Sto cria Isolamento Térmico Exterior com matérias-primas renováveis
StoTherm AimS substitui 30% do material ligante por um ingrediente à base de óleo de pinho. O novo sistema de Isolamento Térmico Exterior da Sto é composto por um isolamento de lã de rocha, rebocos ecológicos e uma pintura de fachada biónica

CONSTRUIR
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
A Sto acaba de lançar o StoTherm AimS, o primeiro sistema de isolamento térmico exterior (ITE) do mercado com revestimentos que incorporam na sua formulação matérias-primas renováveis e regeneráveis na natureza. Um produto que vai ao encontra da crescente preocupação com as alterações climáticas e o estreitamento dos requisitos normativos em matéria de edificação estão a contribuir para um crescimento exponencial da procura por materiais de construção sustentáveis, não apenas no que respeita a produtos e sistemas que apresentem etiqueta ecológica, mas também que ofereçam máxima qualidade e durabilidade.
O novo produto da Sto cumpre, assim, dois dos critérios sustentáveis mais procurados no mercado. Por um lado, garante um isolamento dos edifícios, reduzindo o consumo de energia e as emissões de CO2, melhorando o conforto interior dos seus ocupantes. Por outro, substitui em todos os seus componentes 30% do ligante por um ingrediente basado em óleo de pinho, matéria-prima renovável, o que permite reduzir o consumo de petróleo e apostar num material alternativo obtido a partir de resíduos da indústria madeireira.
Para assegurar estas funcionalidades, o StoTherm AimS integra um painel isolante mineral de lã de rocha e três camadas de revestimento. A primeira, composta pelo reboco base ecológico StoArmat Classic AimS, argamassa orgânica, sem cimento e com grão fino. A segunda, composta por reboco de acabamento Stolit AimS, também orgânico e ecológico, permeável ao vapor de água e com grão de mármore de alta qualidade, proveniente de jazidas naturais. Para terminar, e como opção, inclui também pintura biónica de fachada StoColor Lotusan AimS, caracterizada pela sua elevada capacidade de repelir a água, graças ao seu efeito loto, deixando as superfícies limpas durante mais tempo e protegendo-as contra microrganismos.
“Com este novo sistema de isolamento de fachadas, os arquitectos e projectistas dispõem de uma solução que satisfaz plenamente os requisitos de sustentabilidade que se procuram actualmente no sector. Estamos seguros de que o Sto Therm AimS marcará um antes e um depois no mercado de ITE”, refere José Neves, responsável pela Sto Ibérica em Portugal.
O carácter sustentável do StoTherm AimS rendeu-lhe o selo ecológico alemão ‘Der Blaue Engel’ (Ángel Azul). Esta certificação comprova que este sistema cumpre os requisitos de redução de impacto ambiental no seu fabrico, embalagem, uso, descarte, segurança e consumo energético.
“Queríamos encontrar o equilíbrio perfeito entre sustentabilidade e funcionalidade. Nesse sentido, e de modo a assegurar a qualidade do produto, só pudemos substituir um terço do ligante, em vez da sua totalidade, já que, caso o fizéssemos, comprometeríamos as características técnicas do sistema e a sua facilidade de aplicação, ou haveria um maior risco de amarelecimento, entre outros. Adicionalmente, tivemos que ter em conta que os produtos com menos camadas também são menos sustentáveis, já que a sua manipulação é mais complicada, requerem mais manutenção e o seu ciclo de vida é mais curto”, acrescenta o responsável.