“Seguro de rendas: a solução para o risco de incumprimento?”
Este é o tema que estará em debate na conferência que a ALP – Associação Lisbonense de Proprietários, em parceria com a Hispania e com a Mútua de Proprietários, irá realizar no dia 19

CONSTRUIR
Olhar para as “Oportunidades Portugal 2030 & Horizon Europe”
APDL adjudica implementação do Porto Seco da Guarda por 3,7M€
40 startups na Construmat “impulsionam” mudança para uma nova forma de construir
Governo prepara empréstimo de 1000M€ para obras em escolas
Greenvolt lidera seis instalações de energia renovável para a Logifrio
Novo ‘Condominhas Urban Living’ nasce entre a Foz do Douro e o centro histórico do Porto
Lisboa, Porto e Setúbal são os distritos com mais imóveis transaccionados pela Remax
Portugal consolida posição na captação de investimento imobiliário
“The Concave” é um exercício de adaptação [c/galeria de imagens]
Muitos chavões, poucas medidas. Programas eleitorais para todos os gostos
A ALP – Associação Lisbonense de Proprietários, em parceria com a Hispania e com a Mútua de Proprietários realiza a 19 de Setembro, uma conferência em formato híbrido subordinada ao tema: “Seguro de Rendas: a solução para o risco de incumprimento?”.
O arrendamento é, em Portugal, uma actividade económica que apresenta um elevado risco de incumprimento contratual. Esta é uma situação que se tem perpetuado impunemente ao longo das décadas, com as perdas a serem suportadas exclusivamente pelos proprietários de imóveis.
De acordo com a V edição do barómetro ALP, que recolheu respostas de mais de duas centenas de proprietários durante a primeira quinzena de Julho, um em cada quatro proprietários tem rendas em atraso. Destes, 20 por cento acumula perdas de mais de 6 meses. O barómetro de Julho da ALP revela, no entanto, que mais de metade dos senhorios com arrendatários incumpridores não vão avançar para os tribunais ou instruir despejos.
Poderão os seguros de arrendamento ser a solução para minorar o risco do arrendamento em Portugal, e evitar as perdas de rendimentos dos senhorios? Os dados do último barómetro da ALP revelam que uma fatia de um terço dos proprietários considera muito dispendiosos os prémios dos seguros de renda muito dispendiosos. No entanto, um quinto dos respondentes estar aberto a equacionar essa possibilidade.
Este é o ponto de partida para o debate da conferência organizada pela ALP, em parceria com a ALP Seguros, a Hispania Underwriting e o Grupo Mútua de Proprietários, mutualista espanhola especializada em seguros imobiliários, desde 1835.