“Seguro de rendas: a solução para o risco de incumprimento?”
Este é o tema que estará em debate na conferência que a ALP – Associação Lisbonense de Proprietários, em parceria com a Hispania e com a Mútua de Proprietários, irá realizar no dia 19
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A ALP – Associação Lisbonense de Proprietários, em parceria com a Hispania e com a Mútua de Proprietários realiza a 19 de Setembro, uma conferência em formato híbrido subordinada ao tema: “Seguro de Rendas: a solução para o risco de incumprimento?”.
O arrendamento é, em Portugal, uma actividade económica que apresenta um elevado risco de incumprimento contratual. Esta é uma situação que se tem perpetuado impunemente ao longo das décadas, com as perdas a serem suportadas exclusivamente pelos proprietários de imóveis.
De acordo com a V edição do barómetro ALP, que recolheu respostas de mais de duas centenas de proprietários durante a primeira quinzena de Julho, um em cada quatro proprietários tem rendas em atraso. Destes, 20 por cento acumula perdas de mais de 6 meses. O barómetro de Julho da ALP revela, no entanto, que mais de metade dos senhorios com arrendatários incumpridores não vão avançar para os tribunais ou instruir despejos.
Poderão os seguros de arrendamento ser a solução para minorar o risco do arrendamento em Portugal, e evitar as perdas de rendimentos dos senhorios? Os dados do último barómetro da ALP revelam que uma fatia de um terço dos proprietários considera muito dispendiosos os prémios dos seguros de renda muito dispendiosos. No entanto, um quinto dos respondentes estar aberto a equacionar essa possibilidade.
Este é o ponto de partida para o debate da conferência organizada pela ALP, em parceria com a ALP Seguros, a Hispania Underwriting e o Grupo Mútua de Proprietários, mutualista espanhola especializada em seguros imobiliários, desde 1835.