Multifamily já é o 2º maior segmento imobiliário na Europa
Análise da Savills avança que estabilidade e segurança deste ramo imobiliário conquistam confiança e interesse dos investidores, impulsionando uma cada vez maior compressão das yields

CONSTRUIR
ISQ participa em projecto europeu de aço “verde” produzido com hidrogénio
OBO Bettermann apresenta nova linha de produtos BlackLine
Deco Out estreia-se com “expressiva” adesão e “envolvimento” de profissionais do sector
Cosentino apresenta primeiro relatório global de tendências para a arquitectura e design
Nomad Eden na Foz conclui comercialização de um dos dois sectores
Mello RDC lança projecto de habitação São Ciro 19
Gaia registou 3400 pedidos de licenciamento de novos fogos em 2024
Sector privado pode salvar o estado? Mais de metade dos empresários acreditam que sim
Corticeira Amorim e Rockwell Group promovem a cortiça em Milão
ERA fecha trimestre nos 28M€ de facturação e crescimento de 32%
No final do primeiro semestre de 2021, o segmento Multifamily conseguiu captar um volume de investimento de 24,1 mil milhões de euros, representando 23% do total de investimentos imobiliários realizados em 12 países europeus analisados pela Savills. Nos últimos cinco anos, o Multifamily conseguiu captar uma média de 16% do volume total.
O aumento da representação do Multifamily no mercado imobiliário explica-se pela estabilidade e segurança transmitidas pelo segmento aos investidores, avança a consultora imobiliária internacional, que destaca as características defensivas do sector como elemento fundamental para captação de investimento, com especial foco sobre a área residencial.
Em países como Espanha, Suécia, Alemanha e Dinamarca, o segmento ultrapassou a fasquia dos 30% do total de investimentos imobiliários, sendo que na Finlândia essa representatividade chegou a atingir os 42%.
“Em Portugal, o interesse pelo desenvolvimento de projectos Multifamily é recente, mas o reconhecimento do potencial deste segmento, pelos sólidos fundamentos de mercado que apresenta, permite antever que nos próximos anos será um dos segmentos alvo de investimento, dentro da classe de activos alternativos. Até à data, a Savills contabilizou mais de 1.400 fogos, em projectos confirmados, integrados em projectos BTR que irão incrementar a oferta para arrendamento no concelho de Lisboa”, avança Alexandra Gomes, Head of Research da Savills Portugal.
Aumento da competição faz comprimir yields do Multifamily a ritmo acelerado
Apesar de o segmento de escritórios ter permanecido o mais procurado nos primeiros seis meses do ano, com um volume de investimento de 29,3 mil milhões de euros (28%), a crescente competição observada no Multifamily tem feito comprimir as yields do segmento.
Marcus Roberts, Operational Capital Market’s head of Europe da Savills, afirma que, em 2020, as prime yields atingiram os níveis mais baixos dos últimos anos, com uma média de 3,2% a nível europeu. Contudo, as yields ainda mantêm atractivo o investimento em Multifamily, actualmente em 290 bps, comparativamente à média de 237 bps registados entre 2012 e 2021.
Com o aumento expectável da competição neste segmento imobiliário, prevê-se a entrada de novos investidores no mercado e a reorientação da atenção e interesse de investidores já estabelecidos para outras geografias menos concorridas.
Eri Mitsostergiou, Head of European Research da Savills, explica que o aumento da procura pelo arrendamento e a escassez estrutural da oferta estão a fazer subir os valores das rendas na Europa. Estima-se que esta tendência continue a observar-se, com a consolidação do desequilíbrio entre a crescente procura e a reduzida oferta.
No entanto, espera-se que essa falta de correspondência venha a impulsionar a realização de novos projectos, de forma a dar resposta à procura no segmento Multifamily.