Docapesca realizou investimentos nos Portos e Lotas na ordem dos 5,8 M€
Ao abrigo do Programa Operacional MAR 2020 têm sido vários os Portos e Lotas do País que têm sido alvo de modernização e requalificação entre 2020 e 2021

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A melhoria das condições de segurança nos portos de pesca e nas lotas de Portugal Continental tem sido uma das prioridades da Docapesca, que tem apostado na modernização e reabilitação das infraestruturas e equipamentos e segurança alimentar. Nesse sentido, no ano de 2020, foi realizado um volume global de investimento na ordem dos 5,8 milhões de euros, confirmou ao Construir aquela entidade pública, tutelada pelo Ministério do Mar.
São vários os portos de pesca e lotas que têm sido alvo de concursos de requalificação e manutenção e, até mesmo de construção de novas infraestruturas de apoio. Um desses exemplos é a construção do edifício de apoio à trasfega de pescado do cerco do Porto de Sines, assim como do novo telheiro provisório também para o cerco, num investimento global associado de 1,2 milhões de euros. Deste montante, cerca de 597 mil euros, foi financiado através do Programa Operacional MAR 2020. A empreitada foi às empresas Iceblock e Metal Work Technologies, respectivamente.
Ao longo do ano foram lançados, também, dois concursos para a requalificação da lota de Peniche e para uma dragagem de manutenção da bacia de manobra do cais de aprovisionamento do porto de pesca da Figueira da Foz, que também viu adjudicada a empreitada de reabilitação do telheiro do cerco que visa a melhoria dos operadores do Porto, assim como a empreitada de reabilitação do edifício da lota da Fuzeta, no concelho de Olhão, visando a melhoria das condições sanitárias da infraestrutura e a valorização do pescado transaccionado. Também a Lota da Carrasqueira vai ter o seu espaço modernizado e reabilitado, cujo concurso foi ganho pelo arquitecto Pedro Novo.