Docapesca realizou investimentos nos Portos e Lotas na ordem dos 5,8 M€
Ao abrigo do Programa Operacional MAR 2020 têm sido vários os Portos e Lotas do País que têm sido alvo de modernização e requalificação entre 2020 e 2021
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A melhoria das condições de segurança nos portos de pesca e nas lotas de Portugal Continental tem sido uma das prioridades da Docapesca, que tem apostado na modernização e reabilitação das infraestruturas e equipamentos e segurança alimentar. Nesse sentido, no ano de 2020, foi realizado um volume global de investimento na ordem dos 5,8 milhões de euros, confirmou ao Construir aquela entidade pública, tutelada pelo Ministério do Mar.
São vários os portos de pesca e lotas que têm sido alvo de concursos de requalificação e manutenção e, até mesmo de construção de novas infraestruturas de apoio. Um desses exemplos é a construção do edifício de apoio à trasfega de pescado do cerco do Porto de Sines, assim como do novo telheiro provisório também para o cerco, num investimento global associado de 1,2 milhões de euros. Deste montante, cerca de 597 mil euros, foi financiado através do Programa Operacional MAR 2020. A empreitada foi às empresas Iceblock e Metal Work Technologies, respectivamente.
Ao longo do ano foram lançados, também, dois concursos para a requalificação da lota de Peniche e para uma dragagem de manutenção da bacia de manobra do cais de aprovisionamento do porto de pesca da Figueira da Foz, que também viu adjudicada a empreitada de reabilitação do telheiro do cerco que visa a melhoria dos operadores do Porto, assim como a empreitada de reabilitação do edifício da lota da Fuzeta, no concelho de Olhão, visando a melhoria das condições sanitárias da infraestrutura e a valorização do pescado transaccionado. Também a Lota da Carrasqueira vai ter o seu espaço modernizado e reabilitado, cujo concurso foi ganho pelo arquitecto Pedro Novo.