IP lança concurso para quadruplicação da Linha de Cintura
Os trabalhos, avaliados em 9,4 M€, serão realizados entre Roma/Areeiro e Braço de Prata. No mesmo âmbito será modernizada a Linha do Norte, entre Braço de Prata e Sacavém. Trata-se de um investimento integrado no PNI2030
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A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou o concurso público internacional para a contratação do Projecto e do Estudo de Impacte Ambiental para Quadruplicação da Linha de Cintura, entre as estações de Roma/Areeiro e Braço de Prata, e para a Modernização da Linha do Norte, entre Braço de Prata e Sacavém. O concurso público tem um preço base de 9,4 milhões de euros.
Desenvolvido no âmbito do Plano Nacional de Investimentos (PNI2030), este investimento “pretende aumentar a capacidade operacional do sistema ferroviário, melhorando as condições de mobilidade, permitindo assegurar mais rapidez e maior número de comboios ao dispor dos milhares de passageiros que utilizam o transporte ferroviário nas suas deslocações diárias dentro da Área Metropolitana de Lisboa”, sublinha a IP em comunicado.
Numa extensão total de cerca de 15,5 quilómetros este projecto envolve para além da quadruplicação da Linha de Cintura, entre as Estações de Roma/Areeiro e de Braço de Prata, a modernização da Linha do Norte entre as Estações de Braço de Prata e de Sacavém, incluindo a reformulação integral do diagrama de via da Estação do Oriente, com inserção de mais três vias.
O plano contempla também a construção de novas estações em Chelas/Olaias, em Braço de Prata e do novo Apeadeiro de Marvila,” adequadas aos novos serviços ferroviários e que asseguram melhores condições de segurança, conforto e acesso aos utilizadores”. Em Chelas a nova estação será dotada de uma interface com a estação de metro das Olaias.
No âmbito deste projecto está prevista a criação de seis novas obras de arte ferroviárias: três pontes, um viaduto e dois túneis.
A par disso, está prevista a substituição integral dos sistemas de catenária na Linha de Cintura e na Linha do Norte e a construção das infraestruturas de suporte à componente de sinalização e telecomunicações.
De acordo com a IP, “estas intervenções permitirão o aumento do número de comboios nas Linhas de Cintura, do Norte e de Sintra, em particular dos suburbanos, regionais e de longo curso. A concretização destes investimentos visa criar condições para a implementação de novos serviços de Alta Velocidade entre Lisboa-Oriente e Porto Campanhã”.