Lançado novo concurso de reabilitação do Quarteirão Carlos Alberto
A operação, liderada pela empresa municipal Porto Vivo, SRU, representa um investimento de aproximadamente 525 mil euros e insere-se na estratégia global de intervenção definida para aquele quarteirão, que arrancou em 2020
CONSTRUIR
Jamor: Aires Mateus assina projecto de renovação do Estádio Nacional
Engenheiros: Fernando de Almeida Santos recandidato a bastonário em lista única
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
A Câmara Municipal do Porto lançou concurso público uma nova intervenção no Quarteirão de Carlos Alberto. Com um investimento municipal superior a 500 mil euros, a reabilitação desta parcela deverá dar lugar a três fracções habitacionais para acrescentar à oferta de arrendamento acessível, além de uma fracção comercial a ocupar o piso térreo.
A empreitada de “Reabilitação integral da parcela 6 da Unidade de Intervenção do Quarteirão de Carlos Alberto” refere-se a um espaço na Rua de Sá Noronha e tem prazo de execução previsto de 20 meses.
A operação, liderada pela empresa municipal Porto Vivo, SRU, representa um investimento de aproximadamente 525 mil euros e insere-se na estratégia global de intervenção definida para aquele quarteirão, que já arrancou em 2020. Abrange a reabilitação de um prédio com uma área total aproximada de 200 metros quadrados, da qual resultará a disponibilização de três fogos de tipologia T0, para integrar o programa municipal de arrendamento acessível, e ainda a constituição de uma fracção comercial no rés-do-chão.
O projecto de arquitectura, elaborado pela Porto Vivo, SRU, assegura a reabilitação dos principais elementos construtivos do prédio, com manutenção integral do seu valor patrimonial, valorizado e adaptado a uma vivência moderna. O objectivo é inovar ao nível das tipologias dos espaços de residência de moda a criar uma frente de habitação com novas tipologias e da presença de novas funções de serviços, contribuindo para atrair diferentes segmentos de população para esta zona.
A conclusão da empreitada agora a concurso irá possibilitar o término do projecto Pátio Luso implantado na zona central do Quarteirão de Carlos Alberto, ficando assegurada a requalificação integral deste conjunto habitacional e de todo o quarteirão em respeito pelos valores patrimoniais e assegurando preservação do valor histórico e arquitectónico do conjunto.