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    “Lisboa Circular” da Roca reflecte sobre Energia

    Focado numa Lisboa mais sustentável, o Roca Lisboa Gallery lança a 5ª e última sessão do workshop ligado a esta área. O tema deste mês é a Energia

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    O Roca Lisboa Gallery lança a sua última sessão do Workshop “Lisboa Circular.” O tema será a energia e terá lugar no dia 3 de Maio no Roca Lisboa Gallery. “A energia é um recurso utilizado por todos nós mas nem sempre valorizado e reconhecido. O crescimento populacional contínuo e a maior procura de recursos, assim como os agravantes efeitos das alterações climáticas, exigem novas abordagens para as cidades com foco numa gestão de energia mais eficiente e sustentável”, justifica a empresa em comunicado.

    Nesta sessão será analisado o sistema de energia da cidade, de forma holística, apresentando soluções sustentáveis e regenerativas, que possam contribuir para a descarbonização energética. Este workshop colaborativo contará com a presença de especialistas da área que irão apresentar projectos de referência, comunitários e de maior escala na cidade Lisboa.

    A sessão dedicada ao tema da Energia vai contar com o contributo de Gonçalo Correia, da Sustainable Energy Youth Network (SEYN), e de Sara Freitas, da Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa.

    Organizado por Laura Korčulanin, consultora e fundadora do “Give a Shit Project”, “Lisboa Circular” é um ciclo composto por cinco workshops dedicados a temas essenciais da cidade e que definem o bem-estar para todos os cidadãos. O Roca Lisboa Gallery já contou com quatro sessões, a primeira focada no tema dos Resíduos Urbanos e a segunda na Mobilidade, Fevereiro foi o mês de falar na Alimentação, Março na Água e agora, por último, em Maio o foco é a Energia.

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    Telma Oliveira, managing director da Retail Mind Portugal

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    Retail Mind reforça estrutura com entrada de Telma Oliveira como managing director

    Grupo ibérico especialista em retalho avança com reestruturação organizacional para acompanhar o crescimento da actividade nas áreas de Management, Real Estate e International

    A Retail Mind, gestora e consultora ibérica especialista em retalho, contratou Telma Hasse de Oliveira como managing director para Portugal e procedeu a uma reestruturação organizacional para acompanhar o crescimento da actividade do grupo empresarial.

    Liderado por Vítor Rocha, a  Retail Mind tem três espetros globais de actuação – Retail Mind Management, Retail Mind Real Estate e Retail Mind International – e conta com escritórios em Portugal, Espanha, Colômbia (LATAM) e Brasil.

    Além de Telma Oliveira para liderar o mercado nacional, a empresa tem Andrés-Martinez-Lage como managing director no mercado espanhol e Paulo Sousa como managing director na área Internacional, enquanto o CEO Vítor Rocha acumula a supervisão da área de Real Estate.

    Telma Oliveira apresenta mais de duas décadas de experiência em cargos de liderança estratégica, em sectores como promoção imobiliária e consultoria, banca e gestão de activos, possuindo um vasto conhecimento do mercado retalhista, graças a funções directivas em empresas como Foreva, Mercasa e Mundicenter, antes de passagens pela banca de investimento (Banco Finantia) e pela empresa fintech SafeBrok.

    “Assumir esta função representa mais do que um desafio profissional. É a oportunidade de aplicar a minha experiência acumulada numa empresa que partilha valores de inovação, compromisso e foco no cliente, contribuindo ativamente para a expansão e posicionamento de marcas que moldam o mercado”, salienta Telma Hasse de Oliveira.

    A empresa, sediada em São Félix da Marinha (Vila Nova de Gaia), especializou-se na expansão e gestão de marcas, desenvolvendo e apoiando os projectos de clientes e parceiros, tendo estado envolvida, nas últimas semanas, na abertura de lojas de marcas parceiras como a H3 (MaiaShopping), a XTreme (Centro Vasco da Gama) ou a Happy Cookie (CascaiShopping).

    Em simultâneo, a Retail Mind Real Estate afirmou-se no capítulo dos investimentos imobiliários, operando nos sectores de retalho, hotelaria, industrial, logística e escritórios. No capítulo dos Retail Parks, acumula experiências de sucesso em Monção, Ponte de Lima, Évora e Alcantarilha, estando actualmente envolvida em novos projectos, em diversas localizações (como Açores e Felgueiras), na ordem dos 150 milhões de euros.

