PTCP promove novo evento dedicado ao Green Deal
Projeto PAQGreen, dedicado à promoção de eco inovações no setor da Arquitectura, Engenharia e Construção, decorre em sessão online esta quarta-feira, dia 16 de Março, pelas 9h30

CONSTRUIR
Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
Tornar-se o primeiro continente neutro em termos de clima até 2050 é o maior desafio e, simultaneamente, a maior oportunidade para a Europa. O Green Deal, um ambicioso pacote de medidas que procura que os cidadãos e as empresas beneficiem de uma transição ecológica sustentável, será o tema do Programa PAQGreen, cuja sessão online decorrerá esta quarta-feira, dia 16 de Março, pelas 9h30.
Apresentar os objectivos do projecto e sensibilizar os stakeholders para as temáticas relacionadas com o Green Deal são os principais objectivos do evento, promovido pela Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção (PTPC), a entidade que gere o Cluster AEC.
De forma a apoiar a transição verde na Europa, o Pacto Ecológico Europeu será financiado por um terço dos 1,8 biliões de euros de investimentos do Plano de Recuperação do NextGenerationEU e pelo orçamento da UE para sete anos. Rita Moura, presidente da PTPC, declara que “a transformação digital é um elemento chave da estratégia industrial para a Europa e, em conjunto com o Green Deal, constituem ‘os gémeos da transição’ que sustentam a agenda geral de desenvolvimento económico, técnico e social”.
Contando com a participação de seis oradores de renome e especialistas em oportunidades de financiamento no sector da Arquitectura, Engenharia e Construção (AEC), o evento visa a melhoria da competitividade das PME’s através da habilitação do sector, para o desenvolvimento de eco inovações. Estas permitirão o desenvolvimento de novos produtos/serviços, cruciais para antever e responder a futuros desafios.
Através das intervenções de Francisco Sá, presidente do IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação) e de Anabela Carvalho, assessora para as Relações Internacionais da ANI (Agência Nacional de Inovação), o evento permitirá aprofundar a temática de oportunidades de financiamento e como as entidades poderão alavancar os seus projectos.
“A contratação pública é um instrumento estratégico para a sustentabilidade”, conclui Paula Trindade, coordenadora da área de Compras Sustentáveis e Circulares no Laboratório Nacional de Energia e Geologia, que vai apresentar um ponto de vista na área das compras públicas ecológicas e na área da contratação pública de inovação.