Arquitectura portuguesa na corrida aos Dezeen Awards 2021
São vários os nomes da arquitectura portuguesa em destaque na edição de 2021 dos Dezeen Awards. Os projectos concorrem nas categorias de Arquitectura e Interiores. (notícia actualizada)

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
São oito os nomes da arquitectura portuguesa seleccionados para a edição de 2021 dos prémios Dezeen. REDO, BOX: Arquitectos e Ventura + Partners são os nomes em destaque, na categoria Arquitectura, Já em Interiors/Apartment Interiors os projectos portugueses a concurso são da autoria da A2 Office, Bureau, Machado Igreja Arquitectos e Paulo Moreira Arquitectos. A concorrer na categoria Restaurant and Bar Interior está o atelier Spacegram, com o projecto Nómada Chiado.
O jovem atelier REDO, liderado pelo arquitecto Diogo Figueiredo, concorre na categoria de Arquitectura/ Residential Rebirth Projects com o projecto de remodelação da “Puppeteers House”, em Sintra.
Também na categoria Arquitectura, mas na subcategoria, Civic Buldings, o destaque vai para o projecto do Centro de Abrigo Temporário, Pólo Cáritas, na Ilha de São Miguel, nos Açores, desenhado pelos arquitectos Bárbara Morgado e Óscar Catarino do atelier BOX: Arquitectos. Ambos integram a lista de mais de três centenas de projectos de arquitectura selecionados nesta que é a primeira etapa dos prémios Dezeen.
Venture + Partners integra a lista de finalistas ao prémio Architecture Studio of the Year, na categoria Studios.
Mas é na categoria Interiors/Apartment Interiors que mais projectos portugueses estão em concurso. Assim, o atelier A2 Office foi seleccionado com o seu projecto de remodelação “Cris Apartment”, em Vila do Conde. Intitulado “Maria” a renovação, em 2020, do apartamento com 88 m2 valeu ao BUREAU de Daniel Zamarbide, Carine Pimenta, Galliane Zamarbide a nomeação. Também na lista consta a reconstrução do interior do duplex “Ruy 1949” assinada por Machado Igreja/Arquitectos. Ainda na categoria Apartment Interiores surge a proposta de “Lar Familiar”, do atelier Paulo Moreira Arquitectos. Uma renovação realizada já novo contexto de pandemia em que vivemos.
A concorrer na categoria Restaurant and Bar Interior está o atelier Spacegram, de Bruno Pereira, Ana Ferrão e Gilberto Pedrosa, com o Nómada Chiado, um dos mais recentes “destinos” gastronómicos que Lisboa tem para oferecer.
Esta edição dos prémios Dezeen contou com mais de 4700 candidaturas, provenientes de 87 países, sendo a edição com maior número de participação de sempre. A longa lista de seleccionados, do qual fazem ainda parte as categorias de Design, Interiores, Sustentabilidade e Media, está a ser avaliada pelo painel de jurados da Dezeen, composto por um conjunto de figuras de destaque da indústria – incluindo Olafur Eliasson, Sumayya Vally e Arthur Casas – que decidirá quais os projectos e gabinetes finalistas.
A shortlist será revelada em Setembro, seguindo-se a votação do público. Os vencedores são anunciados em Novembro.
O programa de prémios da Dezeen celebra anualmente a excelência nos campos da arquitectura, interiores e design, bem como gabinetes e profissionais que produzem os trabalhos mais notáveis.