Empresa portuguesa NBI ganha 11ª edição do Sacyr Innovation Awards
A solução da NBI é uma ferramenta para fazer a avaliação do capital natural e os impactos nos serviços ecossistémicos dos projectos da Sacyr. Juntas irão realizar um projecto piloto em La Palma (nas Ilhas Canárias), onde, há três meses, existe um vulcão activo que está a alterar o aspecto da ilha
CONSTRUIR
Campos de Golfe Dom Pedro passam a denominar-se Vilamoura Golf
Porto Business School lança Observatório do Risco Geopolítico para empresas
Cimpor apresenta Visita Virtual ao Centro de Produção de Alhandra
Dificuldades da economia alemã são “caso para os agentes económicos estarem mais alerta”
Modelo do “Empathia” obriga a uma “mudança de mentalidades”
Logifrio, Sam’s, Spraga e a JKGlobal ocupam VGP Park Montijo
CORUM Eurion investe 17M€ na compra de um portefólio de ginásios Solinca
Trancoso lança concurso para Museu da Cidade por 3,4 M€
AML tem luz verde para construir 10.500 casas
AICCOPN: Valores em concursos públicos atingem em 2024 máximos históricos
A empresa portuguesa Natural Business Intelligence (NBI) foi a vencedora da décima primeira edição dos Sacyr Innovation Awards. A Fundação Sacyr premiou a solução apresentada pela NBI, que actua na avaliação e gestão do capital natural de projectos. Das 245 apresentadas, a proposta desta empresa é a que melhor se adequa a um dos quatro desafios lançados pela Sacyr no âmbito do seu programa de inovação aberta Sacyr iChallenges.
A Sacyr Foundation concedeu o segundo prémio à empresa alemã Heliatek graças à sua tecnologia de soluções fotovoltaicas orgânicas.
A solução da NBI é uma ferramenta para fazer a avaliação do capital natural e os impactos nos serviços ecossistémicos dos projectos da Sacyr. Juntas irão realizar um projecto piloto em La Palma (nas Ilhas Canárias), onde, há três meses, existe um vulcão activo que está a alterar o aspecto da ilha.
A solução disponibilizada pela NBI responde ao desafio lançado pela Sacyr iChallenges no que diz respeito à medição do impacto ecológico das actividades da empresa. Os outros finalistas neste desafio foram a BC3 Research Centre Basque for Climate Change (Espanha) e a Creando Redes (Espanha).
Manuel Manrique, presidente da Sacyr, destacou que a empresa tem estendido a inovação a todos os colaboradores e a agentes externos. “A prova do sucesso desta estratégia é a grande adesão que temos tido aos desafios que lançámos na Sacyr iChallenges e o prestígio destes Innovation Awards, que já se encontram na sua décima primeira edição”, afirmou Manrique.
“Com a inovação, podemos responder melhor aos nossos clientes e às suas necessidades presentes e futuras, cada vez mais focados na sustentabilidade”, acrescentou.
O segundo prémio foi para a Heliatek, graças a um projecto que responde ao desafio de criar instalações, como campos universitários, que sejam eficientes do ponto de vista energético e reduzam a sua pegada de carbono.
A empresa alemã actua na área de energia fotovoltaica orgânica e possui soluções que se adaptam a diferentes estruturas de edifícios. A Heliatek apresentou a sua solução de módulos fotovoltaicos ultrafinos e orgânicos capazes de aderir a qualquer superfície.
Os outros finalistas neste desafio foram a SEaB Energy (Reino Unido) e a BDP EnviroTech (Estados Unidos da América).
Nos outros dois desafios, a Alpha 311 (Reino Unido) apresentou a solução que melhor respondeu ao desafio de geração de energia limpa em infra-estruturas lineares. A Greerail (Itália) e a Lusoco (Holanda) foram os outros dois finalistas.
Em Smart Inventory, a DotGIS (Espanha) recebeu o prémio para este desafio e a ESRI (Espanha) em conjunto com a Cyclomedia e SEITECH Solutions (Espanha) foram as finalistas.
A Sacyr Foundation identifica e premeia anualmente as melhores iniciativas apresentadas pela comunidade inovadora no Sacyr iChallenges, o programa de inovação aberta da Sacyr.
O Sacyr iChallenges é um dos pilares da estratégia de inovação e transformação da empresa, baseada no compromisso com o trabalho em equipa e a cocriação com o ecossistema inovador global.
Nesta edição do programa, a empresa apostou na promoção da sustentabilidade, pilar fundamental do Plano de Acção Sustentável Sacyr 2021-2025, tendo a inovação como um dos principais catalisadores para a concretização dos objectivos traçados pela Sacyr. Com este plano, a Sacyr compromete-se em contribuir para o combate às alterações climáticas com um aumento significativo do investimento em inovação para a protecção do ambiente.
A Sacyr recebeu nesta edição do Programa um total de 245 propostas de 25 países. Após uma análise criteriosa de todas as ideias, a empresa seleccionou as 12 entidades (de Espanha, Reino Unido, Portugal, EUA, Holanda, Itália e Alemanha) que, com as suas soluções, foram os que melhor responderam aos desafios colocados nesta edição.