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    Mesa de madeira de freixo

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    Madeira de freixo e cortiça vão equipar Pavilhão de Portugal na Expo de Osaka

    A marca portuguesa Antarte materializou mais de 40 peças de mobiliário desenhadas pelo arquitecto japonês Kengo Kuma para o Pavilhão de Portugal na Expo Mundial de Osaka. Madeira de freixo e cortiça são os materiais privilegiados por Kuma

    A marca portuguesa materializou peças de mobiliário desenhadas pelo arquitecto japonês Kengo Kuma para o Pavilhão de Portugal na Expo Mundial de Osaka, no Japão, que se realiza de 13 de Abril a 13 de Outubro de 2025.
    O arquitecto japonês desenhou o Pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka e não só. Todo o interior assim como o mobiliário, tem também a assinatura do design de Kengo Kuma: dos sofás ao VIP lounge, passando pelo restaurante e a sala multiusos.

    Banco de Cortiça

    A marca portuguesa Antarte materializou mais de 40 peças de mobiliário como os bancos, bancos altos e mesas para o restaurante e cafetaria, assim como os sofás e a mesa onde será colocado o Livro de Honra, no VIP lounge, seleccionando materiais e técnicas de produção que respeitam o saber ancestral da marcenaria portuguesa.

    A mesa para colocar o livro de honra do Pavilhão de Portugal é uma escultura extraordinária. É composta por 177 peças de madeira de freixo nacional, com diferentes diâmetros e comprimentos, todas elas torneadas manualmente ao longo de mais de 200 horas de trabalho artesanal. O peso da mesa é de aproximadamente 100 quilos. Para os tampos das mesas para o restaurante e cafetaria, a Antarte seleccionou folha de madeira de freixo nacional. A madeira de freixo nacional foi igualmente utilizada na estrutura dos sofás. Para o revestimento destas peças, o tecido seleccionado é em algodão impermeabilizado. Os bancos para o restaurante e a área de cafetaria são em aglomerado de cortiça nacional, torneado manualmente. Os protótipos das peças já estão expostos no Antarte Center, junto à entrada do Antarte Museum.

    Mário Rocha fundador e CEO da Antarte

    “É um privilégio participar num projeto como o Pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka, uma verdadeira montra planetária do estado da arte do know-how de Portugal. Depois de trabalhar com os Pritzkers Siza Vieira e Souto Moura, a oportunidade de colaborar com Kengo Kuma, um dos maiores vultos da arquitectura mundial e que é também uma referência no uso de materiais sustentáveis e respeito pelo saber e cultura locais em cada obra que assina, reafirma a Antarte como a marca nacional com credenciais para representar o saber ancestral e prestígio da marcenaria portuguesa”, afirma Mário Rocha, fundador e CEO da Antarte.

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    Kodawari Residences anuncia Fernando Cunha como director de Operações em Portugal

    Com um know-how consolidado no sector e um percurso que alia conhecimento técnico e visão estratégica, Fernando Cunha será responsável por liderar a operação em território nacional, assegurando a implementação os “padrões de excelência” que definem esta nova marca

    A empresa de ‘hospitality’, Kodawari Residences, conta agora com Fernando Cunha para assumir o cargo de director de Operações em Portugal. Com um know-how consolidado no sector e um percurso que alia conhecimento técnico e visão estratégica, Fernando Cunha será responsável por liderar a operação em território nacional, assegurando a implementação os “padrões de excelência” que definem esta nova marca.

    “A Kodawari propõe-se a redefinir o conceito de luxo e hospitalidade, e é um privilégio poder contribuir para trazer este conceito disruptivo ao mercado português. Sem dúvida, que o facto de poder fazer parte de um projecto com esta ambição, quase desde o dia 1, fez com que aceitasse este convite. Digo sempre que esta é a indústria dos sonhos, e o meu é contribuir para fazer deste, um projecto vencedor, que se inicia em Portugal, mas que irá em breve além-fronteiras”, afirma Fernando Cunha, Diretor de Operações da Kodawari Residences em Portugal.

    Com 23 anos de experiência na indústria hoteleira, Fernando Cunha ocupou posições diversas e de destaque, desde Bell Boy, Night Auditor, Receptionist, Sales Manager, Front Office Manager, General Manager, até chegar a Operations General Manager, em hotéis de renome, como o Porto Palácio Hotel, Vidago Palace Hotel, Hotel Praiagolfe, e algumas unidades do grupo Eurostars, incluindo o Rio Douro Hotel & Spa e o Oásis Plaza. Mais recentemente, esteve à frente da operação de hotéis urbanos como o Moon & Sun Porto, Braga e Lisboa.

