Fórum Sanitop 2022 elegeu como tema “Sustentabilidade nas soluções e no sector”
A sustentabilidade foi o tema em destaque no evento, que reuniu mais de 1300 profissionais, na Exponor, em Matosinhos, no dia 21 de Outubro, entre fabricantes, distribuidores e instaladores de sistemas sanitários e de climatização e eficiência energética
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A sustentabilidade foi o tema em destaque no Fórum Sanitop, que reuniu mais de 1300 profissionais na Exponor, em Matosinhos, no dia 21 de Outubro, entre fabricantes, distribuidores e instaladores de sistemas sanitários e de climatização e eficiência energética.
O evento contou com a presença de mais de 50 expositores, de marcas nacionais e estrangeiras, e com a realização de um conjunto de palestras técnicas, também elas muito participadas.
Numa altura em que o mundo vive preocupado com o impacto das alterações climáticas e, também, com as consequências que a guerra na Ucrânia está a ter na economia europeia, foram várias as novidades divulgadas pelos expositores, que apresentaram um conjunto de produtos inovadores que apostam na poupança de recursos, tanto a nível da poupança de água e energia, como na redução das emissões de CO2.
Das novidades em termos de produtos sustentáveis, que mereceram atenção redobrada por parte dos participantes no evento, destacamos o produto (ainda protótipo) apresentado pela B10, um fabricante espanhol, constituído por uma base do duche energeticamente eficiente que permite grande poupanças no aquecimento das águas do banho, através de um circuito que permite o aproveitamento do calor presente na própria base de duche. O produto, que se encontra em fase de testes finais, deve estar disponível no mercado já no próximo ano.
Outro sistema inovador presente neste Fórum foi o de ventilação de fluxo duplo da Aldes, um fabricante francês. Trata-se de uma solução que aproveita a energia presente no ar que é extraído para aquecer o novo ar que entra, um sistema também conhecido como permutador de fluxos cruzados.
Também a Grohe apresentou no evento os mecanismos de descarga e as torneiras de banho e de cozinha, soluções que permitem poupar até cerca de 70% do consumo da água. Através de um redutor no caudal das torneiras “é possível economizar significativamente o consumo de água mantendo a experiência na utilização”.
Sobre este tema, Johan Stevens, director geral da Sanitop, alerta para “o impacto que as alterações climáticas estão a ter na vida do planeta e o papel que todos têm na minimização dos seus efeitos”.
“Questões da sustentabilidade e da responsabilidade social, dizem respeito a todos nós. Temos todos de investir para tornar o mundo melhor, tanto em termos de ambiente, como no aspecto social”, reforçou, ainda, Johan Stevens.
São estas as razões que levaram a Sanitop a eleger como tema da edição de 2022 a “Sustentabilidade nas soluções e no nosso sector”, um assunto que levou as marcas presentes a privilegiarem esta vertente ao exporem as suas soluções.
Do lado das empresas e das marcas presente a realidade é que há cada vez mais soluções inovadoras em termos de redução dos consumos e de poupança de recursos, onde são visíveis também cada vez mais preocupações em termos de responsabilidade social.
Na intervenção final, Johan Stevens destacou que “apesar do momento de alguma incerteza e vulnerabilidade que se vive em termos económicos, é importante que os profissionais do setor olhem para este período por outro ângulo: é que em cada crise há oportunidades que devemos aproveitar. Mais importante é acreditar que cada crise traz novas oportunidades e novas tendências e uma delas é a transição energética. Por isso, é cada vez mais importante aposta na inovação, na formação, no serviço ao cliente e no cumprimento dos prazos”.