Mercado de Fusões e Aquisições português movimenta 8,2bi em 2022
O sector de Real Estate foi o mais activo até Agosto, com 72 transacções, seguido pelo sector de Internet, Software & IT Services, com 37 operações

CONSTRUIR
Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
O mercado transaccional português registou até Agosto de 2022, 295 operações com valor total de 8,2bi de euros, sendo que 47% do total das transacções possuem os valores revelados, de acordo com o mais recente relatório do Transactional Track Record, em colaboração com o Intralinks. Estes números representam uma diminuição de 19% no número de transacções em comparação ao mesmo período de 2021, bem como uma queda de 47% do capital mobilizado.
Em Agosto, foram registadas 18 fusões e aquisições, entre anunciadas e encerradas, num valor total de 1,3bi euros.
Em termos sectoriais, o sector de Real Estate foi o mais activo até Agosto, com 72 transacções, seguido pelo sector de Internet, Software & IT Services, com 37 operações.
Âmbito Cross-Border
No âmbito Cross-Border, e que diz respeito ao número de transacções, a Espanha foi o país que mais investiu em Portugal no período em análise, contabilizando 27 transacções. Em segundo lugar está o Reino Unido com 21 operações.
No sentido inverso, as empresas portuguesas escolheram a Espanha e a Alemanha como principal destino de investimento, com 12 e sete transacções, respectivamente.
As empresas norte-americanas diminuíram em 54% suas aquisições no mercado português, até Agosto de 2022. As aquisições estrangeiras no sector de Tecnologia e Internet diminuíram em 15%, em comparação ao mesmo período de 2021.
Em relação aos fundos estrangeiros de Private Equity e Venture Capital que investem em empresas portuguesas, houve um crescimento de 18% no período.
Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions
Até Agosto de 2022, foram contabilizadas 28 transacções Private Equity e um total de 2,1bi de euros. Houve uma diminuição de 12% no número de operações em comparação ao mesmo período de 2021. Em Venture Capital, foram realizadas 53 rodadas de investimentos e um total de 667 milhões de euros, representando uma diminuição de 20% no número de transacções.
No segmento de Asset Acquisitions, foram registadas 79 transacções com um valor de 2,4bi de euros, representando uma queda de 1% no número de operações.
Compra da sede do Novo Banco é transacção do mês
A transacção destacada pelo TTR em Agosto de 2022, foi a aquisição da sede do Novo Banco em Lisboa pela Merlin Properties. O valor da transacção é de 112 milhões de euros
A operação contou com a assessoria jurídica dos escritórios Garrigues Portugal; e Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados.