CONSTRUIR
Investimento imobiliário 3º trimestre de 2024 inicia retoma de performance
Lisboa recebe fórum europeu sobre eficiência energética em edifícios
CMM promove seminário “Portugal Steel” na Concreta
Recuo do IVA a 6% na construção para habitação
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sendo certo que hoje não vivemos sem um smartphone, sem uma ligação a uma app, sem estarmos conectados a uma nuvem, a Morgado & Ca, que actua no mercado da domótica e automação, tem sabido aproveitar as actuais soluções para criar serviços cada vez mais extensíveis e integrados. Ao Construir, Filipe Morgado, CEO da Morgado & Ca, destaca, a integração do sistema View Wireless nas aparelhagens VMAR ou a solução domótica que permite “a sustentabilidade luminotécnica dos edifícios” pensado para as empresas
Que balanço fazem deste ano?
A subida das taxas de inflação está a encher muitas páginas de jornais e a criar muitos efeitos colaterais principalmente no que respeita às matérias-primas que, por motivos da pandemia, que se arrastam desde 2020 e agora acentuada pela guerra, está a levar os fabricantes a ter de encontrar outros mercados e a estabelecer outras parcerias para poder dar resposta às necessidades impostas pelos mercados.
Paralelamente a toda esta situação, registamos o aumento considerável do preço dos combustíveis, do gás e da energia, e como consequência inequívoca assistimos a um crescente continuo do aumento dos preços dos produtos traduzindo-se numa grande instabilidade comercial.
Mas este período também tem trazido pontos positivos, principalmente no que se relaciona com novos projectos tanto na área do terciário como na área do turismo.
Imagino que também a vossa empresa sinta alguns efeitos da crise que estamos a viver. Neste sentido quais os desafios com que se têm deparado?
Claro que sim, estamos num mundo global onde tudo acontece e a Morgado & Ca não é excepção. A experiência diz-nos que, para fazer face às surpresas negativas provocadas pela movimentação dos mercados, é fundamental mantermo-nos competitivos, que é um dos grandes objectivos da Morgado & Ca.
O cliente é para nós, desde sempre e agora mais do que nunca, o nosso principal foco de atenção. A isso juntamos a gestão de um serviço de qualidade, com capacidade de cumprimento de prazos de entrega, em todas as áreas de negócio principalmente na área da automação, o que com o aumento dos custos energéticos e das matérias-primas se traduzem hoje num grande desafio. A todo este jogo temos ainda de associar mais uma regra, que é uma atenção redobrada ao valor/preço aquando da tomada de decisão final.
O sector onde a Morgado & Cª actua tem sido dos que mais cresceu nos últimos anos. de que forma é que o mercado tem respondido a este crescimento, a esta necessidade?
O sector do material eléctrico está cada vez mais ligado à tecnologia / eficiência energética. Hoje não vivemos sem um smartphone, sem uma ligação a uma APP, sem estarmos conectados a uma nuvem.
A Morgado & Ca, como empresa inovadora que é e associada que está a marcas onde a tecnologia se apresenta como uma fonte de I&D, continua a manter a sua principal preocupação em oferecer soluções, onde a segurança, o bem-estar e a sustentabilidade com base na eficiência energética e diminuição de custos energéticos esteja ao alcance de todos. Temos verificado um aumento da procura por soluções mais tecnológicas e constatado um aumento da preocupação quando o assunto é eficiência energética.
Desde o estudo, ao projecto, passando pelo aconselhamento, até ao produto, hoje temos uma vasta oferta direccionada e pensada para cada necessidade. As soluções de domótica, automação, building automation e Smart-Automation, através das soluções expansíveis da nossa representada VIMAR e em particular do sistema de automação integrado BY-ME, também controlado através de App, têm sido uma aposta da nossa empresa para garantir um maior conforto (através da automação de cortinas e persianas, controlo da iluminação e sistema de som e imagem) e uma maior eficiência energética, nomeadamente na gestão de cargas, controlo ambiente da temperatura e optimização de energia.
Este sistema permite a gestão da energia de forma mais responsável, sem perder qualidade, através de soluções evoluídas capazes de optimizar os consumos, permitindo poupanças até 50%.
Na busca pela eficiência, conforto e respeito das exigências legais, a automação para edifícios adquire uma importância cada vez maior. Afinal, o controle inteligente do edifício ajuda a analisar o potencial económico de energia, o que leva a uma melhoria do desempenho. O mundo da automação está cada vez mais complexo, os edifícios tornam-se cada vez mais inteligentes, exigem cada vez mais tecnologia, o que representa um desafio para o sector da engenharia eletrotécnica e civil.
Outra solução que a Morgado & Ca desenvolveu prende-se com a sustentabilidade luminotécnica dos edifícios. Estamos a falar de um produto financeiro, pensado em exclusivo para os clientes empresariais, que tem como objectivo promover a melhoria da iluminação nos edifícios das próprias empresas, com diminuição nos custos fixos de energia, impacto ambiental, enquanto contribui para o aumento da produtividade de quem nelas trabalha, não esquecendo que a luz é um dos grandes influenciadores de bem-estar.
Neste sentido, como perspectivam o vosso crescimento e em que áreas de actuação irão focar a vossa estratégia?
A nossa estratégia foca-se por um lado, no trabalho continuo de solidificação do crescimento da visibilidade da empresa no mercado, por outro lado como uma empresa tecnologicamente avançada com soluções pensadas e projectadas para cada caso concreto, nas áreas: Reabilitação, Projecto, Soluções tecnologicamente avançadas com a domótica e Building Automation KNX, automação industrial.
No caso concreto da Reabilitação, em que muitas vezes há que trabalhar caso a caso, de que forma as vossas soluções se enquadram?
Basicamente através da integração do sistema View Wireless nas aparelhagens VIMAR, que permitem controlar o consumo de energia em qualquer contexto arquitectónico, através da gestão de iluminação, controlo de persianas ou cortinas eléctricas e gerir cenários, com a maior simplicidade através de interruptores unidirecionais clássicos, via app ou directamente por voz.
O View Wireless pode ser adaptado a qualquer sistema de cablagem, com a possibilidade de o tornar integrável ao longo do tempo. Também é ideal para renovações ou para aumentar as funções de um sistema existente.
Tem sido uma opção muito solicitada, por ser ideal para renovações de espaços ou para reabilitações completas residenciais, de comércio e de escritórios, principalmente quando as condições de construção e obra são bastante limitadas.
Para o efeito, as aparelhagens VIMAR utilizam controlos com tecnologia Bluetooth e Zigbee, o que permite uma instalação sem bateria e sem fios. Este é um sistema bastante útil para o apoio a idosos e a pessoas com mobilidade reduzida.
Que tendências antecipam?
Inevitavelmente, a par da eficiência energética, segurança, mobilidade e de alguma consciência ambiental, assistimos a um crescente desenvolvimento da capacidade de expansibilidade dos sistemas de automação, nomeadamente através da possibilidade de poderem integrar um maior número de soluções, com especial destaque para os sistemas Safety & Security (protecção pessoal e material), uma atenção para o aumento da procura por fontes renováveis, E-Mobility