CICCOPN qualifica profissionais da construção que trabalham na Suíça
Projecto Portugal nasceu de um protocolo entre a Sociedade Suíça dos Empresários, o Instituto de Apoio à Emigração e às Comunidades Portuguesas e o Instituto do Emprego e Formação Profissional. O curso deste ano conta com 31 participantes
CONSTRUIR
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Coldwell Banker Portugal reconhecida com Quality Award da Consumer Choice
O CICCOPN (Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte) está a realizar um curso de formação para 31 profissionais da construção da Suíça, nas áreas de alvenarias, cofragens e armaduras, canalizações e entivações. Nestas actividades de formação, concebidas para portugueses que trabalham na indústria da construção helvética, são utilizados materiais de construção especificamente trazidos da Suíça.
O Projecto Portugal, designação oficial desta formação, nasceu de um protocolo estabelecido entre a Sociedade Suíça dos Empresários (SSE), de Zurique, o Instituto de Apoio à Emigração e às Comunidades Portuguesas, do Ministério dos Negócios Estrangeiros, e o Instituto do Emprego e Formação Profissional.
Nesta edição de 2022, a situação pandémica e o período de contenção decretado para a primeira semana de Janeiro adiaram o arranque da formação para o dia 10 desse mês. Com um total de 320 horas, os participantes têm aproveitado o abrandamento sazonal na construção na Suíça, devido às condições climatéricas próprias do inverno naquele país, para se deslocarem a Portugal para fazerem a formação.
No final deste curso, estes trabalhadores passam a ser considerados qualificados, o que lhes proporciona uma significativa evolução na carreira profissional e uma substancial melhoria salarial associada. Tal como nas edições anteriores, o Projecto Portugal teve imensa procura por parte dos trabalhadores da construção na Suíça.
Na Suíça, durante os últimos anos, o número de trabalhadores não qualificados da construção tem vindo a diminuir, a par da crescente procura por mão de obra qualificada, tendo em conta a cada vez maior especialização do trabalho de construção. De acordo com dados disponíveis em 2020, cerca de 31% dos trabalhadores da construção naquele país são portugueses, constituindo a principal força de trabalho de nacionalidade estrangeira, numa área que tem vindo a ser uma das que oferece o salário mínimo mais elevado.