PTCP promove novo evento dedicado ao Green Deal
Projeto PAQGreen, dedicado à promoção de eco inovações no setor da Arquitectura, Engenharia e Construção, decorre em sessão online esta quarta-feira, dia 16 de Março, pelas 9h30
CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
Tornar-se o primeiro continente neutro em termos de clima até 2050 é o maior desafio e, simultaneamente, a maior oportunidade para a Europa. O Green Deal, um ambicioso pacote de medidas que procura que os cidadãos e as empresas beneficiem de uma transição ecológica sustentável, será o tema do Programa PAQGreen, cuja sessão online decorrerá esta quarta-feira, dia 16 de Março, pelas 9h30.
Apresentar os objectivos do projecto e sensibilizar os stakeholders para as temáticas relacionadas com o Green Deal são os principais objectivos do evento, promovido pela Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção (PTPC), a entidade que gere o Cluster AEC.
De forma a apoiar a transição verde na Europa, o Pacto Ecológico Europeu será financiado por um terço dos 1,8 biliões de euros de investimentos do Plano de Recuperação do NextGenerationEU e pelo orçamento da UE para sete anos. Rita Moura, presidente da PTPC, declara que “a transformação digital é um elemento chave da estratégia industrial para a Europa e, em conjunto com o Green Deal, constituem ‘os gémeos da transição’ que sustentam a agenda geral de desenvolvimento económico, técnico e social”.
Contando com a participação de seis oradores de renome e especialistas em oportunidades de financiamento no sector da Arquitectura, Engenharia e Construção (AEC), o evento visa a melhoria da competitividade das PME’s através da habilitação do sector, para o desenvolvimento de eco inovações. Estas permitirão o desenvolvimento de novos produtos/serviços, cruciais para antever e responder a futuros desafios.
Através das intervenções de Francisco Sá, presidente do IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação) e de Anabela Carvalho, assessora para as Relações Internacionais da ANI (Agência Nacional de Inovação), o evento permitirá aprofundar a temática de oportunidades de financiamento e como as entidades poderão alavancar os seus projectos.
“A contratação pública é um instrumento estratégico para a sustentabilidade”, conclui Paula Trindade, coordenadora da área de Compras Sustentáveis e Circulares no Laboratório Nacional de Energia e Geologia, que vai apresentar um ponto de vista na área das compras públicas ecológicas e na área da contratação pública de inovação.