Novo Centro Escolar de Moura representa um investimento de 2,6M€
Está em curso a empreitada de construção do Centro Escolar dos Bombeiros, na cidade de Moura, em Beja. A empreitada representa um investimento de cerca de 2,6 M€ co financiado pela Câmara Municipal de Moura e pelo Programa Operacional Regional Alentejo 2020
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Está em curso a empreitada de construção do Centro Escolar dos Bombeiros, na cidade de Moura, em Beja. A empreitada teve início em Janeiro deste ano e representa um investimento de cerca de 2,6 milhões de euros por parte da Câmara Municipal de Moura, co financiado por fundos comunitários, através do Programa Operacional Regional Alentejo 2020. A obra deverá terminar no segundo semestre de 2023. A intervenção visa alterar e requalificar o edifício existente, bem como proceder à sua ampliação, por forma a dotá-lo de adequadas condições espaciais, funcionais, técnicas e de conforto aos seus utilizadores.
A Riportico Engenharia é a empresa responsável pela fiscalização da empreitada. Os técnicos da Riportico estão no terreno a fiscalizar a obra de remodelação e ampliação do edifício que vai acolher o pré-escolar e o primeiro ciclo do ensino básico, na Avenida dos Bombeiros Voluntários.
A proposta de intervenção assenta na criação de espaços fluídos, com áreas de aulas, recreio, trabalho, permanência e encontro, entre alunos, pais, docentes e auxiliares. No geral, os espaços interiores serão totalmente reorganizados. Ao nível do tratamento exterior do edifício, a sua “pele” será integralmente revestida com sistema ETICS (External Thermal Insulation Composite System), dada a necessidade de conferir conforto térmico e acústico aos utilizadores. A imagem global do edifício irá transparecer contemporaneidade, ainda que com um toque de irreverência traduzida na escolha das cores e dos novos elementos propostos.
Ao nível da escolha de materiais, foi tida em atenção a qualidade dos mesmos, bem como a garantia providenciada pelos fabricantes, por forma a diminuir significativamente os custos diferidos com a manutenção dos espaços.
O Centro Escolar dos Bombeiros contará com uma biblioteca/ludoteca, oito salas de 1.º ciclo, duas salas de pré-escolar, refeitório e cozinha, sala de actividades, sala polivalente, laboratório, quatro gabinetes de trabalho, salas de actividades, hortas pedagógicas, parque infantil e espaços exteriores cobertos e descobertos.