EUREKATHON 2021 procura soluções para cidades sustentáveis
LTPLabs, Porto Business School e NOS promovem a terceira edição da Eurekathon, uma iniciativa que pretende encontrar soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável da sociedade
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A LTPLabs, a Porto Business School e a NOS estão a promover a terceira edição da Eurekathon, uma maratona de geração de ideias, que desafia estudantes e profissionais das áreas de engenharia e ciências, business analytics e data science a encontrar soluções inovadoras que respondam a problemas reais, alinhados com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O objectivo é que os projectos arquitectados pelos participantes contribuam directamente para o desenvolvimento da sociedade, e lhes permitam reforçar competências críticas nos novos paradigmas da digitalização e inteligência artificial.
O tema da edição deste ano da Eurekathon é “Challenging Data for Sustainable Cities” e esta conta com a parceria da Câmara Municipal de Matosinhos e do CEiiA. Os participantes deverão fazer uma minuciosa análise dos dados disponíveis para, depois, apresentarem soluções de optimização dos espaços urbanos, de modo a promover cidades mais inteligentes e mais sustentáveis.
Segundo a ONU, hoje, cerca de 55% da população mundial vive em áreas urbanas e a expectativa é de que aumente para 75% até 2050. As cidades são o palco de transformação, onde a mobilidade, a eficiência na gestão de recursos, a acessibilidade e a representatividade constituem desafios acrescidos, mas são também motores de desenvolvimento.
A procura por soluções inovadoras que possam dar resposta às problemáticas urbanas do futuro e melhorar a vida das pessoas é premente, para a qual a terceira edição da iniciativa Eurekathon pretende contribuir.
A competição vai decorrer virtualmente entre os dias 12 e 14 Novembro, através de uma plataforma especialmente desenvolvida para o evento. No dia 20 de Novembro, os finalistas terão oportunidade de apresentar os seus projectos, que serão sujeitos à avaliação de um júri.
Com base no impacto potencial, na inovação e na profundidade analítica, este painel vai premiar três equipas e os resultados dos seus projectos serão partilhados e discutidos com a Câmara Municipal de Matosinhos.
Ao longo da competição, todas as equipas vão contar com o acompanhamento de mentores destacados e terão acesso a uma diversidade de dados de comportamento humano, de fontes privadas e públicas, para criar análises, modelos e ferramentas, com vista à resolução do desafio.
Os concorrentes poderão, ainda, participar em actividades complementares, que incluem momentos de interacção entre participantes e especialistas em Data Science e Smart cities, bem como momentos de entretenimento online, que promovem networking.
De recordar que as edições anteriores da Eurekathon contaram com a participação de mais de 300 talentos, entre estudantes das áreas de engenharia, ciências, business analytics e data science e profissionais de grandes empresas das áreas tecnológicas.
As inscrições estão abertas até dia 3 de Novembro, através do site da EUREKATHON.