CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O BigMat Day 2022, o grande evento anual para os profissionais da construção e da reabilitação, promovido pelo Grupo BigMat, que se realizou de 2 a 3 deste mês, no Pavilhão Multiusos da Arena de Madrid, em Espanha, encerrou “com sucesso operacional e uma elevada participação”.
Durante o evento, o volume de negócios atingiu os 25,7 milhões de euros, com uma subida de 22,4% face ao ano anterior e mais 19,2% de contratos assinados. Também o número de visitas ultrapassou as 8000 durante os dois dias do evento, com um aumento de 2,6% em relação ao evento anterior, sendo o horário de maior afluência a tarde do primeiro dia, de acordo com dados da organização.
O Grupo BigMat Day informou, ainda, que obteve receitas de 1213,5 milhões de euros em 2021, o que representou um aumento de 10,4% face ao ano anterior.
Por outro lado, esta foi, também, a feira com o maior número de empresas presentes, com um total de 144 empresas, e o maior número de metros quadrados de espaço de exposição – nalguns casos, duplicando a área contratada – e também houve mais stands de exposição do que noutros eventos.
A nova fórmula de negócio da BigMat La Plataforma esteve presente com um stand para explicar melhor o novo modelo de negócio, uma abordagem estratégica que foi finalmente explicada durante a festa dos 25 anos da BigMat na Península Ibérica, que decorreu no fim do primeiro dia.
A Jornada de Arquitectura, na qual participaram os gabinetes dos arquitectos Ricardo Bak Gordon, Álvaro Moreno e Arturo Franco, e o catedrático de projectos da ETSAM, Jesús Aparicio, teve um acolhimento especial. Aliás, as apresentações e a subsequente mesa redonda foram transmitidas em streaming, ao qual acederam mais de mil arquitectos, juntamente com a centena que assistiu presencialmente.
Para 2022, a BigMat avança, ainda, com algumas iniciativas futuras, nomeadamente, continuar com o desenvolvimento do formato BigMat La Plataforma, já iniciado com a abertura em Plasencia (Cáceres), a que se juntarão os que estão a ser ultimados em Espanha (Soria) e em Portugal, na localidade de Torres Novas; promover a Central de centrais CentroMat, acrescentando à incorporação da empresa galega Alcongar quatro novas centrais, cujos acordos de integração deverão ser concluídos este ano; ampliar o número de parceiros da nova Sociedade das Canárias, constituída com 16 parceiros locais, dentro de um planeamento cujo objectivo é atingir trinta parceiros num período de três a cinco anos e consolidar a implantação do novo conceito Conforwind, de materiais cerâmicos, janelas e decoração, somando-se à recente inauguração em Granada outras que estão a ser ultimadas em Málaga, Madrid e Alicante.