
CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O BigMat Day 2022, o grande evento anual para os profissionais da construção e da reabilitação, promovido pelo Grupo BigMat, que se realizou de 2 a 3 deste mês, no Pavilhão Multiusos da Arena de Madrid, em Espanha, encerrou “com sucesso operacional e uma elevada participação”.
Durante o evento, o volume de negócios atingiu os 25,7 milhões de euros, com uma subida de 22,4% face ao ano anterior e mais 19,2% de contratos assinados. Também o número de visitas ultrapassou as 8000 durante os dois dias do evento, com um aumento de 2,6% em relação ao evento anterior, sendo o horário de maior afluência a tarde do primeiro dia, de acordo com dados da organização.
O Grupo BigMat Day informou, ainda, que obteve receitas de 1213,5 milhões de euros em 2021, o que representou um aumento de 10,4% face ao ano anterior.
Por outro lado, esta foi, também, a feira com o maior número de empresas presentes, com um total de 144 empresas, e o maior número de metros quadrados de espaço de exposição – nalguns casos, duplicando a área contratada – e também houve mais stands de exposição do que noutros eventos.
A nova fórmula de negócio da BigMat La Plataforma esteve presente com um stand para explicar melhor o novo modelo de negócio, uma abordagem estratégica que foi finalmente explicada durante a festa dos 25 anos da BigMat na Península Ibérica, que decorreu no fim do primeiro dia.
A Jornada de Arquitectura, na qual participaram os gabinetes dos arquitectos Ricardo Bak Gordon, Álvaro Moreno e Arturo Franco, e o catedrático de projectos da ETSAM, Jesús Aparicio, teve um acolhimento especial. Aliás, as apresentações e a subsequente mesa redonda foram transmitidas em streaming, ao qual acederam mais de mil arquitectos, juntamente com a centena que assistiu presencialmente.
Para 2022, a BigMat avança, ainda, com algumas iniciativas futuras, nomeadamente, continuar com o desenvolvimento do formato BigMat La Plataforma, já iniciado com a abertura em Plasencia (Cáceres), a que se juntarão os que estão a ser ultimados em Espanha (Soria) e em Portugal, na localidade de Torres Novas; promover a Central de centrais CentroMat, acrescentando à incorporação da empresa galega Alcongar quatro novas centrais, cujos acordos de integração deverão ser concluídos este ano; ampliar o número de parceiros da nova Sociedade das Canárias, constituída com 16 parceiros locais, dentro de um planeamento cujo objectivo é atingir trinta parceiros num período de três a cinco anos e consolidar a implantação do novo conceito Conforwind, de materiais cerâmicos, janelas e decoração, somando-se à recente inauguração em Granada outras que estão a ser ultimadas em Málaga, Madrid e Alicante.