    A par do seu percurso na hotelaria, Fernando Cunha conta também com experiência académica como docente no Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA), onde leccionou inglês, Marketing e Turismo, e com uma presença activa em feiras internacionais de turismo, representando Portugal em mercados estratégicos como Espanha, França, Alemanha, Brasil e Israel. Fernando Cunha é, também, licenciado em Estudos de Tradução (Inglês e Alemão) pelo ISLA, tendo frequentado o Mestrado em Turismo na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

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    João Tinoco junta-se à equipa de capital markets da Worx

    A Worx Real Estate Consultants anuncia a contratação de João Tinoco para a sua equipa de Capital Markets

    João Tinoco integrará o Departamento de Capital Markets assumindo a direcção da Área de Investimento. Com um percurso de cerca de 20 anos em posições de topo no sector financeiro e na promoção imobiliária, uma formação académica de excelência e várias especializações que cobrem a Fiscalidade Imobiliária, Avaliações e Gestão de Activos, ESG entre muitas outras, o João tem vasta experiência na abordagem de operações imobiliárias e financeiras complexas e na negociação, estruturação e conclusão de projectos de investimento imobiliário, palcos onde a sua sensibilidade e visão estratégica para minimizar a exposição ao risco e potenciar a rentabilidade foram e serão cruciais para sedimentar a confiança de investidores e a concretização dos negócios.

    Golfista nas horas vagas, o João acredita que, também no trabalho, deve cultivar os 3 D’s, os 3P’s e os 3 C’s que caracterizam o bom jogador de golfe: desejo, determinação e disciplina; persistência, paciência e prática; confiança, concentração e calma.

    A propósito deste novo desafio profissional, João Tinoco comenta: “É enorme a expectativa nesta nova etapa, que sinto como essencial no percurso de investimento pessoal e profissional que tenho feito no sector. Acredito que a minha experiência antecedente na Banca, de investimento e estratégica, e na promoção imobiliária, permitirão criar um valor acrescentado no departamento de Capital Markets e, sobretudo, nos respectivos clientes.”

    “A contratação do João, bem como as contratações que o antecederam e aquelas que se lhe seguirão, evidenciam a dinâmica de crescimento e a capacidade da WORX de continuar a atrair talento e de continuar o seu percurso de excelência por mais 30 anos. Acredito que o João contribuirá significativamente para continuarmos a entregar valor aos nossos clientes e a consolidar a nossa posição no mercado imobiliário comercial em Portugal. É, portanto, com grande expectativa que iniciamos esta nova etapa juntos!”, afirma Pedro Rutkowski, CEO da WORX.

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    Vanguard Properties lança novo posicionamento focado no detalhe e a dimensão emocional da marca.

    Sob o mote “a Vanguard está nos detalhes”, a promotora coloca a narrativa da marca no centro da estratégia, para dar maior ênfase ao cuidado que os projectos merecem e o impacto que estes têm na vida das pessoas

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    Sob o mote “a Vanguard está nos detalhes”, a promotora Vanguard Properties apresentou esta quinta-feira, dia 16, um novo posicionamento da sua marca, marcando uma mudança na forma como comunica com os seus stakeholders. A campanha, desenvolvida pela DJ, destaca a atenção ao detalhe e a dimensão emocional que definem a marca.

    Desra forma, a empresa coloca a narrativa da marca no centro da estratégia, deixando em segundo plano as características técnicas dos projectos imobiliários para dar maior ênfase ao cuidado que estes merecem e ao impacto que estes têm na vida das pessoas.

    Duarte Zoio, chief communications officer da Vanguard Properties, sublinha a importância deste reposicionamento: “Na Vanguard, nunca quisemos apenas desenvolver imóveis e grandes projectos. Queremos construir histórias, memórias e experiências. Este novo posicionamento reflecte o que sempre esteve no nosso ADN: atenção obsessiva aos detalhes, não apenas nos projectos, mas também na forma como comunicamos”.

    A DJ, agência responsável pela criatividade, apostou numa abordagem minimalista, mas emocionalmente impactante, alinhada com os valores de elegância e singularidade da Vanguard. “A obsessão com o detalhe é isso mesmo: abordar cada pormenor (mesmo aqueles que parecem insignificantes) com o nível máximo de atenção, cuidado e rigor”, referiu Diogo Anahory, director criativo da agência.

