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Aos 101 anos, a marca centenária portuguesa ALBA inicia, este Outono, um novo capítulo da sua história com o lançamento de uma plataforma de comércio online.
Na loja online é possível comprar as últimas soluções de aquecimento, como é exemplo um recuperador de calor assinado pelo arquitecto Souto Moura ou duas salamandras desenhadas pelo designer Francisco Providência. Mas também os míticos bancos Alba que mobilam praças e jardins, de Norte a Sul do país.
Além do aquecimento e do mobiliário urbano, que se constituem como as principais áreas do comércio online, a ALBA reeditou produtos na área de Água e Saneamento, destinada ao sector público, como Bocas de Incêndio, Tampas de Saneamento em Material Compósito, Portinholas de Parede e Postos de Incêndio.
Pedro Martins Pereira, bisneto do fundador da ALBA e responsável pelo relançamento da marca, considera que “a aposta no comércio online é uma oportunidade para aumentar a comercialização dos produtos de aquecimento doméstico e de mobiliário urbano, como os bancos e as colunas de iluminação nos modelos de dimensão mais reduzida”.
A ALBA foi fundada em 1921 por Augusto Martins Pereira. A metalúrgica está no imaginário colectivo português, tendo mobilado jardins e parques de Norte a Sul do país, desde o início do século XX, como é o caso do “Banco nº 1”, desenhado pelo próprio fundador. Em cores como o vermelho ou verde, esta peça de mobiliário urbano faz parte da memória colectiva e da identidade cultural nacionais. Aos 88 anos, o “Banco nº 1” mantém a fisionomia, as cores das réguas de madeira, os pés prateados e os baixos relevos do logótipo pintados na cor da madeira inalterados.
Em 2011, Pedro Martins Pereira, bisneto fundador e presidente da marca de mobiliário urbano LARUS, desafiou relançar a ALBA, desenvolvendo a área de Inovação.