
CONSTRUIR
Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
O evento, organizado pela Associação Portuguesa de Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) com o apoio institucional da AICEP Portugal Global, vai receber profissionais de mais de 40 nacionalidades para debater o futuro de um dos clusters mais exportadores da economia nacional, assim como para apresentar ao mundo as últimas tendências e inovações da Fileira Casa Portuguesa.
O Portugal Home Week conta com dois grandes momentos: Home Show e Home Summit. O Home Show assume-se como a montra por excelência da produção nacional, com a participação de cerca de 60 expositores das indústrias da Fileira Casa Portuguesa: mobiliário e colchoaria, têxteis-lar, iluminação, utilidades domésticas, cerâmica decorativa e utilitária.
O Home Summit, por seu turno, é um fórum de discussão onde serão debatidos o futuro, a inovação, a internacionalização e a sustentabilidade destes sectores. A iniciativa conta com a presença de oradores como Álvaro Siza Vieira, um dos mais reconhecidos e premiados arquitectos mundiais, Ingrid Abramovitch, Editora Executiva da Elle Decor Nova Iorque, Mario Ortega, CEO da BIMObject América Latina e Península Ibérica, e Mário Ferreira, CEO do Grupo Nau, entre muitos outros.
Paralelamente a estes dois eixos vão decorrer várias outras acções, como reuniões entre empresas e importadores (Home B2B), actividades de lazer para os visitantes (Home Fun Trips) e iniciativas desenvolvidas com o intuito de promover o design português e fomentar o reconhecimento da criatividade e da cultura nacional (Partners).
Os participantes internacionais terão ainda a oportunidade de visitar directamente as fábricas e
showrooms das empresas nacionais, no âmbito da iniciativa Home Pro Trips.
“O Portugal Home Week tem como objectivo posicionar a Fileira Casa Portuguesa a nível nacional e internacional como um cluster de qualidade reconhecida, capaz de agregar tradição e inovação”, refere Gualter Morgado. O Director Executivo da APIMA sublinha ainda que “ao contar com a presença de compradores e prescritores de todo o Mundo, este evento permite ainda apoiar as empresas nacionais na penetração em novos mercados, por forma a diversificar as exportações”, conclui.
A segunda edição do Portugal Home Week marca o regresso do evento após uma pausa causada pela pandemia de Covid-19. Na sua primeira edição, a iniciativa reuniu mil profissionais e 50 empresas, gerando um milhão de euros em encomendas e, nos meses subsequentes, negócios no valor de quase 10 milhões de euros.
Este ano esperam-se visitantes oriundos de mercados como os EUA, Canada, França, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Áustria, Bélgica e também dos Países Nórdicos. Englobando mais de 60 mil trabalhadores e mais de 7 500 empresas, as indústrias da Fileira Casa Portuguesa correspondem a 4,5% do total das exportações portuguesas, com um volume de negócios de 3,3 mil milhões de euros.