    Um dos pilares fundamentais da Vanguard Properties assenta na atenção ao detalhe, especialmente visível nas áreas comuns, equiparáveis a hotéis de luxo, assim como a integração de peças de artistas de referência que conferem a estes espaços uma dimensão cultural e estética. Neste momento, a promotora conta no seu portfolio com 22 projectos, urbanos e turísticos, em Lisboa, Oeiras, Algarve e Comporta, num investimento total superior a 1.5 mil milhões de euros.

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    Martin Erlandsson integra Grupo BIMobject

    O especialista em Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), com vasta experiência em declarações ambientais de produtos (EPD) e soluções de ACV para edificações integrará a partir de Março o grupo

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    O Grupo BIMobject anuncia que Martin Erlandsson, professor adjunto no KTH, integrará a empresa a partir de Março de 2025. Martin é um especialista internacionalmente reconhecido em Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), com vasta experiência em declarações ambientais de produtos (EPD) e soluções de ACV para edificações. Além disso, Martin trabalha na digitalização de produtos de construção no contexto do Passaporte Digital de Produtos (DPP). Ele junta-se à empresa vindo do Instituto Sueco de Pesquisa Ambiental IVL, onde ocupava o cargo de director de Desenvolvimento de Negócios.

    “Ter especialistas como Martin Erlandsson na nossa equipe é um passo importante na missão de nos tornarmos o principal fornecedor mundial de informações sobre produtos de construção, preferido por arquitectos, engenheiros, empreiteiros e proprietários de imóveis”, afirma Martin Lindh, CEO do Grupo BIMobject. “À medida que continuamos a crescer e inovar na digitalização de informações sobre produtos, a experiência de Martin Erlandsson será uma adição importante nos nossos esforços de desenvolvimento de produtos e mercados, tanto para o bim.com quanto para o EandoX”

    “Estou animado por me juntar ao Grupo BIMobject em um momento tão empolgante de sua trajectória”, afirma Martin Erlandsson. “Partilho o compromisso  assumido da empresa em construir de forma mais rápida, inteligente e sustentável e estou ansioso para contribuir para seu sucesso contínuo”.

    O BIMobject conecta e digitaliza a indústria da construção, para que possa construir de forma mais inteligente, rápida e sustentável. O bimobject.com é o mercado global para produtos de construção, ajuda milhões de arquitectos e engenheiros todos os anos a encontrar os produtos e informações certos para seus projectos.

     

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    Dstgroup distinguido pelo terceiro ano como “Top Employer 2025”

    O grupo de Braga conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, o certificado de “Top Employer 2025”, atribuído pelo TOP Employers Institute, entidade internacional que avalia e audita as melhores práticas de RH nas organizações de todo o mundo, tendo por base a HR Best practices survey

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    O programa de certificação do Instituto holandês é desenvolvido a partir de uma metodologia global, que contempla seis dimensões de RH, divididas em 20 subtópicos. O Top Employers Institute avaliou o Dstgroup em categorias como Estratégia de Pessoas, Ambiente de Trabalho, Aquisição de Talentos, Aprendizagem, Bem-estar e Diversidade e Inclusão, entre outros.

    “Ser certificado como Top Employer é uma prova da nossa dedicação e comprometimento em implementar excelentes políticas de RH e práticas de gestão de pessoas com o intuito de melhorar o mundo do trabalho”, afirma José Machado, director de Recursos Humanos do Dstgroup.

    O programa certificou e deu visibilidade a mais de 2.300 empresas de 121 países dos cinco continentes. Em Portugal, apenas 40 empresas cumprem os requisitos mínimos, sendo o Dstgroup o único na sua área de negócio que conta com esta certificação.

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    Sanjotec e Cleanwatts criam CER

    As duas entidades portuguesas juntam-se para criar a primeira Comunidade de Energia Renovável com estas características específicas num parque de ciência e tecnologia em Portugal, o que vai gerar poupanças superiores a 700 mil euros, evitar mais de 80 toneladas de emissões de CO2 por ano e beneficiar mais de 40 famílias e negócios em São João da Madeira

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    A SANJOTEC vai criar e acolher uma Comunidade de Energia Renovável (CER) pioneira num parque de ciência e tecnologia em Portugal, com o apoio da Cleanwatts, empresa climate tech portuguesa.

