Aprovada Estratégia de Habitação de Ourique no valor de 10,6M€
A Estratégia Local de Habitação (ELH) de Ourique, no distrito de Beja, que envolve 10,6 milhões de euros de investimento, foi aprovada pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU)

CONSTRUIR
Balanço “positivo” da Tektónica expõe dinamismo do sector
Castellana Properties adquire Forum Madeira; carteira acumulada atinge 1,7 MM€
Em Oeiras faz-se “revolução” nos transportes
Governo apresenta projecto de cidade que transformará as cidades na AML
Empack e Logistics & Automation Porto potenciou mais de 10 mil conexões comerciais
Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e Guarda à ECS
Cotec Portugal, WTC Lisboa e Santander lançam 2ª edição do Prémio ‘Inovação na Internacionalização’
Mercado de Escritórios com actividade moderada nos primeiros meses do ano
Quadrante reforça captação de talento com novo Global Head of Talent
Câmara de Aveiro adjudicou conclusão da obra da Escola de Solposto
A Estratégia Local de Habitação (ELH) de Ourique, no distrito de Beja, que envolve 10,6 milhões de euros de investimento, foi aprovada pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU. A autarquia explica que, na sua ELH, surgem “sinalizadas as situações de carência habitacional existentes” no território e são “definidas” as respectivas “soluções habitacionais”.
A ELH de Ourique representa um investimento de 10,6 milhões de euros, a concretizar ao longo de seis anos, estando prevista a criação de 69 fogos de habitação social e a reabilitação de dois edifícios no centro da sede de concelho. O documento foi delineado no âmbito do Programa 1.º Direito, criado pelo Governo para promover soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições “indignas” e que “não têm capacidade financeira” para uma habitação adequada, acrescentou a autarquia.
A ELH de Ourique assenta em dois “eixos prioritários”, o primeiro dos quais um programa de apoio habitacional “para pessoas em situação de vulnerabilidade”. Este programa prevê o “alargamento, diversificação e beneficiação da oferta habitacional de cariz social e apoio no acesso à habitação condigna para a população mais carenciada”, explicou.
A segunda prioridade da ELH passa pela dinamização de um programa “de valorização da habitação” e “reforço da atractividade territorial”, incentivando a “valorização e reabilitação urbana e do edificado”. “Esta prioridade estratégica centra-se na reabilitação urbana enquanto componente central da política das cidades e da política da habitação, na medida em que nela convergem os objectivos de requalificação e revitalização dos territórios”, esclareceu a autarquia.
Antes de ser validada pelo IHRU, a estratégia foi aprovada, em Novembro de 2021, pela Assembleia Municipal de Ourique, com os votos a favor da bancada do PS e a abstenção dos eleitos do PSD e da CDU.