As funções que vão movimentar o mercado de trabalho em 2022
De acordo com dados do Guia do Mercado Laboral 2022, após alguns anos de um ligeiro abrandamento nas intenções de recrutamento, este novo ano apresenta-se com um valor recorde: 84% dos empregadores afirmam que pretendem contratar. Engenheiros estão entre as preferências
CONSTRUIR
Francesa Remake Asset Management compra Setúbal Retail Park por 8 M€
Souto Moura desenha nova sede da Metro do Porto na Boavista
A nova Lei dos Solos, o segundo troço da alta-velocidade, a Ribeira de Algés e o Architect@Work na edição 522 do CONSTRUIR
A nova caixa de pavimento estanque Simon K|45
Arquitectos do Norte lançam ‘InterSecções’ e inauguram exposição sobre edifício sede
Exportações portuguesas de madeira e mobiliário ganham destaque no Reino Unido
Ricardo Valente nomeado novo director-geral da Savills Porto
Porta da Frente Christie’s integra ferramenta de IA Agentforce
APJAR atribuí prémio ex-aequo a duas obras
Sierra e BTG Pactual lançam joint venture de crédito imobiliário
Ainda que as tecnologias de informação liderem o top das necessidades de recrutamento, com 32%, a engenharia surge logo atrás, com 30%, seguido de comerciais (29%), ambos acima dos valores verificados no ano anterior. Em grande destaque estarão também os perfis de Marketing e Comunicação, que serão procurados por 18% dos empregadores em 2022. “Trata-se de um valor recorde para este tipo de perfil, cujas intenções de recrutamento tinham estabilizado nos 14% / 15% nos últimos anos e que tinham anteriormente atingido o seu máximo histórico nos 16%, em 2017”, refere Sandrine Veríssimo, regional director da Hays.
Dados do Guia do Mercado Laboral 2022 (GML) 2022 revelam ainda que, a fechar o top 5 de perfis mais solicitados estarão os profissionais da área administrativa e de suporte e os financeiros, ambos com 13% das intenções de recrutamento. Seguem-se os perfis de recursos humanos / payroll e de logística / supply chain, com 12% e 11%, respectivamente, ainda que com dinâmicas diferentes: se para os profissionais de logística este valor está relativamente em linha com o ano anterior, para os profissionais de RH as intenções de recrutamento aumentaram 5 pontos percentuais.
Sadrine Veríssimo refere que “é importante destacar, no entanto, algumas diferenças regionais nestas tendências. Na região norte, o recrutamento de engenheiros estará em claro destaque para 40% dos empregadores, ocupando assim a liderança da tabela. Seguem-se os perfis de tecnologias da informação, com 34%, e os perfis comerciais com 30%.
A região centro segue a mesma tendência, colocando os engenheiros no topo das intenções de recrutamento (com o valor mais elevado a nível nacional – 46%), mas colocando menos destaque nos perfis de tecnologias da informação e comerciais do que a região norte”.
Já na região sul, a liderança será dos perfis de tecnologias da informação (33%), seguidos de perto pelos comerciais (30%) e engenheiros (23%). Nesta região, os perfis de marketing e comunicação serão procurados por 20% dos empregadores.
“Em engenharia, os resultados do nosso inquérito indicam que as prioridades deverão concentrar-se em engenharia mecânica, seguida de engenharia e gestão industrial e engenharia electrotécnica. Engenharia informática foi referida por 30% dos empregadores”, conclui.