Expofranchise distingue melhores práticas
A 25ª edição da Expofranchise, que tem lugar a 19 e 20 de Abril, em Lisboa, vai contar com a atribuição de um novo prémio para o sector. Os Selos de Excelência em Franchising da APF vão aferir a satisfação dos profissionais na área e apontar as melhores práticas na gestão das franquias
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A 25ª edição da Expofranchise vai ser o palco para a atribuição, pela primeira vez, dos Selos de Excelência em Franchising da Associação Portuguesa de Franchsing (APF), um reconhecimento concedido às empresas que actuam no mercado de franquias em Portugal.
Enquanto “termómetro” da gestão das marcas, os Selos medem o índice de satisfação dos franquiados em relação às suas respectivas marcas franquiadoras e dos colaboradores em relação à gestão da unidade franquiada.
O evento, organizado pela APF, conta este ano com a presença de mais de três dezenas de marcas que se apresentam ao público como oportunidades de franquia e dão também a conhecer a sua oferta de produtos e serviços.
“Os Selos de Excelência em Franchising da APF são uma forma de estimular a melhoria do desempenho das redes de franquia, por meio da valorização das melhores práticas dos franquiadores e franquiados e do profissionalismo das marcas que actuam no mercado”, explica a secretária geral e CEO da APF, Cristina Matos.
“O empreendedor sente-se mais seguro em investir quando descobre que a franquiadora acompanha o desempenho dos seus franquiados e os franquiados têm um modelo que funciona. Trata-se, afinal de contas, de um factor decisivo: o seu sucesso depende disso”, conclui.
Os Selos de Excelência em Franchising da APF têm por base um questionário de satisfação, conduzido por uma entidade externa especializada, dirigido a uma amostragem da rede de franquiadores e colaboradores e que endereça cinco dimensões complementares: global, económica, operacional, relacionamento e sustentabilidade.
A atribuição deste Selo possibilitará à empresa o reconhecimento pelo mercado como referência na adopção das melhores práticas de gestão em franchising e, no caso dos franquiados, de relacionamento com a sua equipa.
Os vencedores dos Selos de Excelência em Franchising da APF ficam habilitados a concorrer aos Prémios APF, iniciativa que vai decorrer em Maio.
A Expofranchise 2022 é de entrada gratuita, mediante inscrição prévia.
O sector de franchising contabilizou, em 2020, 159 inaugurações, um valor que mesmo sendo um decréscimo comparativamente ao ano anterior revela-se surpreendente e a demonstrar uma tendência positiva. Já em 2019, o franchising representava 30 mil empresas e quase 200 mil postos de trabalho, distribuídos por 557 marcas, que geraram um volume de negócios de 11 mil milhões de euros. Neste período, o franchising representou 5,8% do PIB.