Quinta da Fonte Business Ecosystem aposta na certificação BREEAM IN-USE
O projecto de certificação visa um total de 15 edifícios do parque de escritórios e deverá estar concluído em 12 meses

CONSTRUIR
Olhar para as “Oportunidades Portugal 2030 & Horizon Europe”
APDL adjudica implementação do Porto Seco da Guarda por 3,7M€
40 startups na Construmat “impulsionam” mudança para uma nova forma de construir
Governo prepara empréstimo de 1000M€ para obras em escolas
Greenvolt lidera seis instalações de energia renovável para a Logifrio
Novo ‘Condominhas Urban Living’ nasce entre a Foz do Douro e o centro histórico do Porto
Lisboa, Porto e Setúbal são os distritos com mais imóveis transaccionados pela Remax
Portugal consolida posição na captação de investimento imobiliário
“The Concave” é um exercício de adaptação [c/galeria de imagens]
Muitos chavões, poucas medidas. Programas eleitorais para todos os gostos
Esta ferramenta, utilizada por 80% do mercado europeu e com mais de 2.2 milhões de edifícios em processo de certificação, fornece informações que permitem aos investidores, proprietários, gestores e ocupantes, determinar e impulsionar melhorias sustentáveis no desempenho operacional dos seus activos.
Num workshop promovido pela Acacia Point juntamente com a Savills, consultora que está a assessorar o projecto de certificação, e em parceria com o BRE Group, foi apresentada e explicada a Certificação BREEAM IN-USE aos vários Stakeholders intervenientes na QDF (Inquilinos, Equipas de manutenção, arquitectos; etc.), explicando o racional deste investimento, os objetivos da obtenção desta certificação nos próximos 12 meses e também que benefícios directos gera.
As políticas de ESG estão hoje no topo da agenda pelo que se torna premente perceber qual o custo operacional dos edifícios através da análise da sua performance. A ferramenta BREEAM IN-USE do BRE Group, permite uma redução média de CO2 na ordem dos 22%, sendo esta adaptável a vários tipos de espaços desde edifícios de escritórios aos industriais, passando pelo retalho, turismo e residencial.
“A nossa consciencialização sobre a sustentabilidade mudou. Sustentabilidade não é apenas sobre carbono. Por isso é importante mudar a forma como vivemos e é necessário que tais alterações sejam acessíveis a todas as pessoas”, afirma Youcef Maharzi, European Business Manager, BRE Group.
A Quinta da Fonte, celebra 30 anos em 2022, e é sede de empresas internacionais nas áreas de tecnologia, farmacêutica, engenharia e serviços financeiros. A sua ambição é a de ser reconhecida como um dos parques de escritórios mais sustentável de Lisboa e tem como objectivo proporcionar maior conforto aos seus utilizadores através de criação de áreas exteriores, espaços verdes, comodidades, infraestruturas de mobilidade eléctrica, entre outros. “Com mais de 35.000 m2 de espaços verdes, uma nova galeria comercial, parafarmácia, frutaria, centros de estética e restaurantes, temos uma renovada infraestrutura na Quinta da Fonte onde o desafio é criar uma comunidade inclusiva e sustentável”, sublinha Luís Rocha Antunes, Managing Director Acacia Point Capital Advisors- Portugal.
Por sua vez, de acordo com André Inocêncio, Head of Property Management, Acacia Point – Portugal, o objectivo passa por “reduzir, dentro de 24 meses, o consumo de água em cerca de 50%, assim como diminuir e otimizar o consumo de energia através da instalação de painéis fotovoltaicos e de green energy”.
Durante o processo de certificação serão analisados cerca de 900 parâmetros dos diversos edifícios em revisão que estarão sujeitos a reavaliações a cada 3 anos. “Os critérios do BRE Group são rigorosos e precisos e, só desta forma, será possível alcançar o nível de “Excellent” do BREEAM IN-USE em 2023”, refere Nuno Fideles, Associate Architect BREEAM AP & Sustainability Consultant da Savills Portugal.