CONSTRUIR
Azores Retail Park representa um investimento de 40M€
Cascais recupera mosteiro e cria residência para estudantes
“C2Ø Construction to Zero” lança plano de acção para descarbonização do sector
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
Grupo Vantagem alcança o “melhor mês de sempre” em Outubro
Trienal lança open call para Prémio Début
O evento, organizado pela Associação Portuguesa de Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) com o apoio institucional da AICEP Portugal Global, vai receber profissionais de mais de 40 nacionalidades para debater o futuro de um dos clusters mais exportadores da economia nacional, assim como para apresentar ao mundo as últimas tendências e inovações da Fileira Casa Portuguesa.
O Portugal Home Week conta com dois grandes momentos: Home Show e Home Summit. O Home Show assume-se como a montra por excelência da produção nacional, com a participação de cerca de 60 expositores das indústrias da Fileira Casa Portuguesa: mobiliário e colchoaria, têxteis-lar, iluminação, utilidades domésticas, cerâmica decorativa e utilitária.
O Home Summit, por seu turno, é um fórum de discussão onde serão debatidos o futuro, a inovação, a internacionalização e a sustentabilidade destes sectores. A iniciativa conta com a presença de oradores como Álvaro Siza Vieira, um dos mais reconhecidos e premiados arquitectos mundiais, Ingrid Abramovitch, Editora Executiva da Elle Decor Nova Iorque, Mario Ortega, CEO da BIMObject América Latina e Península Ibérica, e Mário Ferreira, CEO do Grupo Nau, entre muitos outros.
Paralelamente a estes dois eixos vão decorrer várias outras acções, como reuniões entre empresas e importadores (Home B2B), actividades de lazer para os visitantes (Home Fun Trips) e iniciativas desenvolvidas com o intuito de promover o design português e fomentar o reconhecimento da criatividade e da cultura nacional (Partners).
Os participantes internacionais terão ainda a oportunidade de visitar directamente as fábricas e
showrooms das empresas nacionais, no âmbito da iniciativa Home Pro Trips.
“O Portugal Home Week tem como objectivo posicionar a Fileira Casa Portuguesa a nível nacional e internacional como um cluster de qualidade reconhecida, capaz de agregar tradição e inovação”, refere Gualter Morgado. O Director Executivo da APIMA sublinha ainda que “ao contar com a presença de compradores e prescritores de todo o Mundo, este evento permite ainda apoiar as empresas nacionais na penetração em novos mercados, por forma a diversificar as exportações”, conclui.
A segunda edição do Portugal Home Week marca o regresso do evento após uma pausa causada pela pandemia de Covid-19. Na sua primeira edição, a iniciativa reuniu mil profissionais e 50 empresas, gerando um milhão de euros em encomendas e, nos meses subsequentes, negócios no valor de quase 10 milhões de euros.
Este ano esperam-se visitantes oriundos de mercados como os EUA, Canada, França, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Áustria, Bélgica e também dos Países Nórdicos. Englobando mais de 60 mil trabalhadores e mais de 7 500 empresas, as indústrias da Fileira Casa Portuguesa correspondem a 4,5% do total das exportações portuguesas, com um volume de negócios de 3,3 mil milhões de euros.