Lançado novo concurso de reabilitação do Quarteirão Carlos Alberto
A operação, liderada pela empresa municipal Porto Vivo, SRU, representa um investimento de aproximadamente 525 mil euros e insere-se na estratégia global de intervenção definida para aquele quarteirão, que arrancou em 2020
CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
A Câmara Municipal do Porto lançou concurso público uma nova intervenção no Quarteirão de Carlos Alberto. Com um investimento municipal superior a 500 mil euros, a reabilitação desta parcela deverá dar lugar a três fracções habitacionais para acrescentar à oferta de arrendamento acessível, além de uma fracção comercial a ocupar o piso térreo.
A empreitada de “Reabilitação integral da parcela 6 da Unidade de Intervenção do Quarteirão de Carlos Alberto” refere-se a um espaço na Rua de Sá Noronha e tem prazo de execução previsto de 20 meses.
A operação, liderada pela empresa municipal Porto Vivo, SRU, representa um investimento de aproximadamente 525 mil euros e insere-se na estratégia global de intervenção definida para aquele quarteirão, que já arrancou em 2020. Abrange a reabilitação de um prédio com uma área total aproximada de 200 metros quadrados, da qual resultará a disponibilização de três fogos de tipologia T0, para integrar o programa municipal de arrendamento acessível, e ainda a constituição de uma fracção comercial no rés-do-chão.
O projecto de arquitectura, elaborado pela Porto Vivo, SRU, assegura a reabilitação dos principais elementos construtivos do prédio, com manutenção integral do seu valor patrimonial, valorizado e adaptado a uma vivência moderna. O objectivo é inovar ao nível das tipologias dos espaços de residência de moda a criar uma frente de habitação com novas tipologias e da presença de novas funções de serviços, contribuindo para atrair diferentes segmentos de população para esta zona.
A conclusão da empreitada agora a concurso irá possibilitar o término do projecto Pátio Luso implantado na zona central do Quarteirão de Carlos Alberto, ficando assegurada a requalificação integral deste conjunto habitacional e de todo o quarteirão em respeito pelos valores patrimoniais e assegurando preservação do valor histórico e arquitectónico do conjunto.