    As entidades começam o ano a assinar contrato para um projecto inovador, consequente de um concurso público promovido pela SANJOTEC. A Cleanwatts vai implementar a CER, com uma potência instalada de 260 kWp, nas instalações da SANJOTEC, incubadora e Parque de Ciência e Tecnologia localizado em São João da Madeira, no distrito de Aveiro.

    A criação desta nova CER surge para produzir poupanças significativas e promover a sustentabilidade e eficiência energética local. A Cleanwatts estima que a SANJOTEC consiga uma poupança superior a 700 mil euros durante a vida útil da instalação. Além disso, estima-se que em 20 anos todos os membros desta comunidade, que poderão ser mais de 40 famílias e negócios locais, possam acumular uma poupança estimada em cerca de 20 mil euros. Do ponto de vista ambiental, será possível evitar mais de 80 toneladas de emissões equivalentes de CO2 por ano.

    Maria João Benquerença, directora de Comunidades de Energia Renovável da Cleanwatts, sublinha que “este contrato com a SANJOTEC prova que as Comunidades de Energia Renovável podem ser implementadas em diversos contextos, estimulando a inovação e a sustentabilidade, pelo que estamos entusiasmados por estabelecer uma comunidade pioneira num parque tecnológico em Portugal, promovendo um impacto ambiental positivo em São João da Madeira e em consonância com os desafios da transição energética.”

    Jorge Sequeira, presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira e da SANJOTEC, reforça que esta Comunidade de Energia Renovável “posiciona São João da Madeira na vanguarda da transição energética e demonstra como o sector público e privado podem trabalhar juntos para beneficiar tanto o ambiente como a nossa região. Além disso, é um exemplo de como no nosso Parque temos em consideração o compromisso tecnológico aliado à sustentabilidade e aos desafios do futuro. “

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    Nova flagship store da Azulaico alia arte e arquitectura

    Localizado no Porto, o espaço apresenta um conceito inovador, oferecendo aos visitantes uma fusão harmoniosa entre design, arte e cultura, com obras exclusivas criadas para a loja

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    A Azulaico, empresa especialista em soluções premium para arquitectura e design de interiores, abriu recentemente a sua flagship store na cidade do Porto. O espaço apresenta um conceito inovador, oferecendo aos visitantes uma fusão harmoniosa entre design, arte e cultura, com obras exclusivas criadas para a loja.

    Mais do que apenas uma loja concebida para a exposição de artigos de banho e cerâmicas de revestimento de um universo de marcas de alta gama, nacionais e internacionais, a nova Azulaico (o quinto espaço da marca em Portugal) é um laboratório criativo especialmente desenhado para arquitectos e designers.

    Desenhado pelos arquitectos Fernando Coelho e Miguel Diogo, o espaço é uma montra de obras-primas exclusivas criadas por designers internacionalmente famosos. “Imaginámos este espaço como um destino onde os nossos clientes podem explorar e descobrir peças que não apenas elevam os seus projectos, mas também contam histórias apaixonantes e originais sobre inovação, modernidade e design”, afirma Óscar Magalhães, director geral da Azulaico.

    Entre as peças em exposição destaca-se a “Vita”, da Gessi, uma torneira sustentável que permite reduzir o uso de plástico, água e energia, fornecendo água lisa e gaseificada, com vários níveis de personalização. Também única em exposição no país, a banheira “Cava”, com design do Studio Monica Graffeo, é uma peça intemporal e exclusiva, que surge da combinação do conceito de ânfora, um objecto de memória projectado para conter água, com um material antigo e precioso como o mármore. Ou ainda as colunas de chuveiro “Axor”, desenvolvidas em colaboração com Philippe Starck, que apresentam os requisitos de um produto estético, durável, minimalista no design, mas preciso na operação, e celebram o luxo da água e o prazer de tomar banho ao ar livre.

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    ERA Portugal regista crescimento de 22% em 2024

    Era supera os 100 milhões de euros de facturação naquele que é o melhor ano de sempre. A facturação anual subiu +22% face a 2023, com especial destaque para a performance do 2º semestre (+33% em relação ao período homólogo)

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    A ERA Portugal acaba de divulgar os resultados globais da operação referentes a 2024. Os principais indicadores reflectem um crescimento exponencial do negócio ao longo do ano, resultando no melhor ano de sempre da empresa.
    A facturação anual da rede ERA rondou os 102 milhões de euros, o que significa um crescimento +22% face a 2023. Para este resultado muito contribuiu a performance da operação no 2º semestre, no qual se registou um aumento de +33% em relação ao mesmo período de 2023. O crescimento apenas do 4º trimestre do ano foi de +49% e Dezembro foi o melhor mês de sempre com uma facturação superior a 11 milhões de euros.

