CONSTRUIR
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
Grupo Vantagem alcança o “melhor mês de sempre” em Outubro
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
PCS apresenta sistema construtivo “100% nacional e sustentável!
“Este é o momento de agir com um sentido de Estado, criando condições fiscais favoráveis para o mercado da habitação”
(foto: @André Rolo | Global Imagens)
Inaugurada em 1886, esta ponte histórica, que liga a margem norte à margem sul do rio Douro, permitindo a passagem do Porto para Vila Nova de Gaia, representa um dos mais recentes projectos de grande envergadura da CIN.
Embora a marca esteja presente em muitos projectos de reabilitação, o carácter histórico desta obra revelou-se um grande desafio. Ana Luísa Seara, responsável de marketing técnico da CIN Performance Coatings explica que “a Ponte Luiz I é composta por uma estrutura metálica mista, com muitos detalhes que exigem especiais cuidados nos trabalhos de requalificação e pintura”.
A obra, que teve início a 14 de Outubro de 2021, vai permitir requalificar o tabuleiro inferior da emblemática ponte do Douro. Para este projecto, a CIN forneceu uma solução para a protecção anticorrosiva da estrutura metálica, constituída pelo C-POX PRIMER ZN810, um primário rico em zinco, C-POX PRIMER ZN205, um revestimento epóxi multifuncional pigmentado com óxido de ferro micáceo, pigmento que pela sua forma lamelar potencia a protecção anticorrosiva, e C-THANE S258, um esmalte poliuretano alifático brilhante de excelente resistência à intempérie e à radiação ultravioleta, com performance comprovada na vizinha ponte D. Maria Pia, um projecto de 2009 onde a CIN esteve também envolvida. Por sua vez, a protecção do betão é assegurada pelo produto C-CRYL W680 MATT, um produto com Marcação CE, caracterizado pelas suas excelentes propriedades anticarbonatação.
Com um amplo portfólio nesta área, a CIN já deu cor a várias pontes de norte a sul do país. São várias as referências de obras realizadas em betão, com especial destaque para a Ponte Infante Dom Henrique, Ponte Internacional Vila Nova de Cerveira, Ponte de Mosteiró, Viaduto sobre a autoestrada A4, Ponte da Figueira da Foz e Viaduto sobre o Rio Vouga na autoestrada A1, situadas na região Norte. Por outro lado, no centro do país, distingue-se o Viaduto da Cachofarra, Viaduto Sul da Ponte da Lezíria na Autoestrada A10 e o Viaduto sobre o rio Trancão na autoestrada A1.
Infraestruturas de renome, como a Ponte 25 de Abril (Lisboa), Ponte de São João (Porto), D. Maria Pia (Porto), Ponte Ferroviária de Caminha (Viana do Castelo), Ponte D. Luís (Santarém) ou mesmo a Ponte Eiffel (Viana do Castelo), foram também algumas das infraestruturas, nas quais a CIN esteve presente com os seus produtos