Empresa portuguesa NBI ganha 11ª edição do Sacyr Innovation Awards
A solução da NBI é uma ferramenta para fazer a avaliação do capital natural e os impactos nos serviços ecossistémicos dos projectos da Sacyr. Juntas irão realizar um projecto piloto em La Palma (nas Ilhas Canárias), onde, há três meses, existe um vulcão activo que está a alterar o aspecto da ilha

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A empresa portuguesa Natural Business Intelligence (NBI) foi a vencedora da décima primeira edição dos Sacyr Innovation Awards. A Fundação Sacyr premiou a solução apresentada pela NBI, que actua na avaliação e gestão do capital natural de projectos. Das 245 apresentadas, a proposta desta empresa é a que melhor se adequa a um dos quatro desafios lançados pela Sacyr no âmbito do seu programa de inovação aberta Sacyr iChallenges.
A Sacyr Foundation concedeu o segundo prémio à empresa alemã Heliatek graças à sua tecnologia de soluções fotovoltaicas orgânicas.
A solução da NBI é uma ferramenta para fazer a avaliação do capital natural e os impactos nos serviços ecossistémicos dos projectos da Sacyr. Juntas irão realizar um projecto piloto em La Palma (nas Ilhas Canárias), onde, há três meses, existe um vulcão activo que está a alterar o aspecto da ilha.
A solução disponibilizada pela NBI responde ao desafio lançado pela Sacyr iChallenges no que diz respeito à medição do impacto ecológico das actividades da empresa. Os outros finalistas neste desafio foram a BC3 Research Centre Basque for Climate Change (Espanha) e a Creando Redes (Espanha).
Manuel Manrique, presidente da Sacyr, destacou que a empresa tem estendido a inovação a todos os colaboradores e a agentes externos. “A prova do sucesso desta estratégia é a grande adesão que temos tido aos desafios que lançámos na Sacyr iChallenges e o prestígio destes Innovation Awards, que já se encontram na sua décima primeira edição”, afirmou Manrique.
“Com a inovação, podemos responder melhor aos nossos clientes e às suas necessidades presentes e futuras, cada vez mais focados na sustentabilidade”, acrescentou.
O segundo prémio foi para a Heliatek, graças a um projecto que responde ao desafio de criar instalações, como campos universitários, que sejam eficientes do ponto de vista energético e reduzam a sua pegada de carbono.
A empresa alemã actua na área de energia fotovoltaica orgânica e possui soluções que se adaptam a diferentes estruturas de edifícios. A Heliatek apresentou a sua solução de módulos fotovoltaicos ultrafinos e orgânicos capazes de aderir a qualquer superfície.
Os outros finalistas neste desafio foram a SEaB Energy (Reino Unido) e a BDP EnviroTech (Estados Unidos da América).
Nos outros dois desafios, a Alpha 311 (Reino Unido) apresentou a solução que melhor respondeu ao desafio de geração de energia limpa em infra-estruturas lineares. A Greerail (Itália) e a Lusoco (Holanda) foram os outros dois finalistas.
Em Smart Inventory, a DotGIS (Espanha) recebeu o prémio para este desafio e a ESRI (Espanha) em conjunto com a Cyclomedia e SEITECH Solutions (Espanha) foram as finalistas.
A Sacyr Foundation identifica e premeia anualmente as melhores iniciativas apresentadas pela comunidade inovadora no Sacyr iChallenges, o programa de inovação aberta da Sacyr.
O Sacyr iChallenges é um dos pilares da estratégia de inovação e transformação da empresa, baseada no compromisso com o trabalho em equipa e a cocriação com o ecossistema inovador global.
Nesta edição do programa, a empresa apostou na promoção da sustentabilidade, pilar fundamental do Plano de Acção Sustentável Sacyr 2021-2025, tendo a inovação como um dos principais catalisadores para a concretização dos objectivos traçados pela Sacyr. Com este plano, a Sacyr compromete-se em contribuir para o combate às alterações climáticas com um aumento significativo do investimento em inovação para a protecção do ambiente.
A Sacyr recebeu nesta edição do Programa um total de 245 propostas de 25 países. Após uma análise criteriosa de todas as ideias, a empresa seleccionou as 12 entidades (de Espanha, Reino Unido, Portugal, EUA, Holanda, Itália e Alemanha) que, com as suas soluções, foram os que melhor responderam aos desafios colocados nesta edição.