    “Apesar de 2023 não ter sido o melhor dos anos para todo o sector e, consequentemente, também para nós, a verdade é que em 2024 nos conseguimos superar a todos os níveis. O forte investimento em expansão e tecnologia potenciaram estes resultados. Por um lado, a expansão da rede, abriram-se 19 novas agências em 2024 (+25% face a 2023). Por outro lado, a aposta na tecnologia trouxe-nos um crescimento mais sustentável, garantindo maior produtividade às nossas equipas através de, entre outras, algumas ferramentas de marketing digital, que vieram agilizar e optimizar o negócio”, justifica Rui Torgal, CEO da ERA Portugal.

    Em 2024, o valor dos negócios transaccionados pela ERA rondou os 2 mil milhões de euros. Se o foco forem apenas o número de transacções efetuadas ao longo do ano, a subida é de +12% face ao período homólogo. Já o ticket médio em 2024 das vendas no segmento residencial foi de 200.566€, o que representa uma subida de +2% em relação a 2023 no mesmo segmento.

    “Outro dos factores decisivos para os recordes atingidos em 2024 passou por um reforço da aposta na formação interna que, por sua vez, redundou num melhor serviço prestado e numa maior profissionalização do sector, que tem sido uma das nossas bandeiras. Em 2024 realizámos 75 acções de formação, num total de 880 horas, que contaram com 1333 participantes. Tivemos ainda a uma grande preocupação de descentralizar a par da expansão da nossa rede, desenvolvendo formações em Lisboa, Porto, Viseu, Algarve, Funchal e Ponta Delgada”, explica Rui Torgal.

    Dezembro a surpreender a nível de angariações

    A ERA teve aproximadamente 37.000 novos imóveis para venda em 2024, o que significa uma certa estabilidade ao nível deste indicador (+0,5% apenas no 2º semestre do ano face ao período homólogo).
    Os números indicam que não existem grandes alterações do lado da oferta no mercado, tal como acontece de há muitos anos a esta parte, mas Dezembro registou valores atípicos ao apresentar uma subida de +15% face ao mesmo período de 2023.

    2024 voltou a ser um ano no qual a ERA registou um crescimento dos clientes compradores (+11% face a 2023), o que demonstra a crescente pressão do lado da procura no mercado. Esta pressão acentuou-se no 2º semestre do ano, no qual o crescimento foi de +11% face ao 1º semestre e +24% em relação ao período homólogo.
    Já no que respeita aos clientes vendedores, apesar de uma quebra no 1º trimestre face ao período homólogo, em todos os restantes trimestres se registaram subidas no neste indicador: +3% no 2º trimestre, +4% no 3º trimestre e +6% no último trimestre do ano.

    Estes números evidenciam um maior dinamismo no mercado, que foi crescendo ao longo do ano, considera a empresa.

    Os portugueses continuam a ser a nacionalidade que mais compra na rede ERA, representando 78,4% dos clientes em 2024 (+4,2 pontos percentuais face a 2023). Nas restantes nacionalidades, não se registaram grandes alterações face a 2023. Apenas dois destaques: a Ucrânia trocou de lugar com a Espanha e a Rússia entra para o TOP10, que é liderado pelo Brasil, seguido do Reino Unido e França.

    “Apesar do cepticismo provocado no sector por um ano de 2023 bastante desafiante, sempre estive confiante de que 2024 poderia ser um ano ímpar para nós em termos de negócio. As medidas lançadas pelo actual Executivo de incentivo à compra de casa por parte das gerações mais jovens veio trazer uma dinâmica muito importante ao mercado, sobretudo no 2º semestre, sustentada também por um contexto macroeconómico mais favorável devido, principalmente, à redução das taxas de juro. No entanto, os números apontam para um crescimento da ERA acima dos valores de mercado, o que indica que ganhámos quota de mercado. Agora, com a barreira simbólica dos 100 milhões ultrapassada, o objectivo é duplicar este registo nos próximos cinco anos, como havíamos projectado aquando da mudança do modelo de negócio em 2023”, conclui Rui Torgal.

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