
CONSTRUIR
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
Edifício C do projecto em Lordelo do Ouro já está em construção
Edifício Boavista 2949 encontra-se em comercialização
Sandra Daza é a nova CEO do Grupo Gesvalt
“Mais Campera Outlet Shopping” quer modernizar o factory outlet
Preços das casas em Lisboa aumentaram 5,5% em 2024 e vendas cresceram 13,8%
BPI e CBRE em parceria para alavancar sustentabilidade no imobiliário comercial
PortalPRO e AvaiBook em parceria para oferecer serviços aos gestores de alojamentos turísticos
A 25ª edição da Expofranchise vai ter lugar nos dias 19 e 20 de Abril, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa. Após uma interrupção em 2020 e 2021, o evento organizado pela APF – Associação Portuguesa de Franchising conta este ano já com a presença assegurada de cerca de três dezenas de marcas, que se apresentam ao público como oportunidades de franquia.
O sector de franchising contabilizou, em 2020, 159 inaugurações, um valor que mesmo sendo um decréscimo comparativamente ao ano anterior revela-se surpreendente e a demonstrar uma tendência positiva.
Já em 2019, o franchising representava 30 mil empresas e quase 200 mil postos de trabalho, distribuídos por 557 marcas, que geraram um volume de negócios de 11 mil milhões de euros. Neste período, o franchising representou 5,8% do PIB.
“O sector não só não estagnou como tem vindo, ao longo dos últimos anos, a manifestar uma dinâmica de crescimento”, aponta Cristina Matos, secretária geral e CEO da APF. “Num contexto de incerteza e de adaptação a uma nova realidade, o franchising apresenta uma clara atractividade. Oferece aos franquiados um modelo de negócios que engloba know-how, procedimentos, propriedade intelectual e a possibilidade de venda de serviços e produtos, disponibiliza suporte no momento de implementação e permite um forte reconhecimento da marca. O processo associado ao sector ajuda a reduzir o risco associado a iniciar uma nova operação de negócios”.
Além do espaço de exposições, a feira vai, também, ser um palco para debates e intervenções relacionadas com o sector, nomeadamente sobre os temas: “Escolher com confiança”; “Aprender e partilhar conhecimento na rede”; “Empreender com paixão” e “Observar, Escutar e Cuidar”.
A Expofranchise integra, pela primeira vez, a atribuição dos Selos de Excelência em Franchising da APF, um reconhecimento concedido às empresas que actuam no mercado de franquias em Portugal.