Ordem dos Arquitectos promove Observatório da Profissão
Até 15 de Outubro está a decorrer um inquérito dirigido a todos os membros da Ordem dos Arquitectos, cujo principal objectivo é conhecer a prática da profissão, bem como o estado da Arquitectura, em Portugal

CONSTRUIR
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Sindicatos do sector apresentam revisão do CCT
Governo aprova resposta às tarifas com pacote de medidas de volume “superior a 10MM€”
Savills coloca multinacional chinesa Aosheng no Panattoni Park em Valongo
Tektónica’25 com preocupação em acompanhar a evolução do sector
Artebel e Topeca criam argamassa de assentamento térmica do mercado
VELUX com nova vice-presidente executiva para a região de Portugal e Espanha
Tektónica e SIL em destaque na edição 528 do CONSTRUIR
Keller Williams Portugal anuncia expansão para os Açores
A Ordem dos Arquitectos (OA), está a promover o Observatório da Profissão. Esta iniciativa, “assente num forte compromisso de valorização da Arquitectura”, visa entender a realidade da profissão, em Portugal, e as perspectivas para o futuro.
O inquérito, desenvolvido por investigadores do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa (CESOP) decorre até 15 de Outubro. O objectivo é a recolha sistemática e continuada de dados relevantes, para responder aos desafios que se colocam, à Arquitectura e aos arquitectos.
“Auscultar a opinião dos arquitectos sobre o estado da profissão é determinante e os resultados obtidos farão a ponte para o futuro, com bases sólidas que poderão facilitar, entre outros temas, a tomada de decisão por parte dos agentes do sector”, justifica a OA.
“O sucesso do Observatório da Profissão está nas mãos de cada um de nós, profissionais do sector e a participação de todos os membros neste primeiro inquérito é essencial, para conseguirmos fazer um diagnóstico fidedigno, capaz de traçar o perfil dos arquitectos portugueses, compreender o estado actual da profissão e que, posteriormente, permita ainda definir algumas linhas estratégicas determinantes para o futuro e valorização da Arquitectura no nosso país”, afirma Gonçalo Byrne, presidente da Ordem dos Arquitectos.
Numa segunda fase, o inquérito será também alargado a arquitectos, diplomados em Arquitectura, que não estão inscritos na OA, a quem a instituição reconhece “fundamental dar voz e perceber, nomeadamente, o que fazem no mercado, se trabalham na área, entre outras questões que permitam apontar algumas directrizes”. As conclusões obtidas nos dois inquéritos vão ser conhecidas, no primeiro trimestre de 2023.