Roca One Day Design Challenge celebra a sexta edição em Portugal
Quatro centenas de participantes aceitaram o desafio do Roca One Day Design Chalange e apresentaram as suas ideias inovadoras para o espaço de banho. Já na sua 6ª edição, o desafio proposto pela Roca elegeu como vencedor o Projecto Olaris
CONSTRUIR
Cascais recupera mosteiro e cria residência para estudantes
“C2Ø Construction to Zero” lança plano de acção para descarbonização do sector
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
Grupo Vantagem alcança o “melhor mês de sempre” em Outubro
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
O Roca One Day Design Challenge realizou a sua sexta edição em Portugal, este ano pela segunda vez em formato on-line. Cerca de 400 participantes foram desafiados a apresentar ideias inovadoras para o espaço de banho, no seguimento de um briefing apresentado no início do dia.
Este ano, os participantes foram desafiados a criar um design de elementos para instalar no espaço de banho de um apartamento partilhado, adicionando componentes ou funcionalidades que facilitem a vida aos respectivos utilizadores. A contrarrelógio, tiveram de preparar uma proposta que fosse ao encontro dos requisitos tendo apenas oito horas para submetê-la no website do concurso.
Organizado pela Roca, o Roca One Day Design Challenge convida estudantes, designers e arquitectos profissionais, com menos de 30 anos, a conceberem, em apenas um dia, novas soluções para o espaço de banho que contribuam para um futuro mais sustentável e consciente. Alinhado com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, o concurso reflecte “o compromisso da Roca com o talento, a inovação e a sustentabilidade. Com o objectivo de promover o papel do design nos esforços para enfrentar os desafios actuais do nosso mundo importa dar destaque à emergência climática e as novas realidades sociais em todo o mundo”, justifica a organização.
Os projectos foram avaliados pelo júri constituído por profissionais de renome no mundo do design e da arquitectura, entre eles Margarida Caldeira, Main Board Director and Chair of EMEA da Broadway Malyan, Rui Barreiros, fundador da Rbd.app Arquitetos, Maria Vilhena, fundadora da Maria Vilhena Interior Design e Sofia Vasco e Beatriz Filipe, vencedoras do primeiro prémio da edição anterior do Roca One Day Design Challenge, para além de Jorge Vieira, managing director da Roca Portugal.
Olaris foi o projecto vencedor do Roca One Day Design Challenge 2022, com o primeiro prémio, no valor de 2.000 euros. O projecto com o princípio base “less is more” foi aplicado a um lavatório que permite multiutilizadores de uma forma bastante democrática. Desta forma a avaliação do júri sobre o trabalho criado por Rosana Sousa e Sofia Vieira, do estúdio Tutti, foi unanime.
O segundo prémio, no valor de 1.500 euros foi atribuído a Mariana Amaral e Marta Prata, alunas da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. O projecto foi avaliado pelo conceito articulado com o espaço, versatilidade da solução, inovação no material (bambu material natural sustentável), boa comunicação e a funcionalidade do mesmo.
O projecto Levita, criado por João Martins da Flama e David Taipina da Universidade de Aveiro foi galardoado com o terceiro prémio (1.000 euros). O júri destacou neste trabalho a boa comunicação, a funcionalidade e original, assim como uma boa aposta no mercado. Além disso, o júri destacou ainda o design do produto aliado à saúde no que diz respeito à higiene.
O Roca One Day Design Challenge teve origem em Espanha, em 2012, e para 2022, estão já confirmados concursos em mais 11 países: Polónia, Argentina, Bulgária, China, Omã, Emirados Árabes Unidos, Singapura, Malásia, Espanha, Marrocos e Índia. Nos países onde não é possível fazer um evento presencial, o concurso será realizado virtualmente.
Os vencedores do primeiro prémio de cada país vão participar no Roca Master Design Challenge, que terá lugar em Barcelona, no primeiro trimestre de 2023.