CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Os projectos que chegaram à AEP são de áreas diversas – educação, saúde, turismo, construção, segurança alimentar, design ecológico, produção sustentável, multimédia e jogos – e foram avaliados tendo como base a maturidade do candidato, desenvolvimento da ideia de negócio, potencial de inovação e de mercado.
O Desafios 5.0 foi lançado pela AEP em Novembro de 2021 para promover o espírito empresarial do Norte e Centro do país. O objectivo é consolidar um novo perfil empreendedor, apoiado em ideias inovadoras e criativas, que possam responder aos desafios sociais e societais associados ao novo paradigma de evolução da sociedade 5.0, tópico central do projecto.
Para promover a criação de ideias inovadoras e o empreendedorismo qualificado e criativo, o projeto Desafios 5.0 assenta em três acções centrais: Call For Ideias (captação de ideias em fase embrionária), Call For Acceleration (captação de ideias numa fase mais desenvolvida ou startups constituídas há menos de 2 anos) e Call For Needs (para empresas interessadas em lançar desafios que possam ser resolvidos pelos empreendedores).
A acção Call for Ideias recebeu 36 candidaturas, tendo a AEP seleccionado as 20 melhores para participarem no Level UP, um programa de pré aceleração. À Call for Acceleration chegaram 20 candidaturas, todas seleccionadas para o programa de aceleração Rise UP. Os empreendedores participaram, ainda, na sessão Speed Mentoring, uma oportunidade para apresentarem os seus projectos, colocarem questões e receberam feedback de mentores/investidores.
À Call for Needs responderam 13 empresas, algumas das quais participaram na actividade Matchmaking, que proporcionou ao primeiro grupo de empreendedores a validação inicial dos projectos. Deste primeiro grupo de empreendedores foram seleccionados os 15 melhores projectos, que estão neste momento a participar no Mentoring 5.0, que consiste no acompanhamento e aconselhamento individualizado. Nesta fase, o mentor é o responsável pelo desenvolvimento de competências capazes de conduzir o empreendedor à constituição/desenvolvimento da sua empresa.
Em Março deu-se início à constituição do segundo grupo de empreendedores, a Call for Ideas – desenvolvida em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão – contou com 42 candidaturas, das quais 30 participaram no programa de pré-aceleração Level UP. A Call for Acceleration contou com a participação de 22 empreendedores, que estão agora a concluir o programa Rise UP, que culmina com a sessão Speed Mentoring.
Finalmente em Junho de 2023, data prevista para o fim do Desafios 5.0, os 25 melhores projectos receberão apoio para consolidar o plano de negócios, viabilizar oportunidades de negócio, robustecer e potenciar a viabilização dos projectos apresentados. Aos seis melhores projectos serão atribuídos prémios (Speed Up) individuais, no valor de 5 mil euros.
Em paralelo, o Desafios 5.0 está, neste momento, a promover a actividade Meet and Learn, destinada a jovens empreendedores e empresas criadas há menos de dois anos. A acção é composta webinars (saúde, biologia, mobilidade, energia, ambiente, sociedade e segurança), meetups e empresas (visitas técnicas a empresas para proporcionar contacto entre empreendedores e empresários) e ecosystem tour (visitas a hub’s, incubadoras e aceleradoras).