Lisbonweek’22 e Prata Riverside Village lançam open call para residências artísticas
No ano em que celebra o seu 10º aniversário, a Lisbonweek centra as suas atenções no Bairro de Marvila, com um vasto programa cultural e uma open call, cujas inscrições arrancam esta terça-feira. “O Trabalho” é o tema de reflexão lançado aos artistas

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
No ano em que celebra o seu 10º aniversário, a Lisbonweek irá centrar as atenções no Bairro de Marvila. Durante todos os fins de semana do mês de Maio, Marvila será palco de uma intensa programação cultural e turística, com exposições, visitas guiadas, conferências, e muito mais.
Parceiro oficial do Lisbonweek, o Prata Riverside Village, estas duas entidades lançam esta terça-feira, 8 de Fevereiro, uma Open Call direccionada a jovens artistas (até 35 anos) para quatro residências simultâneas em Marvila que têm como objectivo chamar a atenção para o património histórico e contemporâneo, físico e humano deste bairro.
O “Trabalho” será o tema de reflexão da próxima edição da Lisbonweek, sob a curadoria de Filipa Oliveira. Nos últimos anos, a ideia e as práticas de trabalho foram radicalmente questionadas e alteradas, e para as quais o confinamento foi, sem dúvida, um acelerador. Tomando como ponto de partida a história específica e incrivelmente rica de Marvila, e em particular a importância que teve a industrialização do século XIX no desenvolvimento deste bairro, a LW’22 desafia jovens artistas a reflectirem sobre o que significa o trabalho hoje, e como será no futuro.
O arranque da LW’22 será no dia 1 de Maio, Dia do Trabalhador, data simbólica para esta edição já que “O Trabalho” é o tema de reflexão lançado aos artistas da Open Call e artistas convidados. O conceito do trabalho é central na sociedade contemporânea. O que significa verdadeiramente o trabalho nos dias de hoje? Como tem evoluído, e como será no futuro?
Serão depois seleccionados quatro artistas que durante um mês irão ocupar locais icónicos de Marvila. O resultado será uma exposição/performance que convida a um percurso artístico durante a edição da LW’22, e que ocupará edifícios históricos, espaços de trabalho, comércio local, e espaço público.
As inscrições estão abertas até 7 de Março e os resultados serão anunciados a 17 de Março.
“Já há alguns anos que tínhamos a intenção de destacar o Bairro de Marvila, uma zona em rápida transformação, com uma identidade muito ligada às artes e à criatividade, e que adquire agora a maturidade e o protagonismo para receber um outro olhar”, refere Xana Nunes, directora da ACTU e fundadora da Lisbonweek.
Segundo Luís Gamboa, director de Operações da VIC Properties, considera, também, que “nos últimos anos, a freguesia de Marvila tem vindo a despertar para os Lisboetas e para todos os que visitam a cidade. Para a VIC Properties, que assumiu a missão de requalificar uma parte da cidade que há muito se encontrava esquecida, promovendo projectos únicos como o Prata Riverside Village, faz todo o sentido apoiar iniciativas que realcem e deem a conhecer este território, quer pela sua história quer pelo futuro que consideramos bastante promissor”.
A LW’22 é desenvolvida em parceria com o Prata Riverside Village em Marvila – o único projeto em Portugal do Prémio Pritzker Renzo Piano, e conta ainda com o apoio habitual da Câmara Municipal de Lisboa, e da Junta de Freguesia de Marvila nesta edição.