Mercado de Fusões e Aquisições português movimenta 8,2bi em 2022
O sector de Real Estate foi o mais activo até Agosto, com 72 transacções, seguido pelo sector de Internet, Software & IT Services, com 37 operações
CONSTRUIR
Portalegre: Governo promete medidas que respondam a “ilha rodoviária” no distrito
“Portugal tem de trabalhar para não ser só um ponto de passagem”
Azores Retail Park representa um investimento de 40M€
Cascais recupera mosteiro e cria residência para estudantes
“C2Ø Construction to Zero” lança plano de acção para descarbonização do sector
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
O mercado transaccional português registou até Agosto de 2022, 295 operações com valor total de 8,2bi de euros, sendo que 47% do total das transacções possuem os valores revelados, de acordo com o mais recente relatório do Transactional Track Record, em colaboração com o Intralinks. Estes números representam uma diminuição de 19% no número de transacções em comparação ao mesmo período de 2021, bem como uma queda de 47% do capital mobilizado.
Em Agosto, foram registadas 18 fusões e aquisições, entre anunciadas e encerradas, num valor total de 1,3bi euros.
Em termos sectoriais, o sector de Real Estate foi o mais activo até Agosto, com 72 transacções, seguido pelo sector de Internet, Software & IT Services, com 37 operações.
Âmbito Cross-Border
No âmbito Cross-Border, e que diz respeito ao número de transacções, a Espanha foi o país que mais investiu em Portugal no período em análise, contabilizando 27 transacções. Em segundo lugar está o Reino Unido com 21 operações.
No sentido inverso, as empresas portuguesas escolheram a Espanha e a Alemanha como principal destino de investimento, com 12 e sete transacções, respectivamente.
As empresas norte-americanas diminuíram em 54% suas aquisições no mercado português, até Agosto de 2022. As aquisições estrangeiras no sector de Tecnologia e Internet diminuíram em 15%, em comparação ao mesmo período de 2021.
Em relação aos fundos estrangeiros de Private Equity e Venture Capital que investem em empresas portuguesas, houve um crescimento de 18% no período.
Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions
Até Agosto de 2022, foram contabilizadas 28 transacções Private Equity e um total de 2,1bi de euros. Houve uma diminuição de 12% no número de operações em comparação ao mesmo período de 2021. Em Venture Capital, foram realizadas 53 rodadas de investimentos e um total de 667 milhões de euros, representando uma diminuição de 20% no número de transacções.
No segmento de Asset Acquisitions, foram registadas 79 transacções com um valor de 2,4bi de euros, representando uma queda de 1% no número de operações.
Compra da sede do Novo Banco é transacção do mês
A transacção destacada pelo TTR em Agosto de 2022, foi a aquisição da sede do Novo Banco em Lisboa pela Merlin Properties. O valor da transacção é de 112 milhões de euros
A operação contou com a assessoria jurídica dos escritórios Garrigues Portugal; e Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados.