ASAVAL com novo director geral
O economista Rui Esteves assumiu a direcção geral da Associação Profissional das Sociedades de Avaliação (ASAVAL). “A actividade empresarial associativa terá que ser sempre um dos motores chave no desenvolvimento social e económico seja de que país for”, defende

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Com cerca de 35 anos de experiência profissional diversificada, banca, auditoria e factoring, o economista Rui Esteves assumiu a direcção geral da Associação Profissional das Sociedades de Avaliação (ASAVAL), substituindo no cargo Carlos Calvário.
“O excelente trabalho que Carlos Calvário desenvolveu nos últimos quatro anos na ASAVAL, na organização e divulgação da Associação é um legado importante e um desafio ambicioso para quem o substitui. Estamos certos que Rui Esteves, com a sua vasta experiência no sector financeiro e no associativismo, é a escolha certa para esse trabalho e para continuar a projectar a ASAVAL como a Associação de referência do sector, posição que se tem consolidado nos últimos anos”, referiu Paulo Barros Trindade, presidente da direcção da ASAVAL.
Rui Esteves é um executivo com vasta experiência ao nível de direcção geral e com grande perfil comercial e de management em distintas áreas de negócio, sobretudo em ambientes multiculturais e multinacionais. Ao longo de muitos anos efectuou a montagem de operações corporate banking e de factoring (nas vertentes cliente e fornecedor), implementação de projectos e gestão de equipes. Colaborou também na definição e implementação de planos de negócio e comerciais, restruturação, operações internacionais com diversas empresas portuguesas e multinacionais.
“A actividade empresarial associativa terá que ser sempre um dos motores chave no desenvolvimento social e económico seja de que país for. Talvez por desconhecimento ou até mesmo algum desinteresse, por vezes os agentes económicos são associados, desta ou daquela associação, mas nem sempre são o desejavelmente e fortemente “associativos” e são estas as principais “pedras de toque” que me levaram a aceitar e a ter em mãos este novo projecto na prestigiada associação, ASAVAL”, referiu Rui Esteves.
Durante quase duas décadas, Rui Esteves foi o director geral da EUROFACTOR Portugal, tendo desempenhado em paralelo as funções de Vice-Presidente na Associação Portuguesa de Factoring Leasing e Renting (ALF) no período de 2012-2019.